TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Aventura da Microbiologia

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Santo Antônio[pic 1]

Bacharelado de Enfermagem

2º Semestre

Disciplina: Microbiologia

Docente: Flávia Carmo

Por Igor da Silva do Amaral[1]

RAW, I; SANT’ANNA, O. A. Aventuras da Microbiologia. São Paulo: Editora Hacker Editores, p. 14-70, 2002.

O envolvimento das habilidades do cotidiano acrescido de curiosidade pela investigação humana trouxe resultados surpreendentes e que por consequente transformaram o modo de enxergar e perceber o mundo. O resultado de séculos de pesquisas é a constante evolução que é notável principalmente por contribuir diariamente com o modo de vida de nós seres humanos.

Leeuwenhoek um dos pioneiros na história da microbiologia contribuiu diretamente com a ciência desde a sua descrição dos glóbulos vermelhos com a utilização de suas lentes. Por volta do ano de 1668 foram observados os primeiros microrganismos, feito incrível para a sua época. Mais de 200 anos se passaram desde que Leeuwenhoek, Robert Hooke começaram a construir os primeiros microscópios. Logo após, Ernst Abbé trouxe ainda mais possibilidades modernizando o aparelho, este aperfeiçoado em 1873. Instrumento que é vital para enriquecer estudos pelos detalhes por ele oferecidos, observa-se o trajeto percorrido para que este pudesse continuar contribuindo com o crescimento da ciência. São justamente os detalhes, que fizeram e fazem com que a ciência continue a se desenvolver, lançando estudos, teses específicas, gerando resultados que impressionam os pesquisadores e o público em geral, mas que principalmente, consegue contribuir com a medicina resolvendo os problemas da população.

A investigação é a fonte do conhecimento, através desta podemos observar novas descobertas surgirem, como a pasteurização, o lêvedo, o processo de fermentação que hoje são amplamente utilizados em diversos setores, inclusive em grandes indústrias serem desenvolvidas e outras tantas como a ‘’força vegetativa’’ serem derrubadas, refutando crenças enraizadas por culturas e que não possuem total apoio científico para comprovação de sua existência. Gradativamente essas teorias sofrem uma evolução, uma maneira mais aperfeiçoada de serem manipuladas e posteriormente utilizadas. De fato a ciência é assim desenvolvida. O que seria da humanidade se não houvesse homens críticos, com aguçada vontade de desbravar o desconhecido?

Os cientistas impactam gerações, inspirando outros a continuar pesquisando, Pasteur inspirou Joseph Listen a agregar ideias valiosas, dessa maneira surgiu a assepsia. O fato é que isso revolucionou o setor cirúrgico, mesmo ainda realizando o processo de maneira experimental os resultados foram significativas, pois conduzia a sobrevivência dos pacientes que comumente morriam por infecções, em uma época repleta de incertezas e que a falta de tecnologia adequada era um dos agravantes. Comparando ao que hoje existe, a tecnologia utilizada naquela época pode ser considerada primária, mas mesmo assim isso não foi tido como uma barreira que viesse de fato impedir o crescimento da ciência. Mesmo não havendo aparatos tecnológicos ou internet para difundir as descobertas, era possível iniciar um trabalho que ao final conseguia desmitificar paradigmas. É quase espantoso perceber que com instrumentos simples já se faziam descobertas fantásticas. Como seria o centro cirúrgico se Listen, Pasteur e posteriormente Koch não continuassem suas pesquisas? Provavelmente outro cientista ou médico teria feito, mas se não o fizesse, com certeza os hospitais, as clínicas hoje seriam afetadas e talvez todas as investigações posteriores; a ciência sofreria por certo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com