TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canais de sodio

Por:   •  23/10/2015  •  Artigo  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

Figura 7. Estrutura do canal de Na+ com seus quatro módulos

NOÇÕES SOBRE A ESTRUTURA DO CANAL DE Na+
O canal é uma estrutura protéica, formada por quatro módulos que rodeiam um poro central. Possui uma unidade principal, denominada subunidade a e outras duas assessórias auxiliares circundantes ß1 e ß2. O canal de Na
+ é determinante da velocidade de condução do estimulo pela amplitude de sua fase 0. A figura 7 mostra a estrutura tetramodular  da subunidade a do canal de Na+ [22,21].

1) Subunidade principal  a: constituída  por quatro módulos  ou domínios (I, II, III e IV)  dispostos em  círculo contornando um poro central determinante das propriedades de condutância, impedância e trans-locação do cátion Na+. Cada um destes domínios contem 6 regiões de membrana denominadas S1 a S6. A região S4 atua como um sensor de voltagem.  A região entre S5 e S6 no domínio IV pode bloquear o poro do canal formando uma alça chamada alça P ("P-loop") a qual é a mais externa. Esta é a região, mas estreita do poro e responsável pela sua seletividade iônica. A porção interna do poro está formada por a combinação das regiões S5 e S6 dos 4 domínios. A região entre os domínios III e IV conecta o canal após ativação e inativação prolongadas.

A subunidade principal a é afetada pelos antiarrítmicos da classe I. 

A figura 8 mostra um diagrama da subunidade α do canal de Na
+ voltagem sensível assinalando os pontos de glocisilação, fosforilação seletividade iônica e os sensores de voltagem  de cargas positivas na região S4. Figura 8

Figura 8. Diagrama da subunidade a do canal de Na+ voltagem sensível

Nas células do Nó SA a fase 0 é dependente de entrada lenta de Ca2+, porém, na porção final da fase 0 ativa-se um canal de Na+ voltagem-independente denominado  ItoNaB.
2) Subunidade auxiliar ß1
3) Subunidade auxiliar ß2.

A figura 9 mostra as subunidades do canal de Na
+: principal α, ß1e ß2 axilares.

Figura 9. Representação das subunidades α, ß1 e ß2 do canal de Na+ no sarcolema

O canal de Na+ apresenta três estados funcionais sendo dois deles os principais: aberto (permite a passagem de Na+) e fechado (impede a passagem de Na+) além de um estado denominado inativo.

1) Aberto ("the open state"): permite a passagem de Na+

2) Fechado ou estado repouso ("the closed state or resting state"): durante este estado funcional de repouso o canal impede a passagem de Na+, porque um resíduo crítico (Phe1489F) fecha a boca intracelular do poro do canal.  Este estado corresponde ao potencial diástólico transmembrana de repouso o qual na fibra rápida encontra-se num valor próximo dos -90mV. Neste estado, o assim chamado portão ("gate") "m" está fechado e o portão  "h" aberto. O canal de Namesmo estando fechado é excitável. O Na+ não entra rapidamente até atingir o PL, isto é desde o potencial de repouso até o PL a entrada do cátion é lenta (pé da fase 0).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (298.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com