TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Dos Neurotransmissores Na Depressão

Por:   •  19/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.392 Palavras (18 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Curso de Bacharelado em Farmácia

CRISTINE VASCONCELOS MARTINS

LORENA DILZA MACHADO GALVÃO

WALLACE PAULO LIMA DOS SANTOS

FISIOLOGIA HUMANA: INFLUÊNCIA DOS NEUROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO

 

ANANINDEUA/ PA

2023

 CRISTINE VASCONCELOS MARTINS[pic 3]

LORENA DILZA MACHADO GALVÃO

WALLACE PAULO LIMA DOS SANTOS

FISIOLOGIA HUMANA: INFLUÊNCIA DOS NEUROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de farmácia como requisito para obtenção da nota da 2ª AVA na disciplina de Tópicos Integradores sob orientação e requisição do Professor Dr. Bruno José Martins.

ANANINDEUA/ PA

2023

SUMÁRIO[pic 4]

1

TEMA

4

2

PROBLEMATIZAÇÃO

5

3

OBJETIVOS

6

3.1

OBJETIVO GERAL

6

3.2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

6

4

JUSTIFICATIVA

7

5

HIPÓTESES/ PERGUNTAS NORTEADORAS DA PESQUISA

8

6

CONTEXTUALIZAÇÃO

9

7

MATERIAIS E MÉTODOS

11

8

RESULTADOS

13

9

CONCLUSÃO

15

REFERÊNCIAS

16

RESUMO[pic 5]

A depressão é uma patologia classificada como transtorno biopsicológico de humor ou afetivo, com sinais e sintomas característicos: tristeza profunda, apatia, irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, desinteresse e falta de motivação. Atualmente, principalmente após a pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo na prevalência de depressão na população mundial. O cérebro sofre modificações mediante os processos depressivos, como baixa produção dos neurotransmissores no Sistema Nervoso Central, principalmente serotonina, dopamina e norepinefrina, responsáveis pela sensação de prazer, motivação, concentração e bem-estar. Este estudo objetiva realizar uma revisão bibliográfica da literatura acerca da influência dos neurotransmissores na depressão, além de promover o desenvolvimento de um material didático, um folder, com características educativas, capazes de elucidar os mecanismos que envolvem a depressão. Conclusão: Os folders educativos são uma ferramenta de grande auxílio para o repasse de informações importantes sobre a depressão de forma clara, simples e objetiva, facilitando o entendimento sobre a temática abordada.

Palavras-chave: Depressão; Neurotransmissores; Saúde Mental; Comunicação Neuronal.

1 TEMA

A Fisiologia Humana é uma das grandes áreas das Ciências Biológicas, uma ciência que integra conhecimentos anatômicos, químicos e físicos na compreensão do funcionamento do organismo em homeostasia. A fisiologia é essencial para a compreensão das funções mecânicas, físicas e bioquímicas e o funcionamento do corpo humano como um todo (HALL, 2011).

A depressão é um transtorno de humor de ampla incidência no mundo. Os principais sintomas são: perda de energia física e mental, apatia, baixa sensibilidade ao prazer, dores físicas, sofrimento psíquico, tristeza, pessimismo, baixa autoestima e tendência ao isolamento, que podem levar ao suicídio. O cérebro compreende a depressão como uma alteração na produção dos neurotransmissores - substâncias químicas no Sistema Nervoso Central (SNC), responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar (PORFIRIO e CARTONI, 2020).

O desequilíbrio nos sítios de atuação dos neurotransmissores pode desencadear modificações e distúrbios à saúde. Atualmente existem diversos tratamentos que levam a melhora de pacientes portadores da síndrome depressiva, os quais consistem na utilização de medicamentos capazes de atuar nas conexões entre os neurônios e proporcionar uma melhora da depressão (PORFIRIO e CARTONI, 2020).

Diante do exposto, enquadrando-se na disciplina de Fisiologia Humana, este projeto de pesquisa objetiva realizar uma revisão bibliográfica acerca da influência dos neurotransmissores na depressão. Na depressão, há alterações nas estruturas cerebrais, mudanças na comunicação dos neurônios e comportamento. A comunicação entre neurônios é afetada pela falta de hormônios, tais como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, que alteram o humor, o sono, bem-estar e funções cognitivas (FEITOSA et al., 2021).

Em estudos do Sistema Nervoso Central, são envolvidos mecanismos complexos e de difícil entendimento pelos discentes, visto que não se pode estudar de forma palpável, macroscópica, e sim, somente processos que ocorrem a nível celular. Portanto, o grande desafio trata-se de integrar os conhecimentos específicos dessas alterações nas estruturas neuronais, hormônios e neurotransmissores no desenvolvimento da depressão e o impacto disto para a vida dos indivíduos, principalmente após a pandemia Covid-19.

Como perguntas norteadoras para a pesquisa, destacam-se: “Qual o papel dos neurotransmissores na depressão? Como ocorre o processo fisiológico (normalidade) e o processo fisiopatológico? Como explicar tal temática de forma mais simples para que haja entendimento pelos alunos da área da saúde e/ou indivíduos sem conhecimento tangível do assunto?

2 PROBLEMATIZAÇÃO

A depressão é uma patologia psiquiátrica cada vez mais frequente, no Brasil e no cenário mundial, atingindo cerca de 300 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A depressão é um distúrbio de humor, crônico e recorrente, relacionado com alterações cognitivas e psicomotoras, capaz de prejudicar o relacionamento social, emocional e profissional do indivíduo (OPAS, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com