TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia

Por:   •  18/3/2016  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO

Os fenilpropanóides são um grande grupo de compostos orgânicos produzidos pelas plantas para proteção contra infecções, irradiação ultravioleta, ferimentos e herbívoros. Esses compostos são produzidos a partir do aminoácido fenilalanina, que são convertidos em ácido cinâmico, posteriormente reduzidos em aldeídos seguido de outras reações, envolvendo enzimas, que geram compostos como o cinamaldeído, safrol e o eugenol (Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., v. 35, Agosto de 2014).

A analise desses compostos é realizada, classicamente, através de cromatografia em camada delgada (CCD) em celulose, gel de sílica, ou poliamida. A cromatografia biodimendional em papel/celulose ou gel de sílica é bastante útil na separação e identificação de diversos fenóis, ácidos fenólicos e derivados do acido cinânico, principalmente quando associada a outras informações, como coloração fluorescência sob luz UV, coloração com reagentes químicos e valor de referencia. A identificação desses compostos pode ser realizada através da comparação dessas características como amostras autênticas. Também podem ser utilizadas em cromatografia Gasosa (CG), após derivatização dos mesmos, e CLAE em fase reversa, cujos eluentes são, em geral, misturas de água, acetronitrila ou alcoóis, e pequenas quantidades de soluções ácidas, pra evitar a ionização. (SIMÕES et al., 2000 e FABROWSKI, 2002).   

A cromatografia é um método químico-físico de separação que possibilita identificar e isolar os componentes de uma mistura, como de um óleo essencial. Para isso, ela se baseia na migração diferencial dos componentes desta mistura entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionariam (fixa). A fase estacionária, neste caso, é responsável por reter, de acordo com a afinidade química, os componentes da mistura. Já a fase móvel, por outro lado, é quem vai arrastar a mistura pela fase estacionária. Inclusive, é a grande variedade de combinações entre essas fases que fazem da cromatografia uma técnica extremamente versátil. Dentre diversas técnicas cromatográficas, a CCD é uma das mais utilizadas em virtude da sua simplicidade, rapidez e baixo custo. É, por exemplo, a técnica mais escolhida parao acompanhamento de reações orgânicas e para a identificação de frações coletadas em cromatografia liquida clássica. Neste método, a fase estacionaria é constituída por uma fina camada de granulado (como sílica, aluminada e poliamida) depositadas sobre uma placa inerte, quase sempre de vidro. Já a fase móvel, por sua vez é bastante variável, sendo comum o emprego de solventes com polaridades media em relação à polaridade dos elementos que compõem a mistura.

Referencias :

Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., v. 35, Agosto de 2014. < http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/jornada/pdf/QM03.pdf >. Acessado em 15/03/16.

SIMÕES, C.M.O., SCHENKEL, E.P., GOSMANN,.G., MELLO, J.C.P., MENTZ,L.A.A., PETROVICK, P.R.. Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5 ed.Florianópolis/Porto Alegre: Editora UFRGS/ Editora UFSC, 2000.

Cromatografia em camada delgada (CCD), disponível em: < http://www.oleosessenciais.org/cromatografia-em-camada-delgada-ccd-um-exemplo-pratico/ >. Acessado em 15/03/16.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com