TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

MARIA ALINE PEREIRA BARBOSA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REALIZADO NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DO HOSPITAL REGIONAL JOSÉ FERNANDES SALSA

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2021

NOME DO ALUNO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REALIZADO NA...

Relatório de Estágio apresentado ao Centro Universitário FACOL como um dos requisitos parciais necessários à obtenção do grau de Bacharel em Farmácia.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2020

AGRADECIMENTOS

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1        23

LISTA DE TABELAS

TABELA 1        24

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        7
  2. OBJETIVOS        7
  1. Objetivo Geral        7
  2. Objetivos Específicos        7
  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO        7
  1. Descrição e análise das atividades desenvolvidas durante o estágio        8
  1. ASPECTOS POSITIVOS        10
  2. SUGESTÕES        10
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICES        15

ANEXOS        18

  1. INTRODUÇÃO

O estágio  supervisionado  em  análises  clínicas  permite  ao  acadêmico correlacionar  a  teoria  à  prática,  de  forma  sistemática  e  orientada.  Favorecendo assim, o melhor aprendizado e preparação para o exercício profissional do mesmo nesse  segmento  da  área  farmacêtica  que  engloba  a  bioquímica,  hematologia, bacteriologia, parasitologia e uroanálise. Assim, através do conhecimento obtido pela prática, o acadêmico pode futuramente se direcionar a uma área que tenha mais afinidade  e  desenvolver  um  serviço  de  qualidade  no  respectivo  local  que  esteja trabalhando.

A atividade de estágio é regulamentada pela Lei Federal n° 11.788 de 25 de Setembro e 2008 que define Estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Segundo COSTA (2010), o profissional farmacêutico pode atuar em diversas áreas,  abrangendo  73  atividades  regulamentadas  pelo  Conselho  Federal  de Farmácia (CFF), e dentre elas está a área de análises clínicas. Porém são vários os profissionais  que  podem  atuar  nessa  área  dentre  eles  os  biomédicos,  médicos patologistas, bioquímicos e etc. Todos devem apresentar em comum conhecimentos relacionados  à  biologia  molecular,  bioquímica  básica  e  clínica,  citologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, além de ter controle interno e externo do laboratório para garantir a qualidade dos resultados. (LIMA-OLIVEIRA, 2011)

A  área  de  análises  clínicas que pode  ser definida  como  um  conjunto  de exames e testes laboratoriais, que visa o diagnóstico ou confirmação de uma doença. A finalidade do farmacêutico no laboratório de análises clínicas consiste em fornecer subsídios clínicos aos médicos que permitam: confirmar ou rejeitar um diagnóstico, fornecer  diretrizes  de  condutas  para  o  monitoramento  do  paciente  incluindo utilização de oportunidades para exames, estabelecer um prognóstico, detectar a doença casa a caso e/ou por meio de triagem e monitorar a terapia. (HENRY, 2008)

Ainda segundo HENRY (2008) ao se realizar determinações de analitos de laboratório  clínico  o  profissional  farmacêutico  estará  auxiliando  no  diagnóstico  e monitoramento dos pacientes com doença e na avaliação da saúde das pessoas. Sob esse aspecto, o farmacêutico analista clínico frequentemente é solicitado para explicar os valores alterados, especialmente aqueles que parecem não apresentar correlação entre si, e para recomendar ou até mesmo solicitar exames laboratoriais que podem levar ao diagnóstico correto dos pacientes para determinados problemas de saúde.  A produção de valores laboratoriais deve ser inerente pela adesão explícita aos princípios básicos da coleta, manuseio e processamento adequados de cada amostra de paciente dando  subsequência por cada setor  que  passará  dentro da clínica ou hospital aos quais podemos citar exemplos como: setor de bioquímica, setor de hematologia, setor de imunologia, setor de bacteriologia, setor de uroanálise e setor de parasitologia.

O discente deverá inserir itens importantes contidos na referida legislação, assim como referenciar, caso existam, resoluções específicas ao curso ao qual está vinculado.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Adquirir experiência em análises clínicas correlacionado o conteúdo teório

aprendido com a prática desenvolvida nesse campo de atuação do farmacêtuco.

  1. Objetivos Específicos

• Relacionar o aprendizado teórico com a prática em uma rotina laboratorial

• Reunir e aprimorar os conhecimentos obtidos sobre a área de atuação de

análises clínicas, sobre a realização das análises, o correto manuseio dos

equipamentos e a interpretação dos resultados.

• Avaliar a vivência do ambiente de trabalho, proporcionando ao acadêmico

experiências que o coloquem em condições de enfrentar o mercado de

trabalho.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

      Caracterização da Empresa

NOME FANTASIA

RAZÃO SOCIAL

DESCRIÇÃO

C.N.P.J.

ENDEREÇO

NÚMERO: 

COMPLEMENTO: 

BAIRRO: 

CIDADE:                

ESTADO:

CEP: 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO

Segunda –feira      

Terça –feira            

Quarta –feira

Quinta –feira          

Sexta –feira            

Sábado

Domingo

E-MAIL:

TELEFONE:

RESPONSÁVEL TECNICO:

CRF - PE:

AREA FÍSICA (descrição da empresa)

AREA FÍSICA DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (descrição do local de estágio)

Supervisão de Estágio (perceptoria)

SUPERVISOR

CRF

FUNÇÃO

DESCRIÇÃO

ENDEREÇO

NÚMERO: 

COMPLEMENTO: 

BAIRRO: 

CIDADE:                

ESTADO:

CEP: 

HORÁRIO DE PERMANÊNCIA DO SUPERVISOR

Segunda –feira      

Terça –feira            

Quarta –feira

Quinta –feira          

Sexta –feira            

Sábado

Domingo

E-MAIL:

TELEFONE:

(  )

  1. Descrição e Análise das Atividades Desenvolvidas durante o Estágio.

Todas as atividades desenvolvidas no estágio deverão ser redigidas em forma de texto manuscrito, através de portfólios conforme anexo. As atividades desenvolvidas poderão ser fundamentadas com as referências teóricas contidas em livros, periódicos científicos, etc., citando sempre a fonte (AUTORIA, data) e apresentar no final de cada portfólio. Os mesmos podem ser divididos por atividades desenvolvidas no estágio, ou por período semanal, fica a critério da redação de cada estagiário. No entanto, deve ser apresentado um número mínimo de portfólio para cada relatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com