TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR

Por:   •  1/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM

JARLES

LAYLLA HARLETE FERREIRA MAGALHÃES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR I

TERESINA 

2021[pic 2]

JARLES

LAYLLA HARLETE FERREIRA MAGALHÃES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR I

 

Trabalho de Conclusão de Estágio  apresentado à coordenação do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho, como requisito obrigatório para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

Preceptora: Luísa Policarpo

TERESINA

2020


[pic 3][pic 4]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2 DESENVOLVIMENTO        9

2.1 Material        9

2.2 Metodologia        9

2.2.1Considerações Adversas        9

2.2.2 Caracterização do Campo de Estágio        10

2.3 Resultados        11

2.3.1Atividades Educativas        11

2.3.2 Atividades Assistenciais        11

2.3.3 Atividades Administrativas        12

3 CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13

[pic 5]

1 INTRODUÇÃO

        A Atenção Básica é caracterizada por um conjunto de ações em saúde, individuais e coletivas, que engloba a proteção e promoção à saúde, prevenção de agravos, diagnósticos, tratamento, reabilitação e manutenção a saúde. A Saúde Família é a estratégia prioritária da Atenção Básica, para a sua organização de acordo om os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como fundamentos: facilitar o acesso universal e contínuo aos serviços de saúde de qualidade efetiva e deliberativo, qualificado como porta de entrada prioritário do sistema de saúde, com território adscrito de forma que permita o planejamento e a rotina descentralizada, em acordo com o princípio da equidade; efetivar o princípio da integralidade em todos os sentidos (BRASIL, 2009).

O Estágio Supervisionado, é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno, onde será cumprida uma carga horária estabelecida previamente pela instituição publica ou privada, devendo ser realizada com a supervisão de um orientador/supervisor. Assim, o acadêmico terá o seu primeiro contato com seu futuro campo de atuação, colocando em prática a unificação de teoria e pratica e o aluno é inserido na pratica profissional (PASSERINI, 2007).

Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo descrever as atividades diárias e praticas de Enfermagem desenvolvidas durante o período de estágio em uma Unidade Básica de Saúde, no município de Teresina- PI.

 

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Material

        Durante os procedimentos foram utilizados os mais diversos materiais, de acordo com a necessidade de cada procedimento:

  • Seringa de 1, 10, 20 ml;
  • Agulha 40x12mm; 30x8mm, 20x0,55mm, 13x4,5mm;
  • Estetoscópio e esfigmomanômetro;
  • Aparelho de pressão digital;
  • Esparadrapo e micropore;
  • Termômetro;
  • Oxímetro portátil;
  • Gaze e atadura estéril;
  • Algodão;
  • Álcool gel e álcool 70°;
  • Luva de procedimentos e estéril;
  • Espéculo vaginal descartável;
  • Fita métrica;
  • Sonar Doppler Fetal;
  • Balança;
  • Caneta;
  • Máscara cirúrgica e touca.

2.2 Metodologia

2.2.1Considerações Adversas

        Inicialmente, o grupo composto por 7 acadêmicos, estava lotado na UBS Carolina Silva, localizada no bairro Acarape, onde foram realizados os primeiros 16 dias de estágio. Porém a preceptora que acompanhava o grupo não pode continuar na instituição, assim o grupo foi remanejado para outras unidades, para acompanhamento com outra preceptora, sendo que os componentes deste trabalho foram inseridos no grupo que estava lotado na unidade do bairro Saci, para a complementação da carga horária.

        O estágio foi dividido em dois campos: Unidade Básica de Saúde e vacinação contra Covid-19, no Drive Thru do Centro Universitário Santo Agostinho em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. No Drive Thru foram realizadas vacinações de primeiras e segundas doses, de idosos em idade de acordo com a programação do cronograma da (FMS) e o cadastro dos mesmos no SI-PINI para liberação da dose de vacina.

2.2.2 Caracterização do Campo de Estágio

A Unidade Básica de Saúde Leônidas Antônio Deolindo- UBS Saci, está localizada na Praça Prefeito João Mendes S/N, no bairro Saci, Região Sul da cidade de Teresina-PI. Seu funcionamento é de 08 às 17h, de segunda a sexta-feira. Inaugurada em 07 de Abril de 2016, com objetivo exclusivo de prestar assistência a Atenção Primária, a instituição conta com x consultórios, consultório odontológico, sala de vacina, 1 SAME, 1 sala de coleta, esterilização e expurgo, farmácia, auditório, copa e uma externa par a realização de atividades, 5 banheiros.

        A unidade foi planejada para atender uma demanda de população-alvo de 16 mil pessoas, no bairro Saci e adjacências. Porém com o atual cenário de pandemia de Covid-19, as UBS´s da cidade foram divididas entre aquelas com atendimento em geral e aquelas que são UBS Fast Track (para atendimento exclusivo de Covid-19). Assim, a população que antes era atendida nas unidades dos bairros Lourival Parente e Parque Piauí foram remanejadas para os bairros mais próximos da região, com isso a unidade do Saci recebeu uma parcela dessa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com