TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia hospitalar

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

1 TEMA

Pedagogia hospitalar

1.1 DELIMITAÇÕES DO TEMA

Acompanhamento pedagógico ao aluno hospitalizado, pode se tornar peça importantíssima na construção do saber.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Como desenvolver um trabalho pedagógico no ambiente hospitalar?

3 JUSTIFICATIVA

Segundo JUST (2012) é necessário entendermos que no ambiente hospitalar é possível refletir e aprender sobre uma série de questões não apenas relacionados a escolaridade da criança doente, mas também à qualificação profissional do docente, planejamento para o desenvolvimento de um trabalho com vasta possibilidades para que os processos de aprendizagem se aperfeiçoem e assim o conhecimento se construa.

A educação está presente em toda parte e que a escola não é o único espaço para que ela aconteça, sabemos que a pedagogia traz consigo o cuidado com a criança, a atenção à infância e o olhar crítico sobre o processo educativo, podemos perceber que tem sido cada vez mais importante a ocupação dos pedagogos em espaços não escolares.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

A atuação de pedagogos em hospitais se dá pela importância de atender crianças e jovens em período de escolarização que encontram afastados do meio acadêmico por motivos de tratamento ou internação hospitalar.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender que a Pedagogia Hospitalar proporciona a criança e ao adolescente o regresso ao processo de aprendizagem.

Identificar a Pedagogia Hospitalar evita consequências negativas decorrente ao afastamento da escola durante a hospitalização.

Reconhecer as contribuições positivas que o pedagogo traz a recuperação da criança e do adolescente hospitalizado.

Analisar a humanização dentro do hospital como forma de proporcionar ao hospitalizado e família que sua internação seja o menos traumático possível.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Adoecer faz parte da vida, todos nós estamos sujeitos a isso; infelizmente algumas doenças nos levam a internação por um longo período, nos obrigando a sair da rotina do nosso cotidiano, que até então era saudável e estava sob nosso controle. Tudo isso se torna mais delicado quando quem adoece é ainda uma criança. (RODRIGUES, 2007, p.18).

A intervenção escolar representa, sobre tudo um recurso à recuperação da autoestima do paciente pediátrico por meio de uma pedagogia socializadora capaz de reconhecer o potencial humano dos indivíduos. (HOLANDA & COLLET, 2010, p.385).

Precisamos de pessoas que acreditem em nossa competência profissional e para isso é necessário estarmos preparados e conscientes do nosso papel como pedagogo dentro de um hospital. (ARAÚJO, 2007, p.8)

6 METODOLOGIA

A metodologia utilizada será a leitura e revisão bibliográfica para descrever teorias que abordam práticas pedagógicas inovadoras. Esta análise será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com