TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinário - Questões

Por:   •  15/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 12

Centro Universitário de Patos de Minas

Questões Sistema Urogenital

Profª Priscilla

Laís Maíra - Anatomia I

  1. Conceitue Sistema Urinário:

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.

  1. Qual é a função principal do sistema urinário? Filtrar e eliminar a uréia.
  2. Quais as outras funções do sistema urinário que podemos citar?

Manutenção da osmolaridade do sangue; regulação do volume sangüíneo; regulação da pressão arterial; regulação do pH do sangue;  liberação de hormônios;  regulação do nível de glicose no sangue;    excreção de resíduos e substâncias estranhas. 

  1. Qual o produto formado pelo sistema urinário?

Os rins extraem os produtos residuais do sangue através de milhões de pequenos filtros, denominadas néfrons, que são a unidade funcional dos rins.

  1. O sistema urinário está composto de:

Dois rinsdois ureteres, a bexiga urinária e a uretra

  1. Conceitue rins:  Os rins são dois órgãos importantes, que continuamente filtram o sangue de modo a regular a sua composição e, sobretudo, eliminar com a urina produzida os resíduos do metabolismo que se podem tornar tóxicos para o organismo.

  1.  Onde estão situados os rins?

Estão situados na parte mais alta e posterior da cavidade abdominal, em cada lado da coluna vertebral, na região lombar.

  1. Qual a posição do rim direito em relação ao esquerdo?

O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito.

  1. Qual a posição dos rins em relação ao peritônio?

Localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome.

  1. Qual a forma dos rins?

Têm uma forma oval característica, semelhante à de um feijão.

  1. Conceitue:
  1. Margem lateral do rim: Convexa
  2. Margem medial do rim: Entalhada, confere ao rim aparência semelhante de um grão de feijão.
  3. Hilo Renal: O hilo renal é uma fenda localizada no bordo interno de cada rim por onde entram as artérias e os nervos renais e por onde saem a veia renal e os ureteres.  O hilo abre-se numa cavidade denominada seio renal que contém gordura e tecido conjuntivo.
  4. Cápsula renal fibrosa: É a mais interna e está totalmente aderida à superfície do órgão e é formada por tecido fibroso
  5.  Cápsula adiposa renal: Fica por cima da fibrosa e a camada mais externa constitui a fáscia renal.

  1. Qual a função da cápsula fibrosa?

A cápsula fibrosa tem a função de fixar e proteger, e a cápsula adiposa também tem a ação de radiador e isolantes térmicos.

13.   Conceitue

a. Córtex renal: Córtex renal é a parte mais externa do rim localizado entre a cápsula renal e a medula renal. No seu interior, encontram-se os néfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina.

b. Medula renal: Medula renal é a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pélvis. Ela contém numerosos tubos coletores de urina.

c. Pirâmides renais: constituem a parte funcional, ou parênquima do rim

d. Papila renal: As papilas renais são, na anatomia do rim, as saliências formadas pelos vértices das pirâmides medulares, sendo cada uma dela perfurada por 10 a 25 orifícios.

e. Seio renal: É um espaço de aproximadamente 2,5 cm no interior de cada rim, com abertura para a parte côncava do rim, sendo este espaço ocupado pela pelve renalcálices maiorescálices menores, vasos sanguíneos, nervos e certa quantidade de gordura.

f. Cálices renais maiores e menores: São estruturas em forma de taça que estão em contato com as pirâmides renais e coletam a urina produzida no tecido renal.

g. Pelve renal: Pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.

  1. Qual é a unidade funcional do rim?

A unidade funcional dos rins são os néfrons.

  1. Conceitue ureter:

 São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. 

Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento.

  1. Qual sua localização e trajeto?  

Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvina, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária. Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.

  1.  Como pode ser dividido?

Ele pode ser dividido em: Parte abdominal, estendendo-se da pelve até os vasos ilíacos, e a parte pélvica, dos vasos ilíacos até a bexiga. Outra divisão usada são em três porções: Proximal, média e distal.

  1. Conceitue e dê a função da bexiga urinária:

A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamento da urina. Quando a bexiga está cheia, sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da bexiga não exibe rugas. Esta área é chamada trígono da bexiga e é sempre lisa. Este trígono é limitado por três vértices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de saída da uretra. O trígono é importante clinicamente, pois as infecções tendem a persistir nessa área. A capacidade média da bexiga urinária é de 700 – 800ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com