TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO FUNCOES MENTAIS

Por:   •  21/8/2017  •  Artigo  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 10

________________________Funções Mentais e suas alterações

Funções Mentais: São atributos da mente humana que permitem e orientam a existência de ações, emoções e sentimentos. São elas: Consciência/ Pensamento/ Inteligência/ Afetividade/ Psicomotricidade/ Sensopercepção/ Conação/ Crítica/ Atenção/ Linguagem/ Orientação/ Memória.

1. FUNÇÃO PENSAMENTO: É a atividade de suceder idéias que passam a se expressar através da linguagem.

ALTERAÇÕES PSICOPATOLÓGICAS:

LENTIFICAÇÃO: É a diminuição da velocidade do pensamento. A lentificação extrema leva a INIBIÇÃO DO PENSAMENTO. O paciente não inicia nada, custa a dizer qualquer coisa, pensa com grande esforço. “Não me ocorre nada, nada me vem à cabeça (...)”.

        Pode ocorrer nos: Transtornos depressivos, em alguns casos de esquizofrenia e nos Transtornos da ansiedade (neuroses).

A inibição do pensamento pode levar a uma escassez de idéias que acarreta o MONODEÍSMO e/ou MUTISMO: Nesse primeiro o indivíduo fica vinculado a um determinado tema, de qual não consegue se livrar. Pode ocorrer na depressão, nos estados estuporosos e na inconsciência.

ACELERAÇÃO: A velocidade de elaboração, pensamento do paciente está aumentada, havendo uma variação incessante do tema do pensamento e uma incapacidade absoluta de levar o raciocínio a uma conclusão. Acompanhado a isso ocorre uma aceleração do ritmo da expressão verbal.

BLOQUEIO OU INTERCEPTAÇÃO DO PENSAMENTO: é o corte brusco no curso habitual das idéias. O doente começa a expor uma idéia qualquer, e, subitamente se detém. Às vezes, depois de alguns instantes, volta a completar o pensamento interrompido.

PROLIXIDADE: É o apego a determinadas idéias com redundâncias supérfluas. O pensamento do doente não desenvolve o tema principal. Perde-se, a todo instante numa série de pormenores desnecessários dando ao raciocínio um aspecto pegajoso, arrastado e difícil.

Ex: “Hoje faz oito dias que estou aqui. Pois é, estou aqui há precisamente uma semana. Há uma semana estou aqui. É pra chegar até aqui, há uma semana, precisei de um show (...)”.

OBS: Quando o paciente é interrompido em sua narrativa, retoma tudo de novo do começo ou de parte, sempre utilizando as mesmas palavras e a mesma argumentação.

DESAGREGAÇÃO E INCOERÊNCIA: na desagregação há perda da unidade, sintaxe e fluxo do discurso, que passa a ficar confuso e ilógico. As idéias associam-se aparentemente de forma aleatória e sem nexo de sentido.

ROUBO DO PENSAMENTO: quando o indivíduo tem a impressão de lhe terem retirado determinado pensamento.

CONDENSAÇÃO DO PENSAMENTO: é a expressão de várias   idéias    com  um mínimo de palavras, criando para isso neologismos (Palavras sem significação universalmente aceita). Ex: “Cosmicação”.

Pensamento paralógico: É o uso de palavras com significados convencionais em uma nova concepção semântica.Ex: “Eu sou a Grécia”.

AMBIVALÊNCIA IDEATIVA: é a coexistência de pensamentos contraditórios e até na mesma frase.Ex: “Tenho uma amiga muito honesta que é uma ladra”.

PENSAMENTOS PREVALENTES: Corresponde a idéias super valorizadas de origem afetivas que persiste por prolongado na mente do indivíduo.Ex: Pessoa apaixonada que pensa constantemente no amado.

PENSAMENTO OBSESSIVO (anancástico)(Ananké-imposição): é composto de idéias que se impõem involuntariamente e que o indivíduo reconhece como próprias, porém absurdas e irracionais.

REVERBERAÇÃO: determinado tema persiste por longo período de tempo.

PERSEVERAÇÃO: dificuldade de mudar de um tema para outro, se desvincular de uma idéia.Os pacientes ficam repetindo a mesma frase ou idéia mesmo que fora do conteúdo.

2. FUNÇÃO SENSOPERCEPÇÃO: É um fenômeno psíquico elementar resultante da ação de estímulo físico (som, calor, luz, etc) sobre os órgãos sensoriais.

ALTERAÇÕES PSICOPATOLÓGICAS:

HIPERESTESIA: É o aumento da intensidade das sensações.Observa-se o aumento da sensibilidade aos vários estímulos sensoriais nos estados de elevação da atividade pessoal.Acompanha-se, em geral, de exaltação de reflexos tendinosos, diminuição do limiar da sensibilidade fisiológica de aceleração do ritmo dos processos psíquicos (o mundo passa a ser mais colorido, tudo passa a ser mais bonito).Ocorre no: Transtorno de Ansiedade, excitação maníaca e em algumas epilepsias.

HIPOESTESIAS: É a diminuição da intensidade das sensações. (O mundo é melancólico, mais escuro, a comida é sem gosto).  Ocorre em: todos os casos de depressão e estupor.

ANESTESIA: É a abolição de todas as formas de sensibilidade.Em psiquiatria é comum observar a ANESTEISA HISTÉRICA que é a perda de sensibilidade incompleta e seletiva obedecendo sempre a fatores seletivos.

ANALGESIA: É a perda de sensibilidade a dor, com a conservação de outras formas de sensibilidade.Na clínica psiquiátrica observa-se em casos de paralisia geral, catatonia, histeria e estupor.

ALUCINAÇÕES: São falsas percepções na ausência de estímulo sensorial externo real. É a percepção sem objeto (TEIXEIRA 1997).

TIPOS DE ALUCINAÇÕES

  • VISUAIS: É ver algo que não existe no seu campo sensorial.A alucinação visual em que o paciente refere detectar pequenos animais, como cobras, aranhas, formigas, etc, é chamada de zoopsia.
  • LILIPUTIANAS: É um tipo de alucinação visual no qual o paciente, ao lado de uma percepção normal de objetos e pessoas que o rodeia, o enfermo vê uma série de personagens minúsculas, isoladas ou acompanhadas de pequenos animais em movimento.
  • EXTRACAMPINA: É um tipo de alucinação geralmente visual em que o paciente relata a presença de objetos fora de seu campo sensorial.Ex: “Eu vejo um monstro marciano atrás de mim, ele está de roupa preta e está querendo me devorar”.
  • AUDITIVAS: São as mais freqüentes e importantes. Apresentam-se sob forma elementar: ruído, murmúrio, zumbido, estalido. E sob a forma complexa: vozes(que censuram e ameaçam), melodias.
  • TÁTEIS E DE CONTATO: As táteis podem ser agradáveis ou desagradáveis.Estas últimas ocorrem comumente em transtornos psicóticos tóxicos(delirium tremens e cocainismo).As de contato estão mais localizadas nas zonas erógenas e aparecem com mais freqüência no sexo feminino.As pacientes se queixam de serem vítimas de práticas de relações sexuais, de defloramento, de masturbação.
  • OLFATIVA: São raras, ocorrendo geralmente associadas.São sensações de mal odor(pacientes sentem cheiro de cadáver, de carne deteriorada, pano queimado, lixo, mofo cheiro pútrido de fezes).
  • GUSTATIVAS: Como as olfativas, são raras e ocorrem também geralmente associadas.Os alimentos passam a ter um sabor estranho, metálico; gosto desagradável na boca que permanece durante todo o dia.
  • OINESTÉSICA: Tem a ver com o movimento e o equilíbrio.O enfermo tem a impressão de que o seu corpo realiza, espontaneamente, determinados movimentos.
  • OENESTÉSICA: Tem a ver com sensações anormais em diferentes partes do corpo, localizadas de preferência, no sexo feminino, nos órgãos genitais.
  • HIPNAGÓGICAS: São alucinações que acontecem em virtude da passagem do ciclo sono/vigília. Ex: A criança vê o avô falecido na porta do quarto no momento em que está adormecendo.
  • AUTOCOSPIA: É uma alucinação visual do próprio corpo fora dos limites habituais.

OBS: * Alucinações agudas induzidas por álcool são chamadas de Alucinose.

* A diferença entre ALUCINAÇÃO e ILUSÃO é que este é uma percepção falsa e deformada de um objeto real e presente. Ex: O indivíduo vê o equipo de soro(objeto real)e acha que é uma cobra(percepção deformada).

3. FUNÇÃO JUÍZO: É a capacidade de definir valores ou atributos que damos aos objetos. Ele expressa-se através do pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com