TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio em Alimentos

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC

CURSO DE FARMÁCIA

MARILENE NIEHUS

RELATÓRIO ESTÁGIO DE ALIMENTOS

CANOINHAS

2018

MARILENE NIEHUS

RELATÓRIO ESTÁGIO DE ALIMENTOS

Relatório de estágio observatório da disciplina de Manipulação Farmacêutica, apresentado como exigência para obtenção de nota, do Curso de Farmácia, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, sob orientação das professoras Mariana Wrublevski de Carvalho e Fabiana Kalyne Ludka.

CANOINHAS

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 OBJETIVOS 5

1.2 Objetivos Específicos ............................................................................................5

2 REFERENCIAL TEÓRICO 6

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.................................................................7

3.1Contextualização do local de estágio......................................................................7

3.2Estrutura organizacional da empresa......................................................................7 3.3Aspectos Legais......................................................................................................8

3.4Duração do estágio.................................................................................................9

3.5Atividades realizadas..............................................................................................9

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 10

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A indústria de alimentos vem sofrendo uma verdadeira revolução nos últimos anos. Inovação em produtos e consumidores informados e exigentes vêm fazendo com que essa revolução aconteça a cada dia mais.

Junto a isso, sabemos que inúmeros aditivos são usados pela indústria para manter as características dos alimentos, é sabido também do perigo da contaminação dos alimentos por microrganismos do solo e da água, pois estes podem causar diversas doenças.

O farmacêutico generalista, é um profissional de extrema competência para acompanhar e atuar nessa área, pois é portador de amplo conhecimento sobre patologia, fisiologia, bioquímica, bromatologia, enzimologia, microbiologia, tecnologia de alimentos, química e outras tantas áreas relacionadas aos alimentos que são de seu conhecimento.

Na indústria de alimentos observa-se a amplitude das atividades inerentes ao profissional farmacêutico, podendo este se realizar econômica e profissionalmente.

1.1 OBJETIVOS

1.1 .1 Objetivos Gerais

Desenvolver visão da função do farmacêutico dentro do âmbito da indústria de alimentos. Acompanhar as atividades do profissional da indústria de alimentos visando melhorar seus conhecimentos nesta área.

1.1.2 Objetivos Específicos

Acompanhar as atividades exercidas pelo profissional da indústria de alimentos, procurando desenvolver visão relacionada à pesquisa, produção, controle microbiológico, ao gerenciamento de estoque e à logística, gerenciamento de pessoas, treinamento de funcionários, elaboração de POP’s, Manual de Boas Práticas entre outras.

Conhecer e aprofundar-se na área de interesse capacitando-se para estar

apto para atuar nessa atividade.

Vivenciar as dificuldades assim como os prazeres deste ramo da profissão de

Farmacêutico.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Desde o ano de 2002, novas diretrizes para o curso de farmácia foram aprovadas, tornando assim o farmacêutico apto a trabalhar também na indústria de alimentos. Mas foi em 22 de fevereiro de 2010 aprovada a Resolução 530 que dispõe sobre as atribuições e responsabilidade técnica do farmacêutico na indústria de alimentos. De acordo com esta resolução regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia, o profissional farmacêutico pode atuar nas etapas de produção da fabricação, embalagem, controles de qualidade de alimentos, nos assuntos regulatórios, pesquisa e análise toxicológica, no marketing e orientação ao consumidor, na rastreabilidade dos produtos, entre outras atividades (UNIVIÇOSA, 2016).

Na indústria alimentícia, ou na bromatologia, têm-se farmacêuticos atuando em laboratórios, analisando e criando produtos, visando assim proteger o consumidor. Ainda neste ramo de atividade, atua na vigilância sanitária, inspeção e controle de qualidade. Sendo assim, tem-se desenvolvimentos nas áreas de tecnologia de alimentos, análise de alimentos, interpretação dos diagnósticos analíticos, entre outros. Podendo atuar em conjunto com engenheiros de alimentos, nutricionistas, médicos veterinários, visando melhorar a qualidade alimentícia da sociedade. O farmacêutico que atua área de alimentos ainda está capacitado a planejar e gerir serviços na área de alimentos (ALDIB, REINBOLD & RIBEIRO, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com