TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Deontologia

Por:   •  3/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

FARMÁCIA

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO

ANTONIO SMITH FARIAS JÚNIOR

01318862

Atividade Contextualizada

Ananindeua

2021

DANTONIO SMITH FARIAS JÚNIOR

01318862

 

Atividade Contextualizada

 

     Trabalho apresentado à professora Priscila Maria de Lima Santos como requisito para composição da nota na disciplina de Deontologia e Legislação, no curso de Farmácia da Faculdade de Maurício de Nassau.  

 

 

Ananindeua

2021

Uma drogaria continha um cartaz em seu interior que oferecia um medicamento capaz de mascarar os efeitos do álcool e orientando os clientes a usá-lo caso fossem beber e dirigir. O balconista, então, realizava a venda do medicamento sem exigir a prescrição e, além disso, informava aos clientes que não havia contraindicações. No momento em que a fiscalização do CRF chegou ao local, não estavam presentes nem o farmacêutico responsável e nem seu assistente técnico, ou seja, os medicamentos eram vendidos pelos balconistas, sem haver uma orientação. Baseado (a) nisto, responda:

  1. Quais as infrações cometidas pelo farmacêutico?
  2. b) Quais valores da ética farmacêutica foram quebrados por este profissional? Por quê?
  3. Qual seria o papel do farmacêutico neste estabelecimento?
  4. Qual a resolução que estabelece as infrações e as regras de aplicação de sanções disciplinares?
  5. Cite um dever proibido e uma Proibição cometida?

De acordo com texto a infração está no fato do farmacêutico não se encontrar na farmácia no momento da visita do CRF, quanto ao cartaz foi cometida o ato deliberado de infração ética tanto da farmácia que expôs um cartaz quanto do  profissional  farmacêutico, pois permitiu deliberadamente os anúncios que  podem induzir  o  uso  indevido de  medicamentos, além de propaganda  enganosa, ao  oferecer  um  produto  ao  consumidor  de  forma  contrária  à  regulamentação  da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já no caso do estabelecimento não ter a presença do profissional no ato da inspeção do CRF a farmácia será devidamente autuada pela falta do profissional notificado.

O papel fundamental do profissional farmacêutico neste contexto é a de responsabilidade, honestidade e comprometimento que não ocorreu pois ao vender um produto instigando o seu uso indiscriminado o  Farmacêutico  coloca em risco  a  vida  e  a integridade  física  das  pessoas,  ação esta totalmente irresponsável e desmedida pois este possui  conhecimentos  para identificar que  o  produto  não correspondia ao que foi  divulgado

As infrações neste caso são as mais diversas possíveis, tanto do profissional quanto do estabelecimento pontuo as que considero mais graves :a responsabilidade técnica,  pois sem  um  responsável  técnico  a  farmácia  não  consegue  autorização  do  Conselho Regional  de  Farmácia para  funcionar;  organizar  e  manter  cadastro atualizado  com dados técnico-científcos  das  drogas,  fármacos  e  medicamentos  disponíveis  na farmácia  (Anexo  III  –  Seção  II  -  Art.  13 p. II); proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes, internados ou não, em estabelecimentos hospitalares ou ambulatoriais,  de natureza  pública  ou  privada  (Art.  13  p.  III); estabelecer  protocolos de vigilância farmacológica e  medicamentos,  produtos farmacêuticos  e  correlatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com