TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do artigo Aspectos Éticos na Ação Gerencial do Enfermeiro

Por:   •  29/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  6.445 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

TREVISAN, Maria.A; MENDES, Isabel.C; LOURENÇO, Maria.R; Aspectos Éticos na Ação Gerencial do Enfermeiro. Ver. Latino-Am. Enfermagem. vol. 10 no 1. Ribeirão Preto. Jan.2002.

        O artigo destaca a função gerencial do enfermeiro, indicando que esta deve ser baseada em valores da profissão, em seu código de ética e nos direitos do paciente hospitalizado, integrando cuidado humano qualificado e guiado pelo respeito e livre consentimento do paciente. Podemos encontrar tais atribuições no código de ética do profissional da enfermagem cuja Lei 7.498/86, regulariza os serviços da enfermagem dentro da ética e humanização.

Conforme salientado pelo autor, o paciente, hoje, busca atendimento médico hospitalar na sua necessidade, assim acata todas as “ordens” muitas delas sem seu consentimento, (consentimento que muitos mal sabem que tem o direito de opinar).

        A enfermagem que exerce seu papel gerencial no hospital, além do cuidado direto com o paciente, deve em suma, esclarecer ao mesmo, seus direitos, tanto no atendimento médico, quanto nos procedimentos de enfermagem, dando ao paciente a opção em aceitar ou não, isso deve ser feito de maneira clara e coesa com cada situação, o que não acontece.

Não julguemos a enfermagem, mas sim o sistema hospitalar, ao iniciar seu trabalho, esta deve cumprir as normas administrativas, além das prescrições médicas para daí exercer seu trabalho, com base nas duas orientações anteriores, o que dificulta e muito a realização de suas atividades, para não contrariar as normas e possivelmente perder seu cargo; entretanto não as torna impossível, ao agir contrariamente ao consentimento e humanização o enfermeiro deixa de cumprir com o estipulado no seu código de ética, sendo assim cúmplices da falta de humanização no atendimento. A saída seria então adotar medidas junto à administração e a equipe médica, impor normas de atendimento da enfermagem e criar medidas de atenção direta, para melhor atendimento e orientação dos pacientes internados.

Levando em consideração que o cliente tem direito de saber de seu estado geral e dos procedimentos a serem realizados, a enfermagem tem papel fundamental no trabalho de facilitador destas informações, basta querer, basta exercer algo que hoje passa despercebido: a comunicação.

Solange Craco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com