TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual

Por:   •  15/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 3

AESPI – ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI

TRABALHO DE PRIMEIROS SOCORROS

TERESINA, 31/MAIO/2016

Em visita ao corpo de bombeiros de Teresina em 26 de maio de 2016 para aula de primeiros socorros. O tenente Sansão nos recepcionou informando o que exatamente o corpo de bombeiros faz, onde agem e como fazem nas ações conjuntas com o SAMU. Falou-nos sobre o enfrentamento e dificuldades que eles têm para cumprir com seus trabalhos/deveres.

Com base no instrutor Erisvam, guarda socorrista do resgate do corpo de bombeiros de Teresina Piauí, há dois tipos de EMERGENCIA E RESGATE: emergência traumatológica e emergência clínica. Na emergência traumatológica a vitima foi afetada por algo externo ao seu organismo (ex.: acidente de carro, uma queda na escada, corte e etc.) já a traumatologia clínica é algo do seu próprio organismo (ex.: uma enxaqueca, AVC, PCR...).

Com ênfase em vitima de afogamento, o socorrista coloca que é importante a prevenção. Evitando tomar banho fora de áreas demarcadas para banhistas, evitando o banho em lugares mais fundos principalmente ao consumir bebidas alcoólicas.

Caso ocorra afogamento observar se a vitima estar consciente ou não, chamando-a, para tomar as medidas necessárias, caso a vitima esteja consciente, a coloca de lado para que seja possível dela expelir a água (em pls=posição lateral de segurança) sem induzir ao vomito. No caso da vitima estar inconsciente observar seu tórax e abdome para ver se há movimento respiratório. Chamar o resgate antes de iniciar o procedimento de rcp (respiração cardiopulmonar) para que o mesmo chegue a tempo de encontrar a vitima respirando. Ainda falou sobre o AVC= acidente vascular cerebral que é uma ruptura de veia na cabeça e seus sinais (pupila se contrai quando se coloca luz, a boca entorta e braço perde movimentos).

Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vitima receba adequada assistência. Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um medico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico o mais breve possível.

Concluísse que nesta visita obtivemos informações e treinamento importante do nosso interesse nos tirando dúvidas e somando ao nosso curso na área de saúde para toda uma vida para salvar vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com