TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação na Enfermagem

Por:   •  22/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O aceleramento da tecnologia e avanço científico vem aumentando cada vez mais entre as duas décadas tendo como referencial tecnológico a microeletrônica que tem se destacado de forma significante na organização e qualificação dos profissionais da educação em saúde, no que se refere bem de produção serviço nesta transição do modelo de produção que vem sendo substituída pelo o novo paradigma tecnológico, de modo que a sociedade tecnológica atual não lhe permite pensar em educação a saúde sem utilizar a mesma, nos diferentes processos de aprendizagem utilizando esta forma de ensinar e aprender.

Nos dias atuais os profissionais se tornaram mediadores e facilitadores no que se refere ao ensino e aprendizagem deixando assim de ser apenas receptores de conhecimento, fazendo uso da tecnologia e seus recursos, nesta nova abordagem e conceitos tecnológicos, novos e variável que a sociedade vem demostrando em muitos casos não é uma nova tecnologia, mas sim uma inovação de uma tecnologia já existente e bastante rápida no processo de desenvolvimento em educação e saúde. Durante o desenvolvimento do trabalho irei relatar brevemente alguns aspectos sobre a criação das principais fontes de tecnologia e seu uso na área da educação em saúde.

OBJETIVOS

GERAL

Diagnostica através da tecnologia o seu uso coreto os fatores preponderantes e relevantes ao bom desenvolvimento de suas atividades, o gral de motivação na carreira dos profissionais da educação e saúde.

ESPECIFICO

Examinar o papel da tecnologia educacional em relação as dimensões culturais na formação dos futuros profissional. Apontar os aspectos críticos a partir da análise comparativa da tecnologia atual e ideal para futuro profissionais da educação e da saúde.

PROBLEMA

Quais são as consequências do mau uso da tecnologia educacional na formação dos futuros profissionais da educação e da saúde?

6. DEFINIÇÃO DA TECNOLOGIA

A enciclopédia define tecnologia da informação como sendo um pacote de ações desenvolvidas através de recursos de computadores que tem por objetivo armazenar, transmitir e promover o acesso á informações e ainda permitir que tais informações tenham segurança. A partir disso teve-se o desenvolvimento de novas tecnologias de informação que modificaram o modelo de biblioteca e centros de documentação, tudo isso diminuiu custos, melhorou o acesso e a velocidade pela qual o conhecimento e as informações chegam ás pessoas.

Os sistemas de informação são compostos por dados armazenados em forma de esquemas e softwares.

Os países conhecidos como grandes desenvolvedores da tecnologia da informação são a Suécia, Singapura, Dinamarca Suíça e Estados Unidos.

Conforme ainda evidenciado a área da saúde ainda é muito carente de informações eficazes e atempadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os sistemas operacionais usados na saúde não atendem á real necessidade, porem mesmo assim ainda possibilita o acesso ao cuidado e criação de plataformas de ação.

7. DESENVOLVIMENTO

Os computadores começaram a ser tornarem importantes em 1960. Na década de 70 as linhas telefônicas de voz passaram a permitir o acesso a terminais remoto de computadores e as telecomunicações tornaram-se uma base tecnológica.

7.1 O SURGIMENTO DA INTERNET

A história da internet começou em 1960 através da criação do telegrafo que era um transmissor de mensagens através de dois pontos gerados por ondas de rádio e fios elétricos. Depois deste evento houve a criação do sistema binário que era a codificação de letras e o seu sequenciamento, este sistema foi aprimorado em 1605 por Francis Bacon.

O primeiro computador digital eletrônico foi criado em 1946 por cientistas norte-americanos e pesava 30 toneladas e ocupava 180 metros quadrados e realizava apenas cálculos.

Um dos pioneiros na criação da internet foi J.C.R Licklider em 1962 difundindo a rede galáctica que concentraria todos os computadores em um apenas; após isso surgiu a rede arpa que conectou Universidades á Centros de pesquisas (Universidade da Califórnia, Instituto de pesquisa de Stanford e Universidade de Utah.

Em 1971 com Virton Cerf e sua equipe surge o termo Internet.

8.  A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DA SAÚDE

        

8.1 Ensino á distancia (EAD)

Foi considerada uma inovação pedagógica na área da saúde para auxiliar na educação continuada, vem se estabelecendo através da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei 9.394 que a tornou uma modalidade regular no sistema educacional.

Vantagens da EAD:

Autoaprendizagem feita através de recursos organizados apresentados em diferentes suportes de informação.

O uso da tecnologia beneficia o profissional da saúde, pois através dela é possível se desenvolver um profissional com uma postura mais critica, auto formação e autogestão levando a uma melhoria no trabalho da interdisciplinaridade, na transmissão do conhecimento e do saber fazer in lócus, todas estas mudanças são ocasionadas pelo uso da tecnologia e a utilização do EAD e ainda com a criação do SUS houve várias mudanças e tais precisam ser supridas pela formação e desenvolvimento dos profissionais e através disso mudanças na forma de educar, cuidar, tratar e acompanhar a saúde dos brasileiros.

Os materiais utilizados no EAD são a transmissão em televisão, fitas de vídeo e áudio, CD_ROM, kits de material experimental, orientação por computador, videoconferências, teleconferências, correio eletrônico, fórum e chat (OLIVEIRA Man, 2007).

9.  O USO DA TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO

Segundo (Marques, Ir & Marin, H; 2002), a internet tem sido pouco explorada pela enfermagem, porém esta é uma ferramenta que poderia ser usada em busca de aperfeiçoamento profissional, extensão dos serviços oferecidos á população e a educação oferecida á mesma. Foi a partir desta percepção que surgiu a criação do website com objetivo de promover a educação em saúde, para tal criação foram usados dados coletados do Ministério da Saúde que apontavam um aumento nos casos de doenças coronarianas o Cardiosite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com