TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  23/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN

                                 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM  

Flavia Raissa Alencar Castro

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 7° SEMESTRE

Tailândia-Pá 2023

                                Flavia Raissa Alencar Castro

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório.

Supervisor (a) Acadêmico (a): Silmara Nayra Silva Almeida.

Tailândia-PA 2023

FICHA DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO

Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN

Curso de Bacharel em Enfermagem.

Avaliação do Relatório de Estágio Supervisionado realizado pela aluna Flavia Raissa Alencar Castro, matrícula UL20206553, no empreendimento UNIPLAN- TAILANDIA, foi realizado na área o laboratorio no período de 17/10/2023  a 14/12/2023.

Parecer do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a):

Certifico que o (a) aluno (a) Flavia Raissa Alencar Castro cumpriu às 180 horas de estágio supervisionado obrigatório tendo obtido a nota final do relatório de estágio supervisionado _        .

Tailândia-PA,        de        de 2023.

Assinatura:

Supervisor (a) Acadêmico (a)

UNIPLAN


1 INTRODUÇÃO

Estágio supervisionado é de extrema importância para os estudantes em enfermagem, pois proporciona a oportunidade da aplicação de seus conhecimentos, teóricos, adquiridos em sala de aula, preparando-os para a vida profissional.

Dessa forma podemos ver a interação entre as teorias e práticas, interligando proporcionalmente uma troca de informações e ideias, entre acadêmicos, professores e profissionais da instituição. Durante o período de estágio, tive a oportunidade de observar e participar da rotina de assistência, além de interagir e criar vínculos com os meus colegas.

  Assim, considerando que o estágio é imprescindível para o fortalecimento da boa prática em saúde e que o seu desenvolvimento favorece a formação dos acadêmicos em enfermagem, traçou-se neste estudo o seguinte objetivo:  Relatar a experiência vivida por acadêmicos de enfermagem no primeiro estágio em um laboratório da faculdade como preparatório para o estágio de campo oficial.

2 DESENVOLVIMENTO

O estágio clinico supervisionado de enfermagem é correspondente ao total de 180 (cento e oitenta) horas, sendo que 175 (cento e setenta e cinco) horas de práticas e 1(uma) hora para avaliação sendo avaliada com 5 (cinco) horas.  

2.1 RELATÓRIO DE ESTÁGIO- DE MODO GERAL

Durante o período de estágio tipo teórico e prático, foi abordado diversos temas, entre eles: SAE, PE, sinais vitais, exame físico, SBV, SVD, SNG, Pré-natal de baixo risco, puericultura, Adm. de medicamentos, PCCU, pré-lavagem de mãos cirúrgica.

 Desse modo, a grande importância da SAE para a enfermagem é a construção, reconstrução e modificação da identidade profissional da enfermagem, possibilitando que toda a sociedade reconheça a importância social do profissional de enfermagem e dando-lhe o status social devido. Conforme Silva et.al 2011, nomenclatura tal como é conhecida e divulgada hoje (SAE) não é o único modo de ser chamada. De acordo com o contexto inserido, finalidade e área a que se destinam podem encontrar outras terminologias, como: Processo de Enfermagem, Processo de Cuidado, Metodologia do Cuidado, Processo de Assistir, Consulta de Enfermagem.

 Com isso, a relevância está em compreender que todas assinalam a aplicação de um método científico para o planejamento das ações de enfermagem através de uma assistência de qualidade, centrada no paciente, baseada em evidências, foco na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do paciente e da comunidade. Constituindo pelo PE cujo suas etapas são: anamnese do paciente, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.

Outra temática a ser abordada foi sobre os sinais vitais e exame físico. De um modo geral, os sinais vitais são: frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial, temperatura e dor. Eles descrevem a performance das funções corporais básicas, que podem ser influenciadas por uma série de doenças, anormalidades internas ou externas. Geralmente, a medição dos sinais vitais faz parte do primeiro atendimento na atenção básica, ajudando na triagem dos pacientes.  

Figura 1: Tabela com Parâmetros normais dos sinais vitais conforme a faixa etária

[pic 2]

Fonte: adaptada III Congresso Brasileiro de Hipertensão Arterial

Figura 2: Escala Visual Analógica

[pic 3]

Fonte: CHAPMAN & SYRJALA, 1990; KLEINHENZ, 1995

Uma boa semiotécnica exige o estudo prévio de como aplicar corretamente a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta, além do conhecimento da aferição dos sinais vitais e do exame físico específico de cada aparelho.  Dessa forma, há condições necessárias para realizar-se um bom exame clínico:

  1. Ambiente adequado: iluminação; conforto para o examinador e para o paciente; temperatura agradável; silêncio; vestimenta adequada do paciente;
    2. Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.


-
Objetivo do exame físico: testar as hipóteses diagnósticas desenvolvidas durante a fase inicial da coleta de dados - entrevista clínica ou anamnese. Deve-se confirmar, afastar ou descobrir nova hipótese diagnóstica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (248 Kb)   docx (343.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com