TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  20/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 8

        

CENTRO METROPOLITANO DE ENSINO – CEMETRO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM (ENF229-NOT) ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Carlos Eduardo Gabriele Pereira Martha Garcia Suelen Lucio

Manaus – AM Julho/2023

CENTRO METROPOLITANO DE ENSINO – CEMETRO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM (ENF229-NOT) ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Carlos Eduardo Gabriele Pereira Martha Garcia Suelen Lucio

Relatório de Estágio de Campo do Curso Técnico em Enfermagem, turma ENF229, turno: noturno, Estágio Supervisionado ministrado pela Professora Preceptora Enfa. Alessandra.

Manaus – AM Julho/2023

SUMÁRIO

 RESUMO        03

INTRODUÇÃO        ...................................................................................................................04

JUSTIFICATIVA.        05

 OBJETIVOS        06

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.        07

METODOLOGIA.        08

CRONOGRAMA        10

RESULTADOS        11

REFERÊNCIAS.        12

APÊNDICES        13

RESUMO

Neste relatório, serão descritas as atividades executadas e os aprendizados adquiridos durante o estágio no SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa. Essas atividades se tratam de procedimentos realizados por técnicos de enfermagem, que são sempre supervisionados por uma enfermeira, médicos e outros enfermeiros qualificados. O estágio é um momento de grande expectativa e ansiedade, pois proporciona a oportunidade de aplicar a teoria na prática, além de promover a troca de informações, ideias e experiências entre os colegas, profissionais da instituição e o docente.

Palavras chave: Estágio; Procedimentos; Enfermagem; prática; Profissionais

INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio acompanhado traz as vivências e atividades realizadas em cada fase de nossas experiências dentro dos distintos departamentos e setores do SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa, totalizando uma carga horária de 100 horas.

O Estágio supervisionado possui imensa importância para os estudantes do Curso Técnico em enfermagem, pois garante a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, e os prepara para a carreira profissional. Desta forma, é possível observar a interação entre teoria e prática, estabelecendo uma troca de informações e ideias entre os estudantes, educadores e profissionais da instituição.

Durante o período de estágio, presenciamos e participamos da rotina de assistência, além de interagir com os pacientes, presenciando suas dificuldades e buscando compreendê-los e acolhê-los da melhor maneira possível, sempre mantendo uma boa forma de comunicação com os pacientes, a fim de garantir que eles entendam sem dificuldades.

Dessa forma, esses elementos podem impactar diretamente no desempenho e na aprendizagem prática do aluno. Considerando que o estágio é essencial para fortalecer uma prática de qualidade em saúde e que seu desenvolvimento contribui para a formação dos Técnicos em Enfermagem.

JUSTIFICATIVA

A atuação do profissional de enfermagem de nível técnico é de vital importância para promover a humanização dos serviços de saúde. Nesse contexto, o profissional tem a chance de aprimorar seus conhecimentos e obter a experiência indispensável para lidar com os desafios que são inerentes à profissão. Este relatório de estágio supervisionado busca expor as experiências vividas e atividades praticadas durante o período de estágio nos diferentes setores do SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa.

OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral:

O objetivo geral da realização   deste   relatório   é   descrever,        as experiências compartilhadas pelo grupo durante o período de estágio supervisionado.

  1. Objetivos Específicos:

Apresentar as experiencias e aprendizados adquiridos durante o estágio no SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa;

Descrever o ambiente hospitalar, onde foi realizado o período de estágio supervisionado;

Discorrer sobre a relevância do estágio acompanhado e do processo de humanização na assistência ao paciente.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pode-se afirmar que a enfermagem sempre teve seu foco direcionado para suprir as demandas de cuidados de saúde da sociedade. Ela surgiu a partir do anseio de preservar a saúde das pessoas, além de proporcionar conforto, atenção e estabelecer confiança no cuidado ao indivíduo doente.

No Curso Técnico em Enfermagem, à partir da disciplina “Introdução à Enfermagem”, os estudantes recebem conhecimentos teóricos e práticos dos procedimentos exercidos pela profissão no ambiente hospitalar.

Em sala de aula, são ministradas aulas teóricas e práticas, que abordam vários procedimentos, como paramentação; administração de medicamentos (por meio das vias Intramuscular, Endovenosa, Intramuscular, Intradérmica e Subcutânea); medidas profiláticas; comunicação com o paciente; evolução do paciente entre outros procedimentos exercidos pelo técnico de enfermagem.

Após o período de aulas em sala, há o período de estágio supervisionado, onde os estudantes formam grupos de quatro integrantes, escolhem um turno mais acessível para realizarem o período de estágio, e a instituição os relaciona para seus preceptores e seus os locais de estágio, que geralmente são SPA’s.

O estágio supervisionado (ES) favorece a formação do aluno enquanto vínculo educativo profissionalizante, sendo considerado uma experiência relevante nas situações de aprendizagem por relacionar teoria e prática. Exige do discente a realização da práxis em cada atividade desenvolvida, gerando o aprofundamento do fazer reflexivo e consequentemente a promoção da qualidade da intervenção, resultando numa aprendizagem significativa por conta do aprimoramento, desenvolvimento de habilidades e competências discentes (MARRAN; LIMA; BAGNATO, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (309.1 Kb)   docx (212 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com