TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19

Por:   •  2/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-UNIFACEMA[pic 1]

BACHARELADO EM FARMÁCIA

LUCIANA DA SILVA AMORIM

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: uma revisão integrativa

CAXIAS/MA

2021[pic 2]

LUCIANA DA SILVA AMORIM [pic 3]

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19: uma revisão integrativa

Pré-projeto de pesquisa apresentado à Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I do curso de Farmácia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão –UNIFACEMA como requisito parcial para obtenção de nota.

Orientador: Profº Me. Rodolfo Ritchelle

CAXIAS- MA

2021

SUMÁRIO[pic 4][pic 5][pic 6]

  1. INTRODUÇÃO        04
  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA        04
  2. PROBLEMA        05
  3. HIPÓTESES        05

1.3.2 Hipóteses Primária        05

1.3.2 Hipóteses Secundária        05

  1. OBJETIVOS        05

1.4.1 Objetivo Geral        05

1.4.2 Objetivo Específicos        05

  1. JUSTIFICATIVA        06

1 INTRODUÇÃO

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:  ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19

Os coronavírus são grandes vírus de RNA de fita simples, positivos, que infectam humanos, mas também uma grande variedade de animais. Os coronavírus foram descritos pela primeira vez em 1966 por Tyrell e Bynoe, que cultivaram os vírus de pacientes com resfriados comuns. Existem quatro subfamílias, nomeadamente alfa, beta, gama e delta-coronavírus. Enquanto os coronavírus alfa e beta aparentemente se originam de mamíferos, em particular de morcegos, os vírus gama e delta se originam de porcos e pássaros. Entre os sete subtipos de coronavírus que podem infectar humanos, os beta-coronavírus podem causar doenças graves e fatalidades, enquanto os alfa-coronavírus causam infecções assintomáticas ou levemente sintomáticas (VELAVAN; MEYER, 2020).

Em dezembro de 2019, ocorreu um surto de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Em janeiro de 2020, foi identificado pelos pesquisadores chineses o agente etiológico, um novo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (Sars-CoV-2). O surto teve início em um mercado de frutos do mar e animais vivos e se alastrou para as diversas nações do mundo. Como resultado, em março do ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia mundial pela doença que ficou conhecida como Coronavirus disease 2019 (Covid-19) (LULA-BARROS; DAMASCENA, 2021).

SARS-CoV-2 (CoV-2) é um coronavírus pandêmico que causa a síndrome COVID-19, que pode incluir sintomas de infecção respiratória superior (URI), dificuldade respiratória grave, lesão cardíaca aguda e morte. CoV-2 está intimamente relacionado a outros coronavírus, incluindo os agentes causais em SARS e MERS pandêmicos (SARS-CoV e MERS-CoV, respectivamente) e vírus endêmicos tipicamente associados a síndromes URI leves (hCoV-OC43, hCoV-HKU1, hCoV- 229E e hCoV-NL63) (BRANN et al., 2020).

A Assistência Farmacêutica durante a pandemia da Covid-19 é de extrema importância, uma vez que o farmacêutico se encontra habilitado para direcionar e promover o uso racional dos medicamentos, acompanhar os casos mais simples, realizar testes rápidos para a Covid-19, notificar os casos suspeitos e encaminhar ao atendimento médico para averiguação do diagnóstico mais preciso. Os farmacêuticos que estão na linha de frente têm se tornado profissionais essenciais ao contribuírem com seu conhecimento a respeito dos medicamentos, efeitos adversos, doses e interações medicamentosas, ajudando outros profissionais e orientando os pacientes por meio da atenção farmacêutica (RUBERT;CINTIA et al., 2020)

Os serviços farmacêuticos têm sido de grande contribuição em várias frentes no combate à COVID-19: nos sistemas de apoio, no apoio à tomada de decisões clínicas, em especial sobre a farmacoterapia, na farmacoepidemiologia e farmacovigilância; e no cuidado farmacêutico à família, à comunidade e ao usuário. Direcionado à família e a comunidade tem apresentado inúmeras ações de cuidado direto do farmacêutico que constituem a educação em saúde, as PICS, o atendimento farmacêutico (inclusive remoto), a revisão da farmacoterapia, manejo das doenças crônicas, atividades essenciais à melhoria da assistência à saúde da população (TRITANY; RAFAEL FERNANDES; TRITANY; ERIKA FERNANDES Saúde em Redes, v.6, n.2 Suplem., 2020)

1.2 PROBLEMA

Quais as contribuições da assistência farmacêutica durante a pandemia de covid 19?

1.3 HIPÓTESES

A assistência farmacêutica durante a covid 19, mostrou-se de suma importância, uma vez que os serviços farmacêuticos foram procurados em grande escala;

Tem contribuído para a redução da sobrecarga no ambiente hospitalar, já que pode prescrever terapêuticas farmacológicas (isentas de prescrição) e não farmacológicas, garantindo um tratamento adequado e cuidado maior ao paciente;

Profissional capacitado para orientar sobre o uso correto de medicamentos, ajudando a evitar a automedicação nesse período.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral:

  • Descrever as contribuições da assistência farmacêutica durante a pandemia da covid 19.

1.4.2 Objetivos Específicos

  • Demonstrar as contribuições da assistência farmacêutica no contexto pandemia diante de tomadas de decisões;
  • Analisar como a indústria farmacêutica tem se comportado durante a pandemia no sentido de prestar assistência ao cliente.

  1.  JUSTIFICATIVA

O presente estudo é justificado e sustentado por meio de dados científicos que mostram que a assistência farmacêutica passou a ter uma evidência maior durante a pandemia, sendo o farmacêutico integrante fundamental, por ser um dos primeiros profissionais de saúdes a serem procurados pela população, onde se torna responsável pela orientação sobre uso correto dos medicamentos, evitando assim a automedicação, realização de exames para detectar covid-19, orientar formas de prevenção e encaminhar para o médico em casos de suspeitas de covid-19, dentre outros serviços prestados de suma importância no combate à COVID-19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com