TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

Por:   •  6/10/2019  •  Monografia  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

FLORENCE COLÉGIO POLITÉCNICO

DISCENTE/ESTAGIÁRIA – GIOVANA CRUZ NERI

DISCIPLINA – INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM/ESTÁGIO

DOCENTE – PROFª ENFª SIRA SAMAYKA DE SOUZA SILVA

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

INTRODUÇÃO

Venho através deste relatório,descrever procedimentos realizados e observados durante o estágio de Introdução à Enfermagem ministrado pela Prof.ª Enf.ª Sira Samayka de Souza Silva,entre os dias 14 de junho de 2019 e 07 de setembro de 2019,no Hospital Municipal Aúreo Mendes da Silva,totalizando 36 horas.

OBJETIVO

Diante do que foi observado,feito no estágio,o objetivo do relatório é descrever tudo que aconteceu no hospital no período referido com nós estagiários:o que aprendemos,dúvidas que tiramos,atividades realizadas,as aplicações do que aprendemos em teoria passadas para a técnica,a prática.

DESENVOLVIMENTO

1º DIA – 14 DE JUNHO DE 2019

Inicio meu estágio às 10:00 da manhã do dia 14 de junho com mais duas colegas e sob supervisão da enfermeira responsável.

Desempenhamos várias tarefas,individual e em grupo,das quais destaco:

- Organização do armário de medicamentos e outros materiais(como agulhas,soro,seringas,equipo,jelco e scalp,etc):verificamos a validade,integridade,função dos mesmos,além de repor os que recolhemos(vencidos ou em mal estado de conservação).Conhecemos à sala de parto e cirurgias simples,e a farmácia,onde pudemos encontrar estoque dos elementos faltantes e importantes no armário.

- Curativo em domicílio:juntamente com a enfermeira responsável,acompanhamos o enfermeiro nos curativos.O primeiro foi em uma casa de idosos,onde a paciente necessita de cuidados especiais pois apresenta muitas lesões.Aprendemos técnicas em feridas,desbridamento,como cuidar,o que usar e como usar para uma recuperação mais rápida e menos dolorosa,além dos cuidados com a pessoa,bem como a atenção,auxiliando no processo de curativo.O segundo foi numa outra paciente,com menos particularidades,onde somente acompanhamos como é feito o curativo.

- Parto:pudemos acompanhar somente o pós-parto,e auxiliamos na emergência com a recém-nascida,que além de receber cuidados após o nascimento,teve de receber alguns outros com medicamentos,técnicas e massagens por apresentar certas dificuldades na respiração,mas que se resolveu em seguida.Acompanhamos a puérpera e o momento da amamentação,bem como preenchemos o cartão de vacina e também  outros documentos.

- Aferição de pressão arterial:ao longo do dia,atendemos também aos pacientes que chegavam,e os que diariamente vão ao hospital para fazer controle da PA.

- Preparação de medicação:a pedido da supervisora,preparei medicação e pude acompanhar a administração feita por ela.

- Raio X:acompanhadas pelo enfermeiro,visitamos a sala de raio X onde aprendemos sobre seus riscos,como é feito,substâncias e aparelho usado.

Fizemos punção umas as outras,como um treinamento.

Encerro meu estágio às 20:00,após observar procedimentos e ter a oportunidade de auxiliar tanto os profissionais que já trabalham na área quanto os pacientes.Foi muito interessante para mim,pois aprendi que o açúcar é de bom uso para cicatrização de feridas,numa emergência é preciso ter calma mas também agilidade e confiança,o raio X se feito de forma inadequada prejudica  saúde do radiologista e do paciente,além de que o profissionalismo vai além de ter a profissão e um diploma,mas também carisma,amor,paciência,respeito.

2º DIA – 17 DE JULHO DE 2019

Inicio meu estágio às 13:00 da tarde com mais três colegas e sob supervisão da enfermeira responsável.

Primeiramente,fomos ao internamento onde ficamos responsáveis cada uma por um paciente ao longo do tempo que ficamos no hospital,mas também desempenhamos algumas outras tarefas,como:

- Banho no leito:com o auxílio de uma colega,demos banho de leito no paciente,utilizando de forma adequada as técnicas e materiais(balde com água morna,e flanela para fazer a limpeza,com sabonete glicerinado),conforme nos foi ensinado.Enquanto isso,conversamos com a acompanhante sobre o estado geral do mesmo,acalmando-o e proporcionando todos os cuidados.Arrumamos a cama e também o paciente.

- Preparação e administração de medicamento:preparei e administrei medicamento na paciente a qual fiquei responsável e também em uma outra paciente também internada.

- Evolução:após observação dos sinais vitais(aferição de PA,frequências cardíaca e respiratória,temperatura),verifiquei se estavam normais,e anotei sobre estado geral da paciente de minha responsabilidade,bem como características físicas,psicológicas,com ajuda de acompanhante e outros familiares.A evolução foi feita em prontuário depois da revisão feita em nossas anotações pela supervisora.

- Admissão:logo após a chegada de uma outra paciente no mesmo quarto,com auxílio da colega,verificamos os sinais vitais da mesma e comunicamos à supervisora.

- Montagem de kits de sutura e cirúrgicos:auxiliamos todas juntas à técnica de enfermagem na secagem dos utensílios,separação dos mesmos e em seguida montamos os kits,com a orientação da profissional.

- Pequena cirurgia:acompanhamos a retirada de unhas encravadas pelo médico de plantão,com anestésico e kit de pequenas cirurgias.

Encerro meu estágio às 20:00.Mais um dia muito importante para mim como estudante,pois tive oportunidade de estar atendendo de forma independente aos pacientes.Tivemos contato com pacientes idosos,que precisam de cuidados especiais,compreensão,atenção e respeito.Também pude notar o quanto é importante anotar cada detalhe dos procedimentos realizados,e fazer perguntas sobre o estado do paciente,pois assim auxilia no tratamento.A atenção por nossa parte quanto ao que fazemos também é importante,assim teremos certeza do que fizemos e que fizemos corretamente.

3º DIA – 01 DE SETEMBRO DE 2019

Inicio meu estágio às 17:00 da tarde com uma colega e sob supervisão da enfermeira responsável.

Houve nesse período a ocorrência de três acidentes,dos quais dois foram nossa responsabilidade as vítimas que chegaram.

- Paciente A:Durante a administração de medicamento,imobilizamos o paciente para evitar mais danos ao mesmo.Após ser encaminhado ao raio X fora da unidade retorna para internamento e espera de cirurgia.Detectado traumatismo craniano e fratura na clavícula e maxilar esquerdos.Auxiliamos também na limpeza dos ferimentos e trocas de soro já em leito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com