TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Por:   •  3/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

O SISTEMA RESPIRATÓRIO

Este sistema é responsável por processar a respiração. Além de possibilitar a entrada e saída de ar no organismo, promove hematose (a roca gasosa que consiste na captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico), também filtra, aquece e umedece o ar.

O sistema respiratório pode ser dividido em duas partes: condutora e respiratória.

A parte condutora é encarregada de transportar o ar, filtrá-lo, purificá-lo, aquecê-lo e torna-lo úmido. É constituída por nariz, fossas nasais, laringe, traqueia e brônquios. A parte respiratória é responsável pela troca de dióxido de carbono (CO2), presente no sangue, pelo oxigênio (O2). Essa parte é representada pelas porções terminais da árvore bronquial, isto é, pelos bronquíolos, ductos alveolares e alvéolos.

Anatomia da respiração:

• Fossas nasais: são duas cavidades separadas por um septo. Os orifícios anteriores das fossas nasais chamam-se narinas; e os posteriores chamam-se coanas. As coanas ligam as fossas nasais à faringe.

• Faringe: também considerada um órgão do sistema respiratório, tem a função de conduzir o ar para a laringe, além de aquecer, filtrar e umidificar o ar.

• Laringe: estrutura sustentada por cartilagem tireoide – popularmente chamada de “pomo-de-adão”- e a epiglote, que se abaixa no momento da deglutição, fechando a laringe, e se levanta durante a respiração ou fala. Na laringe, situam-se as pregas vocais.

• Traqueia: formada por semianéis cartilaginosos, possui glândulas secretoras de muco e células epiteliais ciliadas. Bifurca-se em dois brônquios principais, que se dirigem para os pulmões direito e esquerdo, conduzindo o ar.

• Brônquios, bronquíolos e alvéolos: os brônquios penetram nos pulmões e, no interior destes, propagam-se em ramos cada vez mais finos, os bronquíolos. No final destes, encontram-se os alvéolos, envolvidos por vasos finíssimos, onde ocorre a hematose.

• Pulmões: são dois órgãos volumosos e esponjosos que contêm o ar. Estão contidos na cavidade torácica e localizam-se cada um de um lado do coração. Ambos possuem um ápice (parte superior) e uma base, que se apoiam no músculo dia-fragma. O pulmão direito é dividido em três lobos, e o esquerdo em dois. São revestidos por duas membranas, chamadas pleura. A pleura que envolve os pulmões é chamada pleura visceral, e a que reveste a cavidade torácica é chamada de pleura parietal. Entre as duas existe um espaço virtual, chamado espaço pleural, no qual existe uma pequena quantidade de líquido que facilita a expansão suave dos pulmões ao se encherem de ar na inspiração.

Fisiologia da respiração:

A retirada de oxigênio do ar atmosférico, seu transporte à célula, somada ao processo

inverso (retirada do dióxido de carbono dessa mesma célula e seu transporte à atmosfera) recebe o nome genérico de respiração.

A respiração pode ser dividida em três fases: ventilação pulmonar, trocas gasosas e transporte de gases.

Na ventilação pulmonar, o ar, ao chegar aos pulmões, já foi grosseiramente filtrado nos pelos do vestíbulo do nariz; as partículas menores ficam presas no muco, com o qual entraram em contato por força da turbulência do ar ao se chocarem com as peças curvas das cavidades nasal e faríngea. A rica rede vascular aquece o ar, e as glândulas serosas umedecem-no.

A entrada e a saída do ar nos alvéolos são provocadas pelos movimentos de inspiração e expiração. A expiração é um processo passivo, e a inspiração é um processo ativo. Os dois processos dependem da musculatura torácica e, nesse movimento, criam uma pres-são negativa em relação à pressão atmosférica, fazendo o ar fluir pelas vias respiratórias até os alvéolos. Normalmente, o homem inspira 500 ml de ar por vez e o faz de 12 a 15 vezes por minuto.

Nas trocas gasosas entre o ar e o sangue, a transferência do oxigênio e do gás carbônico através da membrana alveolar ocorre por difusão. Os gases difundem-se das áreas de maior pressão para as de menor pressão.

No transporte de gases nos líquidos corporais, o oxigênio, uma vez no plasma, liga-se em parte à hemoglobina, formando a oxiemoglobina, e outra parte circula dissolvida no plasma. O gás difunde-se do sangue para as células e destas para o sangue, o qual é le-vado aos pulmões, parte dissolvido no plasma, parte combinado com a hemoglobina, formando a carboxiemoglobina.

O dióxido de carbono é importante para a respiração em si, pois é um dos reguladores e colaboradores da manutenção do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com