TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Monicque K. do Nascimento Rodrigues

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Módulo I

Costa Rica - MS

2017

[pic 2]

Monicque K. do Nascimento Rodrigues

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Módulo I

Relatório apresentado como exigência para obtenção de nota do Estágio Supervisionado Modulo I, do Curso Técnico em Enfermagem.

Supervisora: Ana Carolina Said da Costa.

Costa Rica - MS

2017


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1. ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA

3. DESENVOLVIMENTO

4. CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Durante o preparo para a vida profissional, passamos por muitos ensinamentos teóricos e práticos, para que deste modo nos tornemos capazes a entrar no mercado de trabalho. Porém, para entrarmos nesse mercado temos como critério básico para nos tornarmos Técnicos de Enfermagem, passar por períodos de estágios, onde aprendemos nos tornamos seguros e mais maduros para assumirmos nosso lugar como Técnicos de Enfermagem.

O estagio do Modulo I do Curso Técnico de Enfermagem da ETSUS realizado no ESF Afonso Martins Carrijo, teve uma carga de 40 horas, tendo como supervisora a Enfermeira Ana Carolina Said da Costa, tendo como campo de estagio as atividades do Técnico em enfermagem no ESF, podendo se desenvolver e ampliar conhecimentos teóricos e habilidades pratica decorrentes da aérea.

Na determinada unidade foi possível observar atividades que competem ao cargo dos Técnicos de Enfermagem, desde a triagem, até o atendimento médico, realização da coleta do teste do pezinho, orientação as pacientes e comunidade, na tentativa de sensibilizar a mesma uma vez que é nosso principal foco, além de encaminhamento, interno e externo, prescrição de medição e orientação de como utilizar e dispensa de medicação.

Estratégia Saúde da Família

A saúde da família é a estratégia que o Ministério da Saúde (MS) escolheu para reorientar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção básica. Teve seu início em junho de 1991, com a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), mas foi em janeiro de 1994 que se formaram as primeiras equipes. O modelo da Estratégia Saúde da Família (ESF) substitui o modelo tradicional, no qual a população tem o atendimento centrado em hospitais e postos de saúde, por outro, onde as ações são realizadas em unidades básicas locais (e até mesmo no próprio domicílio do paciente). Essa nova reorganização visa redução da procura a hospitais e postos de saúde especializados de pacientes que necessitam apenas de atendimento básico, reservando para essas unidades somente casos mais graves ou emergenciais.

Desenvolvimento

As atividades desenvolvidas no campo de estagio foram amplas, aplicadas de forma correta e sob a supervisão da responsável de forma que não veio oferecer riscos para o paciente e para os funcionários da instituição.

Na unidade onde foi realizado o estagio pude observar na integra conhecimentos adquiridos na sala de aula, no primeiro momento com a supervisora foi apresentada a unidade, juntamente com seus profissionais, onde já participei da primeira palestra sobre medicamentos, vi o funcionamento da sala de vacina, aprendi quais são, o publico, a forma de aplicação e validade e pude observar a sua aplicação. Neste estágio observei como é distribuído o trabalho entre os técnicos de enfermagem, realizei o preenchimento da folha diária de pacientes, onde foi feita a aferição de sinais vitais, glicemia capilar, peso, altura, IMC e temperatura do paciente e logo após o paciente era encaminhado para consulta médica. Após algumas consultas, alguns pacientes eram encaminhados para a sala de procedimento, onde pude ver medicações, nebulização e curativos. Aprendi sobre o processo de esterilização de gaze para curativos, sobre o funcionamento da farmácia, os medicamentos oferecidos e o processo para poder pegar esses medicamentos. Acompanhei visita domiciliar, juntamente com a enfermeira, medica e agente de saúde, em algumas visitas pôde observar a dificuldade em alguns pacientes estarem tomando as medicações de forma correta, decorrente da idade e pela falta de interesse de alguns familiares em estar ajudando, acompanhei o caso de uma senhora que teve AVC, estava acamada, se alimentando por sonda e infelizmente durante o estágio ela veio a falecer. Dentre as visitas tinha uma casa onde a higiene era precária, onde o paciente não aceitava a limpeza da mesma e também uma senhora que está há muito tempo á espera de uma cirurgia de vesícula.

Essa unidade de saúde é composta por uma recepcionista, uma digitadora, duas agentes de serviços gerais, oito agentes de saúde, duas técnicas de enfermagem, uma enfermeira, uma farmacêutica, uma médica, uma psicóloga, uma fisioterapeuta, uma dentista e uma técnica em saúde bucal.

As atividades e atendimentos oferecidos são:

  • Médico
  • Odontológico
  • Enfermagem (Imunização, testes rápidos, aferição de P.A, glicemia, curativos, nebulização, retirada de pontos, administração de medicamentos, exame preventivo do câncer do colo de útero)
  • Fisioterapia
  • Psicologia
  • Projeto Saúde na praça (realizado todas as segundas feiras, quartas feiras e sextas feiras).
  • Hiperdia (Ultima terça feira do mês)
  • Visita Domiciliar Odontológica (Toda primeira quarta feira do mês no período matutino)
  • Arte terapia (Grupo de bordado)
  • Visita Domiciliar Médica e de Enfermagem (Toda sexta feira no período matutino)
  • Projeto Esporte é vida com crianças e adolescentes (Toda sexta feira)
  • Reunião da Equipe do NASF

Sobre a equipe no NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Ela é composta pelos seguintes profissionais: Coordenadora que também é psicóloga, uma psicóloga, duas Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudióloga, onde fazem atendimento tantos em grupo quanto individual, e tem os seguintes projetos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (88.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com