TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA CIRCULATÓRIO

Por:   •  3/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

O SISTEMA CIRCULATÓRIO

É um sistema fechado, formado pelos vasos sanguíneos (artérias, veias, capilares) e pelo coração, órgão central que funciona como uma bomba propulsora do sangue.

Denominam-se artérias os vasos sanguíneos que saem do coração e ramificam-se progressivamente em vasos de calibre menor, originando as arteríolas. As ramificações finais das arteríolas são os capilares arterias. Nestes ocorrem as trocas gasosa e nutritiva entre o sangue e os tecidos; cabe ao capilar venoso receber os catabólitos e o gás carbô-nico dessas trocas.

A junção de vários capilares venosos forma as vênulas, que, por sua vez, unem-se formando as veias, vasos sanguíneos que levam o sangue para o coração.

Anatomia da circulação:

Mediastino: É o espaço que existente na caixa torácica, cercado lateralmente pelos dois pulmões, anteriormente pelo esterno, posteriormente pela coluna vertebral e na base pelo músculo diafragma.

• Coração: órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil. O tecido que forma o coração é o tecido muscular estriado cardíaco. O coração é formado por três camadas: endocárdio (a camada interna), miocárdio (a camada média) e pericárdio (a camada externa). Divide-se se em:

• Átrio direito (AD): a ele chegam a veia cava superior, a veia cava inferior e a veia coronária, trazendo o sangue venoso de todo o organismo, inclusive do pró-prio musculo cardíaco.

• Ventrículo direito (VD): composto por uma musculatura mais espessa que a dos átrios; dele parte a artéria pulmonar, que se divide em artéria pulmonar direita e esquerda, cada uma indo para o respectivo pulmão, e que transporta sangue venoso para os pulmões.

• Átrio esquerdo (AE): tem paredes ligeiramente mais resistentes que as do átrio direito; em sua cavidade desembocam duas veias pulmonares direitas e duas es-querdas, recebendo o sangue arterial vindo dos pulmões.

• Ventrículo esquerdo (VE): recebe sangue arterial do átrio esquerdo; dessa ca-vidade parte a artéria aorta. É a mais espessa das cavidades de musculatura car-díaca.

Valvas cardíacas:

• Valva tricúspide ou atrioventricular direita: localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito. Quando aberta, permite a passagem do sangue do átrio para o ventrículo; quando fechada, impede o refluxo de sangue do ven-trículo para o átrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com