TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Órgãos que formam o sistema digestório e suas funções

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Enfermagem

QUESTIONÁRIO DE ANATOMIA HUMANA

CICLO 02

Acadêmico: José Luis da Silva

Batatais

2016

1. Cite os órgãos que formam o sistema digestório e suas funções.

O sistema digestório é composto pelos seguintes órgãos:

- Boca: Na região bucal, com os dentes e a língua, inicia o processo digestivo, permitindo modificar o alimento em pedaços que serão misturados com a salina e enzimas para ser deglutido e seja para as outras estruturas. O alimento é rasgado e amassado pelos dentes e sofre impacto pela língua que passa a batê-lo sobre o palato duro.

- Faringe: é um tubo que se estende da boca até o esôfago. Possui um epitélio liso que facilita a rápida passagem do alimento. Durante a deglutição, o palato mole move-se em direção a abertura da parte nasal da faringe; a abertura da faringe é fechada quando a traqueia se move para cima e permite que a epiglote cubra a entrada da via respiratória.

- Esôfago: se estende entre a faringe e o estômago. A presença do alimento no interior do esôfago estimula a atividade peristáltica, e faz com que o alimento se mova para o estômago. Na região da função esofagogástrica o alimento diminua sua velocidade atuando como uma barreira para impedir o refluxo e controlar a entrada do alimento no estômago.

- Estômago: é um saco fibromuscular que tem a capacidade de dilatar com diversas funções como; digestão do alimento; secreção do suco gástrico; secreção de hormônio gástrico e fator intrínseco; regulação do alimento onde é parcialmente digerido e dirigido ao intestino delgado; absorção de pequena quantidade de água e substâncias dissolvidas. É dividido em quatro regiões: cárdia, fundo corpo e piloro.

- Intestino Delgado: é onde ocorre os principais eventos da digestão e absorção. Consiste em duodeno (absorção), jejuno e íleo.

- Intestino Grosso: armazena em toda sua extensão o resíduo final do alimento denominado bolo fecal. Constituído por: ceco, cólon, reto e ânus. Suas funções são: absorção da água e eletrólitos; síntese de algumas vitaminas pelas bactérias intestinais; armazenamento temporário das fezes; defecação.

2. Quais as glândulas salivares e sua importância?

As glândulas salivares são estruturas encontradas nas paredes da boca, esôfago e intestinos. Ao serem estimuladas pelos sentidos do corpo ou sob presença do alimento, passam a produzir e secretar a saliva, substância alcalina e viscosa capaz de umedecer a boca e degradar o alimento. Se dividem em dois grupos:

- Glândulas salivares menores: constituem pequenos corpúsculos disseminados nas paredes da boca, responsáveis por secretar apenas 5% da saliva diária. Exemplo: glândulas labiais, palatinas linguais e molares.

- Glândulas salivares maiores: encontram-se em pares e são responsáveis pela produção da maior parte de saliva. Estão envolvidas por uma cápsula de tecido conjuntivo denso que emite septos de tecido conjuntivo denso ou frouxo, dividindo o parênquima (epitélio glandular) em lobos. Possuem uma porção secretora que produz as substâncias que compõem a saliva e uma porção condutora que leva a secreção para a cavidade oral. Exemplo: parótidas (pesam em torno de 20-30 g, possuem forma achatada e estão situadas abaixo e na frente da orelha, e o ducto de cada uma desemboca em frente ao segundo molar superior; responsáveis por 30% da saliva), submandibulares (pesam em torno de 12-15 g, formato ovoide e encontram-se sob o assoalho da boca, e os ductos abrem-se ao lado do frênulo da língua; responsáveis por 60% da saliva) e sublinguais (pesam em trono de 2-3 g, formato de amêndoas e estão sob o assoalho da boca, anteriormente às submandibulares, e seus ductos abrem-se nos ductos destas glândulas ou junto a eles; responsáveis por 5% da saliva).

3. Qual a importância do esôfago na deglutição?

Após a mastigação e salivação forma-se o bolo alimentar que é deglutido, passando pela faringe e chegando ao esôfago.

O esôfago tem a forma de tubo, onde sua parte superior se comunica com a faringe e a inferior com o estômago.

A deglutição é um movimento voluntário. A partir disso, os movimentos peristálticos involuntários conduzem o bolo alimentar pelo tubo digestivo, através de contrações dos músculos situados no esôfago, estômago e intestinos. Estes movimentos participam da digestão mecânica, fazendo com que o bolo alimentar seja empurrado do esôfago para o estômago.

4. Qual a importância do peritônio no processo de absorção?

O peritônio é uma dupla membrana serosa que reveste a cavidade abdominal e as vísceras. É constituído pelo peritônio parietal (reveste a parede da cavidade abdominal) e visceral (reveste os órgãos) e entre eles existe a cavidade peritoneal, contendo uma pequena quantidade de líquido, que permite o deslizamento das lâminas (peritônios) entre si. Possui algumas formações importantes: meso (prende e permite a mobilidade dos intestinos) e omento (prega peritoneal entre os órgãos).

Uma das suas características funcionais é a absorção e eliminação de substâncias para a circulação sanguínea, podendo ser utilizado em processos terapêuticos (diálise peritoneal, administração de medicamentos). Isto explica a absorção de toxinas bacterianas nos casos de infecções graves que afetam o peritônio, devido à ação dos macrófagos existentes no líquido peritoneal e sua capacidade de limitar uma infecção, impedindo que ela se alastre.

5. Descreva os hormônios produzidos pelo pâncreas.

O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose no sangue:

- Insulina: facilita a entrada da glicose nas células (onde será utilizada para produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Retira o excesso de glicose do sangue, mandando para o interior das células e/ou fígado. Ocorre após as refeições quando a taxa de glicose no sangue aumenta. A falta ou diminuição na produção de insulina provoca o diabetes que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com