TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relatorio Drogaria

Por:   •  22/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

CURSO DE FARMÁCIA

Marlon Dias Ramos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO III E IV

                                        

BELO HORIZONTE

MAIO/2021

Marlon Dias Ramos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO III E IV

Relatório de estágio apresentado à Faculdade de Ensino de Minas Gerais (FACEMG) como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Farmácia.

                                        

BELO HORIZONTE

MAIO/2021

Resumo

O estágio III e IV é um processo de ensino e aprendizagem que oferece ao estudante situações praticas vivenciada em ambientes reais de atuação profissional.

O estagio tem como finalidade observar e aprender sobre a área de atuação do farmacêutico, além de vivenciar as dificuldades do cotidiano farmacêutico. O estágio tem uma importância crucial na vida acadêmica, pois se obtém uma visão diferenciada da farmácia clinica para que possa se tornar um campo de atuação. Este relatório destina-se à descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio curricular como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Farmácia. 

Neste relatório será descrito a importância do acompanhamento farmacêutico na Farmácia Clinica, e seus desafios. Também será abordada a apresentação da empresa onde foi realizado o estagio, caracterização da equipe e atividades desenvolvidas durante o estagio.


Sumário

Resumo

1- Introdução5

2- Apresentação da empresa6

3- Caracterização da empresa6

4- Caracterização da equipe......................................................................................6

5- Atividades desenvolvidas7

6- Considerações finais10

7- Referencias11

8- ANEXO12


  1. INTRODUÇÃO

Com a formação do profissional farmacêutico se torna decisivo para o futuro da pratica da atenção farmacêutica, pois ao adquirir os  conhecimentos  de  farmácia  clinica, o  farmacêutico  estará  apto  para  realizar  acompanhamento  farmacoterapeutico  completo e  de  qualidade  avaliando  os  resultados  clinico  –  laboratoriais  dos  pacientes  (PEREIRA, FREITAS. 2008).

Vale ressaltar que além do conhecimento de farmácia clinica, a atenção farmacêutica  é  uma  ferramenta  que  facilita  a  interação  do  farmacêutico  com  o  usuário do sistema de  saúde facilitando um melhor  acompanhamento dos pacientes,  controlando a  farmacoterapeutica,  prevenindo,  identificando  e  solucionando  problemas  que  possam surgir durantes esse processo (PEREIRA, FREITAS. 2008).

O problema relacionado ao medicamento (PRM) esta relacionado a farmacoterapia  que  interfere  ou  pode  interferir  nos  resultados  terapêuticos  e  na qualidade  de  vida  do  usuário,  as  causas  mais  comuns  estão  relacionados  ao  sistema  de saúde,  ao  usuário  e  seus  aspectos  biopsicossociais  aos  profissionais   de  saúde  e  ao medicamento (Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica. 2002 ).

O estágio III e IV tem como finalidade acompanhar a atuação do farmacêutico na atenção farmacêutica prestada na drogaria e auxiliar na implantação de uma sala para atendimento da Farmácia Clinica na drogaria.

Este relatório destina-se à descrição da atividade desenvolvida no estágio curricular em drogaria, fazendo parte das exigências do curso de Farmácia da Faculdade de Minas Gerais- FACEMG, como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Farmácia.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Drogaria Oliveira está no mercado há quase 6 anos é uma empresa que vem crescendo aos poucos por sua excelência no atendimento, e preço baixo nos medicamentos é uma empresa que dá oportunidades de trabalho as pessoas e valoriza principalmente o farmacêutico.

Localizada na Av. Adair de Souza, 71- Belo Vale, Santa Luzia – MG. O estabelecimento possui uma infra estrutura media, contendo paredes externas com coloração branca e sendo um ambiente iluminado estando apto a RDC 44 /2009.  No local contem uma sala para atividades administrativas, recebimento, armazenamento e depósito de produtos, dispensação de medicamentos, cozinha, depósito de material de limpeza e banheiro sanitário de uso exclusivo para os funcionários.  Possui uma sala específica para atendimento dos serviços de farmácia clínica e também para realização de atendimentos como perfuração de orelha, aferição de glicemia sanguínea aferição de pressão arterial e aplicação de injetáveis.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A drogaria possui quatro computadores, uma impressora fiscal e uma comum, câmeras de vigilância, pia, lixeiras, geladeira, prateleiras, armário com chave, balcão e ventiladores

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE

O presente local é destinado ao atendimento ao público geral, a composição da equipe é de uma farmacêutica, dois balconistas, uma administradora, uma operada de loja, e um motoqueiro.

As principais atividades de gestão envolvem o ciclo de atendimento em uma drogaria visando sempre como estabelecimento de saúde; seleção, aquisição, e venda de medicamentos; dispensação por meio da farmácia popular; ações de promoção ao uso racional de medicamentos; assistência e orientação ao cliente (paciente) sobre o uso correto dos medicamentos e armazenamento.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

5.1- Conhecer a estrutura física do local do estágio, o pessoal e dinâmica do funcionamento:

Tive oportunidade de conhecer várias atividades feitas na drogaria, com orientações da minha supervisora, conheci tudo que compõe uma drogaria, a sala de injetáveis, banheiro, cozinha, escritório, tipos medicamentos que eles trabalham, perfumarias e outros, pude observar também a forma de atendimento aos clientes, e também os funcionários.

5.2- Realizar a leitura do Projeto de implantação da Farmácia Clinica na drogaria e leitura de POPS:

Diante da necessidade de um atendimento mais personalizado visando garantir a efetividade do tratamento do cliente, a farmacêutica responsável pela drogaria decidiu junto com a proprietária implantar a farmácia clinica no local.

Esse primeiro momento foi realizado procedimentos testes para avaliar o funcionamento e resultado desse projeto. Para ter melhor conhecimento a farmacêutica disponibilizou o projeto por escrito para leitura e com isso sanar possíveis duvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com