TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Por:   •  28/5/2019  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE     CONTEXTUALIZADA

NOME: DIANA SILVA SNTOS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PROFESSOR: WANDERLY DO CARMO SILVA

TUTOR: ELLIS LAKISS

MATRICULA: 01210018

DISCIPLINA: PRÁTICA PR        OFISSIONAL I

 Por que a inovação se tornou algo tão importante? Por que diferentes países, especialmente os mais ricos, investem somas crescentes para desenvolver o potencial inovador de suas empresas? A razão é que os processos inovadores, expressos em novos produtos, processos e patentes, têm relação direta com o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o aumento da competitividade, fator essencial para o progresso das empresas e das economias nacionais.

Michael Porter, professor norte-americano conhecido por ser uma autoridade em estratégia empresarial, considera que as empresas podem concorrer por diferenciação ou por preço. A empresa que concorre por preço normalmente tem uma linha de produtos padronizados e busca reduzir seus custos, entre eles o de mão-de-obra. A empresa que concorre por diferenciação procura lançar bens que se destacam no mercado e pelos quais as pessoas se dispõem a pagar mais. É de se entender, portanto, que essas empresas passem a se organizar internamente para o desenvolvimento de novos produtos e processos, tendo como objetivo criar um diferencial, e não necessariamente baixar custos. Nesse caso a mão-de-obra é um gerador de riqueza e não mais um item na coluna dos custos.

Diante o que foi apresentado, responda às questões abaixo:

  1. O que é inovação?
  2. Qual a diferença entre inovação incremental e inovação de ruptura?
  3. Como as pessoas que trabalham em uma organização podem contribuir para a sustentabilidade do negócio por meio da inovação?
  4. O que deve ser feito pelas empresas para que as ideias dos colaboradores sejam ouvidas e implementadas?

1. Ação ou efeito de inovar, aquilo que é novo, coisa nova, novidade.

Inovar é explorar novas ideias ou readaptar as ideias dos outros de forma única ou original de modo que esta readaptação seja o objetivo desejado inicialmente pelo idealizador.    

2. Inovação incremental não tem por habito romper paradigmas, tão pouco agregar nova funcionalidades inexistentes em produtos serviços ou processos; Inovação de ruptura ou disruptiva vem para criar novos mercados e desestabilizar a concorrência, permite navegar por oceanos azuis. É geralmente algo simples e mais barato, além de atender, um publico e um mercado diferente, talvez nunca pensado até aquele momento. A inovação disruptiva tem o objetivo de quebrar paradigmas.

3. Com o empreendedorismo corporativo, que é aplicar a atitude de empreendedor no âmbito corporativo. A presença de empreendedores em uma empresa potencializa o seu crescimento.    

4. As empresas devem oferecer ambiente de trabalho favorável a inovação e criatividade, para seus colaboradores, permitindo que a equipe esteja sempre motivada com um clima no ambienta de trabalho satisfatório.                                              

Fontes:

http://www.ideiademarketing.com.br/2015/11/11/inovacao-incremental-ou-disruptiva-voce-sabe-a-diferenca/      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (246 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com