TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema digestório

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

1) Como é a inervação de aferências e eferências para controle da mastigação? Quais são os principais músculos envolvidos nesta ação?

R: Os principais músculos da mastigação é inervado pelo terceiro ramo do nervo Trigêmeo, a parte motora do nervo mandibular inerva os músculos mastigatórios, masseter, pterigoideo medial , pterigoideo lateral , temporal. São 4 os músculos da mastigação que controlam, de cada lado, os movimentos da mandíbula: -masseter -pterigoideo medial -pterigoideo lateral –temporal.

2) Descreva 8 funções da saliva.

R: Limpeza mecânica de restos alimentares e bactérias, Lubrificação das superfícies orais, Proteção dos dentes e mucosa orofaríngea, Neutralização de ácidos orais e diluição de detritos, Atividade antimicrobiana, Funções excretoras (metais pesados e uréia); transmissão de vírus, Facilitação da fala, mastigação e deglutição, Formação do bolo alimentar para deglutição

3) Qual é a composição da saliva? Quais são as vantagens da sua utilização como fluido diagnóstico?

R: Composição: -99% água , Componetes inorgânicos (Ca+, Na+, Cl-, K+,...). Componentes orgânicos (enzimas, glicose, ureia, ...). A vantagem da utilização da saliva em diagnósticos laboratoriais reside no fato da sua disponibilidade, coleta fácil, não invasiva, armazenamento simplificado e de baixo custo. O inconveniente no seu uso está no fato de que as concentrações dos seus marcadores biológicos se encontram em níveis mais baixos em relação ao plasma e ainda não há valores de referência.

4) Cite o nome de 4 proteínas presentes na saliva e indique sua função.

Amilase: Digestão e Antibacteriano

Histatinas: Antifúngico , Proteção contra desmineralização , antibacteriano., remineralização

Mucinas: Tampão lubrificação, antiviral, digestão, antibacteriano.

Estaterinas: Remineralização, tampão lubrificação.

5) Quais são algumas complicações orais de indivíduos diabéticos? Por que elas ocorrem?

R: Periodontites e gengivites, Hiposalivação (xerostomia), caries, candidíase entre outros. Isto ocorre por conta do elevado nível de açúcar no sangue quando a diabetes não está bem controlada, quando comparada com uma pessoa que não tem diabetes. E como toda infecção, a doença gengival pode aumentar o nível de açúcar no sangue tornando mais difícil o controle da diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com