TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Estudo de Caso

Por:   •  4/6/2020  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E LEGISLAÇÃO DO SUS

ABRIL-2020

PROFESSORA: ANNY GUTZEIT WILL SCARPIN

ALUNA: LILIANE MACIEL DA SILVA – 0006102

Resenha
A importância assistencial do SUS no cenário de uma Pandemia.

O Brasil é detentor de um dos sistemas de saúde universal mais completos do mundo, levando em consideração, inclusive, o tamanho de sua população. Antes da invenção do SUS, a saúde coletiva era dividida em fragmentos. O modelo baseado nos princípios fundamentais de integralidade, universalidade, controle social e equidade concebeu um dos maiores avanços sociais nas políticas públicas nacionais de todos os tempos.

O SUS é um sistema que vai além do atendimento a doentes, ele age desde a prevenção até o nível mais alto de complexidade, ofertando serviços de qualidade e acesso total a população, independente de questões financeiras, sociais, raciais e/ou sexuais. Neste momento delicado que o mundo vive, o Sistema Único De Saúde (SUS) proporciona ao Brasil uma visibilidade maior frente a países considerados desenvolvidos, pois o modelo de saúde implementado no país é aplaudido e copiado por potências mundiais, o que demonstra o impacto positivo do acesso universal a saúde.

O SUS, dentro desse quadro atual da pandemia causado pelo COVID-19, oferta em todos os municípios e estados do país leitos de UTI, atendimento as populações de risco, triagem respiratória, orientações a comunidade em geral e ações diretas com profissionais da saúde para que o combate a essa pandemia seja eficiente e eficaz.

Sua importância nesse cenário é incontestável, visto que as ações elaboradas junto ao SUS conseguem suprir as necessidades da população e ainda contabilizam os casos de COVID-19 e elaboram relatórios epidemiológicos. O seu impacto iniciasse desde a educação em saúde até os leitos de unidade de terapia intensiva onde os profissionais do SUS trabalham com afinco para salvar vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com