TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Por:   •  17/5/2017  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

PRIMEIROS CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO, NA SALA DE PARTOS

Os primeiros cuidados ao recém-nascido são prestados logo após o nascimento, na sala de partos, e começam assim que a cabeça do bebé é expulsa. Saiba o que se vai passar e que cuidados são estes.

Nos partos vaginais, não instrumentados, assim que a cabeça e os braços do bebé são expulsos, e caso a mãe o deseje e o estado do bebé o permita, pode pedir ao enfermeiro para ser a primeira a segurá-lo e a tirá-lo de dentro de si, deste modo poderá colocá-lo logo sobre o seu peito para que ele a oiça e sinta o seu calor e cheiro, a isto chama-se contacto pele a pele.

Logo após o nascimento pode colocar o bebé deve ser colocado em cima da mãe em contacto pele a pele.

Se o bebé estiver bem, e caso a mãe ou o acompanhante queiram, podem pedir para cortar o cordão umbilical e manter o contacto pele a pele, no entanto, é necessário secar bem o bebé e colocar-lhe um gorro, para evitar a perda de calor.

O bebé é avaliado pelo enfermeiro que o recebe, fazendo o despiste de malformações, aspiração de secreções em caso de necessidade, administração de uma injeção de vitamina K para prevenir hemorragias e, em alguns hospitais ainda se faz, prevenção de conjuntivites, mediante a aplicação de uma gota de colírio em cada olho. O pediatra apenas estará presente caso o enfermeiro ache necessário ou se o parto for instrumentado.

Após o nascimento o bebé é avaliado pelo enfermeiro e, em caso de necessidade, pelo médico.

De seguida o bebé é pesado, é-lhe atribuído o índice de apgar, são colocadas pulseiras de identificação ao bebé e à mãe, cor-de-rosa ou azul mediante o sexo do bebé, e no fim o bebé é vestido.

Caso deseje amamentar, assim que o bebé demonstre vontade em comer pode oferecer-lhe a mama, pois é na primeira hora de vida que este se encontra mais desperto e recetivo a estímulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com