TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado em uma farmácia da rede pública municipal sendo ela a Assistência Farmacêutica, que tem como objetivo de atender a população da região de Itapeva, privando-os de ter gastos com medicamentos.

A Assistência Farmacêutica envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, Estados e Municípios.

Os medicamentos dispensados na mesma são para controle de hipertensão, diabetes, colesterol, tireoide, antibióticos e etc. além dos medicamentos de alto custo que são utilizados para tratamento de mal de Parkinson, Alzheimer, asma e oncológicos, dos quais vem da cidade de Sorocaba, pois esses medicamentos são financiados pelo Estado, onde são solicitados por um processo onde os pacientes mandam copias dos documentos, exames realizados e as devidas receitas, e sendo aprovados os medicamentos são enviados para a devida dispensação para aqueles pacientes que realizou o pedido do mesmo.

Os pacientes que realizaram suas consultas no hospital Dante Pazzanezi, para não ter que irem ao hospital de lá todo mês, eles trazem um papel com a data prevista do medicamento solicitado, onde no mesmo contém o nome do paciente, os dados do médico solicitante, como nome e CRM. E assim a prefeitura disponibiliza um motorista uma vez por mês para que retire os medicamentos, trazendo-os para Assistência Farmacêutica de Itapeva para a devida entrega ao determinado paciente.

2 ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

2.1. CLASSIFICAÇÃO

A Assistência Farmacêutica envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade.

A farmácia é considerada como central de medicamentos, e além de dispensar os mesmos com receituário de posto de saúde ou sistema único de saúde (SUS), ela fornece para todos os polos de Itapeva; que são os postos de saúde de cada bairro, classificando-se como farmácia de dispensação.

Apresentando espaço relativamente grande, onde serão armazenados os medicamentos até que sejam devidamente dispensados. Onde o atendimento é realizado na parte externa, em local com circulação da unidade de saúde, onde os medicamentos são dispensados em um balcão envidraçado, com um computador por funcionário com o sistema padronizado Hórus, que neles são registrados os medicamentos dispensados para o paciente e controlado também a saída de estoque.  

2.2. CARACTERIZAÇÃO DA FARMÁCIA

A Assistência Farmacêutica localiza-se na Rua Cel Crescencio, nº 751, Centro - Itapeva - SP.

Onde o fluxo de serviço na mesma é intenso, pois atende toda a população de Itapeva, sempre visando à melhoria continua no atendimento.

Os serviços praticados na farmácia são atendimento ao público, dispensação de medicamentos, assistência farmacêutica, controle de estoque, fornecimento de medicamentos, assistência farmacêutica, compra e controle de estoque, fornecimento de medicamentos aos Programas Saúde da Família (PSF) do município de Itapeva.

A assistência farmacêutica trabalha com o plano de alto custo, onde medicamentos caros são dispensados aos pacientes, mediantes apresentação de três vias do receituário, RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de endereço, além dos exames que comprovem a doença. Posteriormente, os documentos são encaminhados para Sorocaba a fim de receber deferimento ou indeferimento.

Já os medicamentos que fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos (RENAME), destinados a controle de diabetes, colesterol, hipertensão, inflamações, infecções, além de insulina NPH e REGULAR, seringas, lancetas, fitas para testes de glicemia, poderão ser liberado com o receituário SUS e a apresentação do cartão do SUS. Leite em pó (desde que comprovem a necessidade), fraldas geriátricas e Nutrição enteral também são distribuídos, desde que o nome da mãe, da criança ou da paciente constem na lista de entrega e ocorra apresentação do cartão do SUS do paciente, sendo este benefício do leite destinado para crianças de até 6 meses de idade ou no caso de crianças portadoras de necessidades especiais, se a médica pediátrica achar necessário é dado continuidade a entrega.

 Os medicamentos que não fazem parte da RENAME só serão entregues aos pacientes que além de apresentar a prescrição e cartão do SUS, apresente também um laudo feito pela assistente social comprovando a falta de recursos do mesmo e a necessidade do medicamento.

Como já citado os pedidos de medicamentos utilizados para tratamento oncológico são enviados para Jaú, para que, após a liberação e envio dos medicamentos, os mesmos possam ser entregues ao paciente.

A prescrição deve estar completa, seguindo as normas da RDC 44 de 17 de agosto de 2009 de Boas Práticas Farmacêuticas, contendo Nome completo do paciente, cabeçario, data da prescrição, informação do local onde foi prescrito, tempo do tratamento, assinatura e carimbo do médico solicitante, como nome e número de CRM, como demonstrado na Figura 1 abaixo.

[pic 1]

2.3. INFRA-ESTRUTURA

A farmácia é constituída em alvenaria sendo os pisos antiderrapantes de cor branca, as paredes na cor amarela clara demonstrando assim a higiene do local. A construção local favorece a circulação de ar necessária por questões de segurança com os medicamentos e conforto dos pacientes e funcionários.

No local destinado aos pacientes é disponibilizado cadeiras almofadadas com encosto para os membros superiores, na cor vermelha.

Possuem 2 pilares em cor branca para melhor orientação do paciente e as bancadas são constituídas de material resistente na cor cinza claro.

Os principais equipamentos utilizados são os computadores, a caixa registradora e a máquina de impressão.

Os setores são divididos em:

  • Dispensação;
  • Estoque;
  • Gerência;
  • Recepção;
  • Sala de alto custo

Dispensação: onde é feito a entrega dos medicamentos, esclarecendo quaisquer dúvida, marcação da posologia e prestação de assistência farmacêutica.

Estoque: onde se encontra todos os medicamentos devidamente encaixotados, sem contato com o chão e a parede.

Gerência: esclarecimentos sobre as dúvidas dos funcionários quanto aos medicamentos dispensados, consultando o guia de remédios e o próprio farmacêutico. Sendo também o local onde o próprio farmacêutico faz seus ofícios e prestação de contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (402.6 Kb)   docx (261.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com