TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clinico atenção farmacêutica

Por:   •  9/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  1.872 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CAMPUS ANÁLIA FRANCO

BACHARELADO EM FARMÁCIA

CASO CLÍNICO 2

ANNE – RGM:

CAROLINA FÁVERO – RGM: 22790-1

THAMIRES VALENÇA DO NASCIMENTO – 142627-3

SÃO PAULO

NOVEMBRO – 2017

  1. Quais os principais problemas relacionados aos medicamentos? 

Um problema relacionado a medicamento (PRM) é definido como um problemade saúde suspeito de estar ligado à farmacoterapia que interfere nos resultados terapêuticos e na qualidade de vida do usuário.

 De acordo com o segundo consenso de granada (comité de consenso, 2002), os problemas relacionados com medicamentos (PRMs), são classificados em: NECESSITUDE

PRM 1: O paciente sofre um problema de saúde em consequência de não receber um medicamento de que necessita.

PRM 2: O paciente sofre um problema de saúde em consequência de receber um medicamento de que não necessita.

 EFECTIVIDADE

PRM 3: O paciente sofre um problema de saúde em consequência de uma inefectividade não quantitativa do medicamento.

PRM 4: O paciente sofre um problema de saúde em consequência de uma inefectividade quantitativa do medicamento.

SEGURANÇA

PRM 5: O paciente sofre um problema de saúde em consequência de uma insegurança não quantitativa de um medicamento.

PRM 6: O paciente sofre um problema de saúde em consequência de uma insegurança quantitativa de um medicamento. Quanto à ocorrência, os PRMs podem ser:

 Os não evitáveis que causam danos ao paciente. São as reações adversas a medicamentos (RAMs).

 Os evitáveis que podem ou não causar dano. São os erros de medicação (EM).

A interação medicamentosa também é um dos problemas quando se pensa em polifarmácia, principalmente em idosos, além da falta de orientação quanto ao uso destes medicamentos e o não acompanhamento do tratamento desta paciente,  pode acarretar na piora do quadro clínico e no aparecimento de uma nova doença, induzida pelos erros de medicação.

A paciente relata fazer uso irregular de alguns medicamentos, o que pode ser mais um fator agravante em seu quadro clínico.

  1. Qual seria sua conduta?

Primeiramente, separar todos os medicamentos existentes dentro da sacola por classe terapêutica, verificar seu prazo de validade de cada um, descartando adequadamente aqueles que estão vencidos e com alguma alteração visível, pois não se sabe a procedência e o armazenamento destes medicamentos.

A paciente relata utilizar alguns medicamentos com irregularidade, portanto deve-se verificar qual medicamento pode ser utilizado para as suas respectivas doenças e questionar se a paciente carrega consigo alguma receita médica, com prescrição de alguns destes medicamentos. Provavelmente a paciente não siga nenhuma prescrição não só pelo fato de se consultar com vários médicos diferentes, mas também por não saber a importância de tê-la em mãos.

É importante questionar se a paciente lembra quais dos medicamentos foram realmente prescritos e/ou se conhece a indicação terapêutica destes.

Levando em consideração que a paciente esteja fazendo uso de todos estes medicamentos, o profissional farmacêutico pode iniciar sua conduta pela retirada daqueles que não possuem indicação, como por exemplo os antibacterianos, amoxicilina 500 mg e sulfametoxazol 400 mg + trimetoprima 80 mg, uma vez que a paciente não apresenta nenhuma infecção, sendo que esta prescrição pode ter sido feita em um momento que ela necessitou.

O bisacodil é um laxante, não sendo necessário seu uso contínuo, uma vez que causa dependência e também irrita a mucosa intestinal. Além disto, pode causar desidratação importante na paciente que além de ser idosa faz uso de um diurético de alça, como é o caso da Furosemida 40 mg.

A furosemida pode causar uma hidratação importante se usada de forma inadequada e, se associada a um laxante, pode agravar o caso. No caso da paciente, este medicamento pode estar sendo utilizado para atenuar o edema que a ICC pode acarretar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com