TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVERTIGAR A PROBLEMATICA OBESIDADE INFANTIL

Por:   •  14/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 21

                   UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

 CAMPUS JOAÇABA

  AREA DA CIÊNCIAS DA VIDA E SAÚDE

 INVESTIGAR PROBLEMÁTICA DA OBESIDADE INFANTIL

         

Xanxerê

                                                       2020


INVESTIGAR A PROBLEMÁTICA DA OBESIDADE INFANTIL

Projeto de trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de das Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Campus de JOAÇABA, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel de Farmácia

Professora:

        Xanxerê        

2020


RESUMO

A obesidade infantil é um dos problemas de saúde mais recorrentes no mundo e vai muito além da estética, podendo afetar a saúde física e emocional da criança. Os estudos recentes sobre obesidade vêm contribuindo para a série de conhecimentos científicos já produzidos, referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso. Através da necessidade de expor e abordar este tema devido ao elevado número de obesidade durante infância e adolescência, O presente estudo, tem por objetivo investigar na literatura cientifica como a obesidade infantil pode desencadear um número de doenças, ainda na infância, e prevalecendo na vida adulta, e enfatizar a importância da orientação nutricional, e a importância da atividade física. A gravidade da obesidade em crianças e adolescentes pela presença de comorbidades e analisar as principais causas da obesidade infantil; demonstrar a importância da participação dos pais na identificação, prevenção e controle da obesidade em seus filhos. Foi escolhido, o método de revisão integrativa, respondendo, a palavras chave, como: obesidade infantil e saúde, utilizando somente, as bases de dados, Med Scape, Pub-Med, (SciELO - Scientific Eletronic Library Online). Percebe-se que para prevenir esta patologia é essencial educar a população para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e sensibilizá-la para a importância da prática regular de exercício físico. É fundamental o desenvolvimento estratégias de prevenção a nível nacional, regional e local, sendo essenciais as campanhas de sensibilização. No contexto, é fundamental considerar a família nesse processo de abordagem. Estudo recente identificou sinalizadores importantes na família que auxiliam a compreensão dos processos dificultados dos hábitos saudáveis e desperta a importância do grupo multidisciplinar na prevenção e tratamento da obesidade. 

Palavras-chave: Obesidade. Infantil. Saúde.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

1.1 OBJETIVOS        7

1.2 OBJETIVO GERAL        7

1.3 OBJETIVO ESPECIFICO        7

2 JUSTIFICATIVA        8

3 REFERENCIAL TEORICO        11

3.1 DEFINIÇÃO DE OBESIDADE        11

3.2 CAUSAS DA OBESIDADE        12

3.3 DIAGNÓSTICO DA OBESIDADE        13

3.4 COMPLICAÇÕES RELACIONADAS A OBESIDADE        14

3.5 PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL        15

3.6 PESO SAUDÁVEL        16

4 MATERIAS E MÉTODOS        19

4.1 DELINEAMENTO DO ESTUDO        19

4.2 PROTOCOLOS A SER UTILIZADO        19

5 CRONOGRAMA        20

6 ORÇAMENTO        21

7 REFERÊNCIAS        22

        

1 INTRODUÇÃO

No século XXI, numa época em que se usufrui de um elevado nível de conhecimentos e meios tecnológicos ao serviço da saúde, a esperança de vida das gerações futuras corre o risco de ser reduzida em relação à dos seus pais. Além disso, o risco de viver com uma qualidade de vida inferior também aumenta. Essas projeções negativas se devem à epidemia nutricional mais importante do século: a obesidade. (NAVAS CARRETERO,2015).

A obesidade infantil, manifesta-se nos primeiros anos de vida da criança, período no qual ocorre uma hipernutrição por parte dos pais. Pode-se considerar uma patologia crônica que, muitas vezes, acompanhará a criança, até sua fase adulta (ARAÚJO; et;al 2016).         Segundo, Golke (2016) é um problema de saúde pública associado a diversas doenças, como diabetes mellitus tipo 2, hiperlipidêmica, hipertensão arterial, aterosclerose e síndrome metabólica. Além disso, torna-se prejudicial ao crescimento e desenvolvimento da criança, a tornando mais propicia a ter problemas psíquicos e hormonais (BHERMAN; et al 2016).

Entende-se que a obesidade infantil significa um aumento na propensão da criança em se tornar um adulto obeso, pois seu número de adipócitos está maior. Diversos fatores podem desencadear a obesidade, entre eles os aspectos genéticos, ambientais, sociais e econômicos. E alterações endócrinas e metabólicas, como afirma (RODRIGUES,2011).

A obesidade   pode ser originária de fatores exógenos ou endógenos, sendo classificada como exógena, quando envolve fatores externos sócio ambientais e endógena, quando envolve aspectos neuroendócrinos ou deficiências genéticas. Aproximadamente apenas 5% dos casos de obesidade em crianças e adolescentes são decorrentes de fatores endógenos. Os 95% restantes correspondem à obesidade exógena (CARVALHO et al, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (221.3 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com