TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO FILME O FÍSICO

Por:   •  26/10/2022  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

A obra cinematográfica ‘’ O Físico’’ se passa na Inglaterra, em meados do século XI. Logo em sua abertura é possível perceber uma situação de precariedade, onde se encontravam as pessoas de baixa classe social. A falta de saneamento básico e higiene se mostravam evidentes, fatores esses que escassos contribuem para o surgimento de muitas doenças. Ainda em seu início, é narrado o fato de que não existiam médicos e nem hospitais, sendo assim, os tratamentos médicos eram realizados por barbeiros, que com suas bebidas conseguiam ajudar parte da população da época curando suas doenças.

Rob, o personagem principal, não se contentava apenas com as limitações de ser um barbeiro na Inglaterra e decide ir a procura de mais conhecimento na Ásia, lugar esse que apresentava um hospital, o mesmo era coordenado por um médico muito famoso e respeitado no local, o que como citado anteriormente, não se fazia existente em seu país de origem. Dessa forma, Rob ansiava ser seu aluno.

Em todo o caminho até seu destino final, Rob escondia o fato de ser cristão, pois a entrada era permitida apenas para judeus e árabes.

Após um tempo aprendendo novos métodos, a epidemia da peste negra surgiu e para se manter um controle da doença era preciso isolar os doentes, porém mesmo assim ela se alastrou pela cidade. O estudo de cadáveres não era permitido pela religião local e seu mestre respeitava muito isso. Não contente com toda a limitação imposta, Rob decide por infligir as leis locais e toma partido de sozinho estudar o corpo de uma pessoa morta, dessa maneira ele iria conseguir entender o funcionamento interno de um corpo humano, o que quase custou sua vida ao ser acusado de bruxaria.

Do século XI ao XXI muitas diferenças podem ser notadas, a começar pelo saneamento básico que infelizmente ainda é pouco em algumas cidades mas presente em sua grande maioria. Pelas questões de higiene que atualmente são melhores tratadas. A existência e criação de um Sistema Único de Saúde (SUS), esse que trouxe uma nova concepção de saúde, onde ser saudável não é apenas ter a ausência de doença mas também apresentar uma ótima qualidade de vida. Além de o SUS também apresentar como principal característica um atendimento amplo e integral, ou seja, sem nenhum tipo de distinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com