TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivências CEDITE

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

4.4 Centro de Especialidades Diagnose e Terapia (CEDITE)

Orientadora de Estágio: Fábio Carvalho de Sousa

Estagiária: Antonia Erica Rodrigues Costa

Período: 19/09/2016 a 18/10/2016

Dando continuidade ao Estagio Supervisionado III, fomos encaminhados ao Centro de Especialidades Diagnose e Terapia (CEDITE) do Hospital Municipal Dr. José Evangelista de Oliveira, que é composto por 01 Laboratório, 01 sala de digitação de exames, 01 sala de imobilização, 01 de Ouvidoria do SUS, 05 consultórios, 01 sala de coleta de exames laboratoriais, 01 sala de baciloscopia, 01 sala de ultrassonografia com 01 sala de espera, 01 sala de reuniões, 01 sala de coordenação, 01 recepção e 03 banheiros, além de contar com Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Serviço social, Setor de ECG e Teste do Pezinho, Setor de Ultrassonografia e Raios-X.

Neste setor acontecem os atendimentos com especialidades médicas, tais como: dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, ginecologia, e exames como: ultrassonografia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, teste do pezinho, radiografia e mamografia.

        Os atendimentos abrangem além do município de Ipu, os municípios de Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba e Hidrolândia, estes são previamente agendados. A ordem dos atendimentos das consultas se dar por ordem de prioridade, sequenciada assim por gravidade do problema, depois os idosos, em seguida as gestantes, as pessoas que residem longe e por último quem reside na cidade.

        Na recepção do setor, acontece o primeiro contato com o paciente, neste local foi possível o aperfeiçoamento da humanização do atendimento, visto que ao adentrarem o setor, este é o local que o público mais procura para orientações e retirada de dúvidas, devendo assim se estabelecer um contato efetivo e humano para com os pacientes.

Dessa forma, nos dias destinados as consultas de especialidades médicas, é disponibilizado um mapa de atendimento com o nome, local de residência, data de nascimento e assinatura de todas as pessoas agendadas para aquele dia. Caso seja a primeira consulta com o especialista é aberto um prontuário, se for retorno ou se o paciente já tiver passado pelo especialista, seu prontuário é procurado, pois estes são guardados e organizados por ordem alfabéticas e separadas por especialidades. Neste setor, tivemos oportunidade assim de abrir prontuários, procurar e organizar os mesmos, além de preencher os formulários de admissão de pacientes que iam submeter a cirurgias.

Posteriormente, fomos encaminhados a sala onde são feitos os Eletrocardiogramas (ECG) e testes do pezinho. Os ECG’s do setor são realizados de Segunda a Sexta e o teste do pezinho nos dias de Segunda, Terça e Quinta, ambos no horário das 07:00 às 09:00 hrs da manhã. Nas sextas feiras é realizado a entrega dos exames e são enviados os exames feitos na semana para análise.

O ECG é um exame complementar importante para a interpretação do ritmo cardíaco e para a detecção de isquemia do coração. O eletrocardiograma é também de grande valor na avaliação de outros tipos de anormalidades cardíacas, incluindo doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatia, pericardite e sequelas cardíacas da hipertensão arterial. (MD.SAÚDE, 2016).

No que diz respeito aos ECG’s, existe um mapa diário disponibilizado pela Secretária de Saúde semelhante ao utilizado na recepção nos dias de atendimento de especialistas  contendo o nome do paciente, o local de residência, a data de nascimento e um espaço para a assinatura do paciente. Ao chegar no setor são colhidas as assinaturas e as requisições do exame, que são organizados por ordem de prioridade. Os dados do paciente são repassados para um livro existente no setor que é organizado por mês e dia, a fim de que no final  de cada mês seja feito a produção mensal, com a quantidade de ECG’s feitos no referido mês.

No setor , ainda pudemos observar a execução do  Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), programa instituído pela portaria nº 822/ GM/ MS em 06 de Julho de 2001, tendo como objetivo geral, identificar distúrbios e doenças no recém-nascido em tempo oportuno para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, conforme estabelecido nas linhas de cuidado, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas.(PORTAL DA SAÚDE, 2014)

A coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, na idade ideal, do 3º ao 5º dia de vida, possibilita o diagnóstico de certas doenças genéticas, endocrinológicas e doenças metabólicas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento (PORTAL DA SAÚDE, 2014)

O processo de realização do exame consiste em coletar quatro gotas de sangue em um papel filtro que vem agregado a uma ficha que são preenchido os dados do RN, o número da amostra , os dados são preenchidos também em um livro que fica na Unidade, onde constam os dados do RN, número da amostra e resultado.  Após a coleta, o material  é mantido na Unidade durante no máximo quatro dias e nas sextas feiras são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEM), que é responsável pelas análises, sendo reencaminhado os resultados ao local de origem após três meses.

Atualmente o (LACEN) estuda e tria 6 doenças ou distúrbios: hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase, Anemia Falciforme e hemoglobinopatias, fibrose cística, Hipotíreodismo congênito e fenilcetonúria.

Durante o período neste setor tivemos oportunidade de realizar diversos ECG’s, observar e auxiliar na realização dos testes do pezinho, preencher todos os dados necessários e realizar a entrega dos exames nas sextas feiras.

Outro setor que tivemos a oportunidade de passar foi a Farmácia do Hospital, embora não pertencente ao CEDITE, é um setor de grande importância para o conhecimento da rotina do setor e do próprio Hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com