TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA URINÁRIO

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA URINÁRIO

Para que as células permaneçam vivas e desempenhem efetivamente suas funções, é necessário que elas estejam envolvidas por um ambiente estável. O estado relativamente constante do meio interno do corpo chama-se homeostase. O metabolismo celular tende constantemente a desarranjar o balanço do meio interno do corpo consumindo algumas substâncias (como oxigênio e glicose) e produzindo resíduos e toxinas (como dióxido de carbono e uréia), que devem ser eliminados para o meio exterior.[pic 1]

Os rins são os principais órgãos excretores. Eles eliminam do corpo uma grande quantidade de produtos de metabolismo tais como uréia, o ácido úrico e a creatinina e ainda conservam ou eliminam água e eletrólitos conforme necessário, para que o balanço interno dessas substâncias se mantenha. Distúrbios no equilíbrio líquido e eletrolítico, causados pelo mau funcionamento dos rins, pode produzir problemas sérios e até fatais. Assim sendo, a regulação homeostática da concentração de água e íons no sangue (equilíbrio hidroelerolítico) é uma das funções mais importantes dos rins. Os rins executam o principal trabalho do sistema urinário. As outras partes do sistema são essencialmente vias de passagem e áreas de armazenamento temporário. Assim, após os rins filtrarem o sangue e retornarem a maior parte da água e dos muitos solutos para a corrente sangüínea, a água e os solutos restantes constituem a Urina. A urina é excretada de cada rim através do seu ureter e armazenada na bexiga urinária até que seja expelida do corpo, através da uretra.

NEFROLOGIA X UROLOGIA:

A Nefrologia é o estudo científico da anatomia, fisiologia e distúrbios dos rins. Já a Urologia é o ramo da medicina que trata dos sistemas urinário masculino e feminino, bem como do sistema genital masculino.

Componentes do sistema urinário.

O sistema urinário está constituído pelos:

* Rins (2): responsáveis pela produção da urina.

* Ureteres (2): tubos que transportam a urina para a bexiga urinária.

* Bexiga urinária (1): é o local onde a urina é armazenada temporariamente

* Uretra (1): é um tubo responsável pelo transporte da urina para o meio externo.

RINS:[pic 2]

        Os rins são dois órgãos marrom avermelhados, são pareados, em forma de grão de feijão, situados atrás do peritônio (retroperitoneais) e um de cada lado da coluna vertebral. No adulto, os rins apresentam aproximadamente 11 cm de comprimento e se estendem desde o nível da 11ª ou 12ª vértebra torácica até a 3ª vértebra lombar. O rim direito é mais inferior que o esquerdo em função da presença do fígado no lado direito acima do rim.

Os rins apresentam duas faces (anterior e posterior), apresenta duas bordas/margens (medial e lateral) e duas extremidades ou pólos (superior e inferior) e sobre o pólo superior, situa-se a glândula supra-renal (adrenal).

        A depressão próxima ao centro da margem medial, através da qual o ureter deixa o rim e os vasos sanguíneos e linfáticos e os nervos entram e saem, é chamada de hilo renal. Cada rim é recoberto por uma cápsula fibrosa do rim, que ajuda a manter a forma do rim e como barreira contra traumas. Envolvendo a cápsula fibrosa está uma massa de gordura denominada de cápsula adiposa. E a terceira camada que reveste o rim é a fáscia renal (paredes duplas) que envolve o rim e a cápsula adiposa e ancora o rim na parede posterior do abdome.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Estrutura interna do rim:

        Internamente os rins apresentam duas regiões: uma exterma, de cor vermelho clara, denominada córtex renal e uma interna, marrom avermelhado escura denominada medula renal. Dentro da medula renal, há várias estruturas cônicas chamadas de pirâmides renais. Projeções internas do córtex renal denominadas colunas renais, preenchem os espaços entre as pirâmides renais. As pirâmides seguem em direção à pelve renal através de seus ápices chamados de papilas renais. A urina formada no rim drena pela pelve renal, que é uma grande cavidade, cuja margem contém estruturas caliciformes denominadas de cálices renais maiores e menores. A urina flui de vários ductos coletores no interior do rim para um cálice menor, e deste, através de um cálice renal maior, para a pelve renal, que se conecta a um ureter.

[pic 6]

FUNÇÕES DOS RINS:

        -Regulação dos níveis iônicos no sangue: os rins fazem a manutenção da concentração dos íons-chave dentro de uma variação normal pelo equilíbrio da ingestão dos mesmos pela dieta e a perda desses íons pela urina. Os principais íons que são regulados: sódio, potássio, cálcio, cloreto e fosfato.[pic 7]

        -Regulação do volume e da pressão sanguíneos: os rins ajustam o volume sanguíneo no corpo, restituindo a água ao sangue ou eliminando-a na urina. Também ajudar a regular a pressão sanguínea, adaptando o fluxo sanguíneo para dentro e para fora dos rins e ajustando o volume snaguíneo.

        -Regulação do pH sanguíneo: os rins regulam a concentração de íons H+ e íons de bicarbonato (HCO3-) no sangue. Se o fluido extracelular torna-se ácido demais, os rins removem H+ e conservam íons de bicarbonato (HCO3-), que atuam como um tampão. Ao contrário, quando o fluido extracelular torna-se muito alcalino, os rins removem HCO3- conservando o H+.

        -Produção de hormônios: os rins produzem 2 hormônios – o calcitriol, a forma ativa da vitamina D, que ajuda a regular a homeostase do cálcio; e a eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (334 Kb)   docx (474.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com