TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA: O que é irradiação? E contaminação radioativa?

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo, “O que é irradiação? E contaminação radioativa?  Vamos esclarecer? de Ary de Araújo Rodrigues Junior, irá esclarecer o que acontecem com os matérias radioativos, seus possíveis danos á população , e a influência que a mídia impõem diante de uma sociedade mal informada sobre a irradiação e a contaminação radioativa, enfocando também o que ocorre diante de um acidente com material radioativo explicando por si também o que seria radiação e irradiação e o que ocorre quando algo ou alguém pode ser contaminado pelo material radioativa.

o autor relata que a mídia e/ou redatores devessem trabalhar com contextos  amplos diante deste fato de irradiação e contaminação radioativa, ao exporem em noticiários tais acontecimentos. Leva-se em conta que o tema, traz uma grande preocupação para a população em geral, devido há itrnformações distorcidas e á mitos sobre o mesmo, onde são enaltecidos por noticiários.

Sabe-se que quando ocorrem acidentes  com materiais radioativos,  á apenas duas situações que podem ocorrer, ou seja, a irradiação ou a contaminação do meio ambiente.

O autor explica que determinado material é composto por duas embalagens, a interna e a externa, onde cada uma possui uma função; que seria a interna de conter a embalagem externa fazendo uma espécie de blindagem, onde tem por objetivo amenizar a radiação emitida por este. Quando ocorre o acidente ou seja um rompimento da embalagem externa a radiação contida nesta, não será mais amenizada e ocorrerá a exposição á radiação de objetos e seres vivos  das proximidades por este material.

Diante de nosso cotidiano estamos frequentemente diante de situações de radiação, e conforme o autor Ary a intensidade diminui conforme o quadrado da distância, perfazendo uma determinada expressão : I= [pic 1]

Com o decorrer da leitura do artigo , o autor expõem as diferentes fontes de radiação eletromagnéticas, onde explica a radiação gama como uma onda eletromagnética , e sua representação gráfica, relata também que os materiais radioativos emitem radiação e quais seriam elas e seus respectivos danos  á população.

Durante o estudo do artigo pode-se observar que qualquer ser vivo ou objeto quando próximo a matérias radioativos e for irradiado não irá estar estocando tal radiação, sendo ela alfa, beta ou gama.

o autor busca incessantemente esclarecer duvidas a respeito de perigos ou não, de contaminação radiativa, relata maneiras de agir quando houver uma contaminação com matérias radiativos. O mesmo faz abordagens de que todos estamos expostos a determinadas radiações internamente ou externamente , e esta radiação esta interligada conforme a localização e altitude geográfica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (549.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com