TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartilha infancia

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

COLÉGIO ESTADUAL PROF: MARIA AGUIAR TEIXEIRA.

PROFESSORA:TERESINHA DISCIPLINA FILOSOFIA.

ATIVIDADECOMPLEMENTARDE NOTA E CONTEÚDO.  VALOR :1,5

RELATIVISMO CULTURAL.

COMPLETEOTEXTO E RESPONDA.

   O relativismo cultural é uma teoria que implica a ideia de que é preciso compreender a diversidade cultural e respeitá-la, reconhecendo que todo sistema cultural tem uma coerência interna própria. Originalmente, a concepção de (1)  tinha seu uso relacionado a um princípio operacional, metodológico. Assim pensado, o relativismo cultural é um instrumento metodológico fundamental para que o (2) realize, em culturas diferentes da sua, um trabalho antropológico sério, compreendendo que os traços culturais têm um significado e compõem o sistema cultural daquela sociedade ou grupo social. Os problemas começam quando o relativismo cultural é (3), absolutizado, e seu significado é deslocado desse princípio metodológico. Sua radicalização prevê, na maioria das vezes, o não contato entre povos diferentes e a ideia de que se ele ocorrer será, inexoravelmente, ruim, uma imposição cultural de um grupo sobre o outro. Assim, não é raro vermos posições extremadas quanto às possíveis (4) entre etnias indígenas, por exemplo, e grupos outros da sociedade envolvente. Elas são vistas como um tipo de intervenção que é necessariamente destrutiva e perigosa desses grupos em relação às etnias indígenas. Desse modo, uma possível relação dialógica entre etnias é obstruída com base na preservação (5) de uma pretensa pureza cultural. O relativismo passa a ser paralisante. Pensando no quadro de penúria e (6) em que se encontram os indígenas brasileiros, é importante pensar em como isso pode ser revertido e como revertê-lo. É fato que pensar na relação entre os grupos (7) brasileiros e quaisquer grupos nacionais como um povo que tem direitos e que são grupos sociais em dinamismo.leva-nos, imediatamente, a pensar no intenso processo de exploração a que foram submetidos em nossa história quando do contato que tiveram não só com os (8), mas, posteriormente, com outros grupos de interesse que representavam e representam uma forma de obtenção de lucros e vantagens. No entanto, a questão que se coloca é a de que seria justo e expressão de respeito aos direitos fundamentais das etnias indígenas, que, na (9) , esses povos pudessem, ao menos, usufruir dos (9)benefícios dos "civilizados" e ter acesso às condições fundamentais de (10).

1)Palavras-chave:

(    )história presente  (   )cidadania   (   )colonizadores   (    )indígenas     (    )discriminação

(    )relações              (   )fantasiosa    (   )radicalizado      (    )pesquisador  (    )relativismo cultural

2)Analisando o filme Apocalypto,projetado em sala de aula leia o fragmento do texto e analise a cultura Maia falando sobre a forma como se caracteriza e pode ser comparado com o filme a radicalização do relativismo cultural aconteceu? Justifique."Sua radicalização prevê, na maioria das vezes, o não contato entre povos diferentes e a ideia de que se ele ocorrer será, inexoravelmente, ruim, uma imposição cultural de um grupo sobre o outro.”

...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com