TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Hospitalar

Por:   •  22/2/2016  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 3

Pedagogia Hospitalar

A pedagogia hospitalar é um trabalho que oferece atendimento pedagógico em contextos em que se encontram crianças ou adolescentes que por motivo de doença ficam impedidos de ir à escola. O objetivo desta proposta é garantir a continuidade dos estudos no ambiente hospitalar e domiciliar, desenvolvida na perspectiva de uma educação inclusiva, uma educação para todos.

De acordo com (SILVA 2012 apud Opet, 2012, p. )esse trabalho deve ser considerado de forma primordial, pois propõe uma articulação entre a educação e saúde de forma que assim como o tratamento terapêutico deve ser fundamental para a recuperação da criança. A proposta pedagógica necessita de um trabalho adequado às necessidades e diversidades da turma, estabelecendo alguns critérios que respeitem a patologia do paciente através de um planejamento flexível que contemple a criança de forma integral, pois além das necessidades educativas o pedagogo deve zelar pela saúde do paciente.

Esta prática pedagógica ameniza o sofrimento da criança que devido os procedimentos clínicos e o contato com o ambiente e os profissionais da saúde “estranhos” para ela a mesma se torna mais vulnerável e precisa de atenção não só no seu estado físico, mas também emocional, entretanto, é fundamental a atenção do educador em articular as atividades para a aceitação do paciente no hospital e acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, uma vez que, a criança está longe do seu cotidiano voltado pelos amigos, brincadeiras e escola. Diante disso, de acordo com Oliveira e Pereira (2012, p. 78) o pedagogo hospitalar deve ser um agente humanizador, buscando compreender os aspectos que caracterizam a realidade vivida no internamento.

Temos como exemplo o Hospital Pequeno Príncipe que desenvolve essa atividade na qual foi intitulada como: Educação e Cultura, que visa o atendimento educacional e cultura de adolescentes e crianças internadas , bem como a família dos pacientes e colaboradores do hospital , essas atividades são realizadas por todos os setores do hospital, desde o quarto ate as UTI’S e principalmente na sala especifica do próprio setor.

São estas as atividades desenvolvidas no hospital:

 Acompanhamento escolar: voltado para crianças em tratamento de longo e médio prazo, ele tem reconhecimento legal e funciona como extensão da escola.

 Programa de leituras: atividade constante de incentivo a leitura que ocorre através de sessões de leitura.

 Programa Jogos de todo o mundo: prática de jogos que estimula o raciocínio lógico, cálculos matemáticos, linguagens e outros.

 Projetos de pesquisa: onde realizam pesquisas de seu interesse ampliando sues horizontes culturais e seus conhecimentos de mundo.

 Ciranda do saber: com encontros periódicos que são conduzidos pelos educadores, crianças, adolescentes ou pessoas convidadas.

 Oficinas de Arte: com música, teatro, artes plásticas, cinema, fotografia, artes populares.

Enfim o pedagogo precisa ter a consciência que educar excede o espaço da escola, buscando assim utilizar ferramentas que estimule a criatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com