TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Documentário Renato Tapajós

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  2.272 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

RESUMO DOCUMENTÁRIO:

POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL, UM SÉCULO DE LUTA PELO DIREITO A SAÚDE.

Aluna: Ellen Cristina de A. S. Silva.

Turma: ENF.09 Noturno.

Políticas de saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde.

O documentário se trata de uma cronologia do surgimento do SUS – Sistema Único de Saúde, no Brasil, com roteiro e direção de Roberto Tapajós.

Relata a evolução da Saúde Pública, juntamente com a história político-econômica do país. Consiste em um documentário com duração de aproximadamente 63 minutos, cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930, 1930 a 1945, 1945 a 1964, 1964 a 1988, 1988 a 2006, enfocando fatos de alta importância na história do país e na conquista e construção do SUS.

O século XX começa com graves epidemias de febre amarela, varíola, peste, cólera e malária no Rio de Janeiro. A epidemia dessas doenças afetou diretamente a economia brasileira, pois os navios estrangeiros que traziam mercadorias do exterior se recusaram a aportar no litoral brasileiro devido aos surtos epidêmicos.

Conta à história das políticas de saúde no Brasil, mostrando como ela se articulou com a história e política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implantação, desde as Caixas de Aposentadoria e Pensões até a implantação do Sistema Único de Saúde. Realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de maneira articulada aos interesses do capital, de modo que o único atendimento próximo ao médico que a população tinha era fornecido pela igreja, em forma de caridade.

No decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerado, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.

Toda essa trajetória é contada através de uma narrativa ficcional, vivida por atores, com reconstrução de época, apoiada por material de arquivo.
Para tornar a narrativa mais leve e atraente, o filme se vale da linguagem dos meios de comunicação dominantes em cada época, como o jornal, o rádio, a TV Preto e branco, a TV colorida e, por fim, a internet.

Hoje, 2021, O Sistema Único de Saúde (SUS), completa 33 anos de existência e tem sua importância evidenciada pela pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com