TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre DAV

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre DAV

O nascimento do testamento vital se deu pela necessidade de fazer prevalecer à vontade de pacientes em estado terminal, quando estes estão incapacitados de manifestarem suas vontades, de como querem ser tratados caso um dia encontrem-se nesta situação e sobre quais tratamentos médicos querem ser submetidos e quais não querem. A vontade desses clientes em optar por não fazer terapias agressivas, prolongando um maior sofrimento, tem de ser respeitada pelos profissionais da equipe médica e pelos familiares fazendo valer a dignidade da pessoa humana.

         O referido testamento, no sentido de que um paciente em estado terminal já está sofrendo o bastante para se submeter a procedimentos médicos que causarão sofrimentos ainda maiores e desnecessários, visto que já se encontra no fim da vida e sem possibilidade de cura, não havendo por que prolongar ainda mais seu padecimento. O paciente também pode optar em nomear um procurador, que o conheça profundamente e que tenha a capacidade de identificar suas vontades quando este não puder mais se manifestar, sendo este a sua voz.

 As DAV concebem o direito à liberdade, onde o indivíduo toma decisões pessoais, longe de influências, seja dos médicos, família ou de qualquer pessoa ou instituição que pretenda impor sua própria vontade. Valoriza-se a morte com dignidade, pois o paciente já está em estado terminal, e submetê-lo a procedimentos inúteis só causaria ainda mais sofrimento, e poupa-lo de tal, respeitando sua vontade anteriormente expressa, só faz cumprir a nossa Constituição: a dignidade da pessoa humana.

Nome: Luciane da Costa Soares

Resenha DAV

         

O testamento vital é um documento de manifestação de vontade com relação a cuidados e tratamentos que a pessoa deseja ou não se submeter quando estiver fora de possibilidades de cura.  

 O propósito do testamento vital é garantir ao próprio declarante o direito de dispor sobre seu corpo, sua integridade física e saúde e sua própria vida enquanto ainda vivo, para os casos em que venha a ser acometido de doença incurável ou que venha a sofrer acidente de tal gravidade que lhe suprima a capacidade de expressão e de livre manifestação da vontade. 

O testamento vital serve como garantia a um indivíduo que o faz enquanto plenamente capaz, de que terá direito a uma morte digna, que respeite os limites estabelecidos pelo mesmo e respeite sua decisão, sob pena de infringir o princípio básico do ordenamento jurídico brasileiro, até porque alguns procedimentos são demasiados invasivos e não trariam, de forma alguma, benefícios para o quadro do paciente que já se encontra em estado terminativo.

De acordo com o texto no Brasil os médicos não contrariam a família diante de uma decisão tomada mesmo quando a decisão do paciente esteja por escrito. Ainda existe uma certa dificuldade em respeitar  o testamento vital, talvez com medo de poder levar algum tipo de processo por parte dos familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (876.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com