TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EXTRA CURRICULAR

HOSPITAL MUNICIPAL ANGÉLICA EMÍLIA DE JESUS

Relatório apresentado à Faculdade, como requisito parcial para obtenção de horas complementares externas.

URUAÇU

2017 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVOS 5

3 CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA 5

4 RESULTADOS 6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O estágio é uma ótima oportunidade para que o aluno observe, analise e desenvolva suas habilidades técnicas e administrativas da profissão, baseadas nas disciplinas teóricas estudadas no decorrer do curso. Ressalta-se que apesar do estágio ser direcionado para as disciplinas específicas, há a necessidade de mencionar as demais ao longo da assistência direta ou indireta ao paciente, uma vez que a enfermagem é abrangente e necessita, assim, de diversas áreas para se analisar, praticar e interpretar os diferentes casos clínicos encontrados.

Durante o período de aulas teóricas, é possível que o aluno aprenda sobre regras e cuidados de enfermagem, o que o ajuda no período de estágio, uma vez que é neste momento que o mesmo irá colocar em prática todo o aprendizado, fazendo assim, a correlação da parte teórica com a prática.

O estágio deve ser estruturado de forma a dar continuidade aos conhecimentos e habilidades adquiridas nas diversas disciplinas e atividades previamente ministradas pela Instituição de Ensino Superior (IES) a qual o aluno está vinculado.

O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas pela acadêmica de Enfermagem do 9º período, durante o estágio extra curricular do curso de Enfermagem da Faculdade Serra da Mesa (FASEM), com o intuito de se auto desenvolver como profissional, bem como obter horas complementares. As atividades ocorreram no período de junho de 2017 a agosto de 2017, em diversos setores do Hospital Municipal Angélica Emília de Jesus de Barro Alto, com uma carga horária de, aproximadamente, 300h. As atividades realizadas durante o estágio foram supervisionadas pelos enfermeiros responsáveis da unidade.

Este estágio foi prestado para aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em aulas práticas e teóricas e para complementar o entendimento necessário na área de cuidados gerais com a saúde.

2 OBJETIVOS

O presente estágio teve como finalidade aprimorar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do enfermeiro no ambiente hospitalar; estabelecer relações entre a teoria e a prática, aperfeiçoar habilidades técnico-científicas necessárias para a formação do profissional em um ambiente hospitalar, bem como identificar a área que mais se identifica como profissional.

3 CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA

Inicialmente foram realizadas algumas observações no estabelecimento de saúde a fim de se obter a maior quantidade de informações relevantes ao estágio. Com essas observações foi possível conhecer melhor o histórico e a realidade de funcionamento da instituição.

Esta etapa de observações permitiu a obtenção de informações diversas, tais como: características dos pacientes, recursos da unidade, materiais mais utilizados no atendimento em enfermagem, procedimentos e técnicas mais utilizadas pelos enfermeiros e técnicos em enfermagem, principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde, etc.

Nesse período de estágio, foi proporcionada a oportunidade de exercer atividades de atendimento em Enfermagem em muitos departamentos do Hospital Municipal, como: enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico, pediatria, sala de procedimentos, sala de curativos e urgência e emergência.

Durante o estágio foi possível ter experiências em acompanhamentos de consultas médicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com