TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hematologia

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O teste de contagem de hemácias baseia-se na determinação do número de hemácias por 1 mm3 de sangue. O sangue ao ser diluído na proporção de 1:200 com uma solução diluidora contendo um fixador para conservação da forma celular possibilita a contagem de hemácias em câmara de Neubauer, podendo tal procedimento ser realizado de forma manual ou ainda automatizada ( contadores eletrônicos), sendo este exame clinico hematológicos de grande na determinação do eritrograma, de forma que informações fornecidas por tal métodos auxiliam no diagnóstico e tratamento de um grande número de patologias, sobretudo aquelas associadas a variações fisiológicas tais como, exercícios, altitude, idade, sexo; assim como quadros de anemias e policitemias

Objetivo

Determinar a quantidade de hemácias, previamente diluídas, a partir de método manual de contagem, com vista a dá suporte a outros métodos hematológicos.

Materiais

  • Pipeta
  • Capilar
  • Bico de Bunsen
  • Tubo de ensaio
  • Centrifuga
  • Liquido de Gower

Procedimentos

Inicialmente foi coletado três amostras de sangue, e colocado na centrífuga por alguns minutos. Em seguida com o auxilio da pipeta foi adicionado 900 mm de liquido que Gower em dois tubos de ensaio, e 250mm no terceiro tubo. Feito isso, foi adicionado 250 mm de sangue através da pipeta ao primeiro tubo de ensaio. Cuidadosamente foi homogeneizado e em seguida transferido para o segundo tubo, homogeneizando novamente e transferindo para o terceiro tubo.  Logo em seguida as laterais da câmara de Neubauer foram umedecidas, de modo a facilitar a fixação da lamínula na câmera, evitando-se deslocamento. Preencheu-se as laterais da câmera de Neubauer por completo com a solução de hemácias diluídas (1:200). A câmera foi levada ao microscópio óptico e após visualizar a câmeras na objetiva de 10X, 40X e 100X, iniciou-se a contagem de hemácias, contando-se as duas extremidades superiores, as duas inferiores e o quadrante central.

Resultados

Após analise e contagem microscópica da solução de hemácias diluída e posterior calculo: foi obtido um número total de hemácias equivalente a 327 hemácias por mm³ de sangue, aplicando-se este valor a formula: 200/ 0,02 x 0,1 x 10 teremos o equivalente a 320 x 10.000 e logo valor final seria de 3.200.000 hemácias / mm³ de sangue.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

Conclusão

A amostra analisada referia-se a uma paciente do sexo feminino, sendo a faixa de referencia padrão neste caso entre 4 a 4,5 milhões de hemácias por mm³ de sangue, portando o valor relativamente baixo em relação a referencia pode ser indicativo de anemia, sobrecarga de liquido ou ainda quadros hemorrágicos, por exemplo, apesar disso é importante ressaltar que a analise manual é um método limitado quando comparado a analise automatizada, portanto um diagnostico hematológico automatizado tende a aumentar a confiabilidade do exame, minimizando erros técnicos, diminuindo o tempo da realização e liberação do laudo do exame, e dessa forma fornecendo uma melhor qualidade na contagem diferencial das hemácias, e além disso o teste de contagem de hemácias atua como ferramenta auxiliadora de outros exames, de modo que apenas os resultados obtidos pelo teste não confirmam nem excluem patologias de cunho hematológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (634.8 Kb)   docx (529 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com