TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CASOS CLINICOS

Por:   •  12/9/2021  •  Ensaio  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 5

1) Uma criança de 1 ano de idade, residente em Sete Lagoas (MG), apresentou episódio súbito de vômito c o m a presença de vermes cilíndricos grandes (28cm). Como informação adicional a mãe relata que a criança não evacua há aproximadamente 5 dias .

A) Qual a possível parasitose em questão?

C) Qual a possível explicação para a criança não estar evacuando?

D) Como deve ser tratado o comprometimento intestinal do paciente?

2) R. A. E, sexo masculino, trabalhador rural de 45 anos, vem se queixando de fraqueza intensa e desânimo. Além disso, a presenta palidez de pele e mucosas e diarreia caracterizada por fezes negras (melena a). Dentre as características inerentes aos seus hábitos rotineiros destaca-se o fato de andar sempre descalço.

A) Qual o provável diagnóstico? Justifique.

B) Como ocorre a infecção por esta parasitose?

C)Faça uma relação dos sintomas e explique por que ocorrem.

F) Cite medidas de profilaxia para esta parasitose.

3) M.S.C., 24 anos, casada, residente em Juiz de Fora, está na 23ª semana e sua 2ª gestação. Relatou que desde o início da gravidez vem apresentando intenso nervosismo e prurido anal noturno. Durante a consulta de pré-natal, foi constatada vaginite e a presença de pequenos vermes nos órgãos genitais. Durante anamnese, a paciente relatou que além de seus filhos também apresentarem coceira na região perianal, ela vem observando a presença de pequenos vermes na roupa íntima das crianças.

A) Qual é a sua suspeita clínica? Justifique.

B) Caso sua suspeita seja confirmada, explique como a paciente e seus filhos adquiriram a infecção.

E) cite medidas profiláticas a serem adotadas.

4) Um menino de 6 anos, residente em Tefé (AM), apresenta-se anêmico e com pronunciado prolapso retal, com infecção bacteriana secundária e alguns vermes de cor esbranquiçada, com cerca de 4cm, no local.

A) Qual a suspeita? Por quê?

B) Faça uma lista de sintomas que o paciente apresenta e explique por que está ocorrendo cada um.

C) Como se adquire essa parasitose?

D)Qual o seu tratamento

5) G.J.L., sexo masculino, 54 anos, residente em Juiz de Fora, buscou tratamento médico pelo fato de apresentar dificuldade e dor ao engolir e intenso emagrecimento. Relatou também muita falta de ar e cansaço durante suas atividades. Durante a anamnese, o paciente disse que morou 5 anos no norte de Minas Gerais antes de vir para Juiz de Fora, local onde reside a 10 anos. Diante de uma ultrassonografia o médico constatou o esôfago e o coração com tamanhos anormais, o eletrocardiograma também apresentou alterações. Em virtude dos fatos relatados pelo paciente, responda:

A) Qual suspeita parasitológica? Por quê?

B) Explique os sintomas apresentados pelo paciente?

C) E m qual fase da doença encontra-se o paciente? Explique?

6) Um enfermeiro recém-formado atende um homem relatando ter feito exame de fezes e neste apresentou: "cistos de Entamoeba coli e Endolimax nana". A receita médica prescrevia medicação para amebíase. Está correta esta prescrição médica? Justifique

7) Um homem residente na região rural de Caratinga, MG, relata: “apareceu com uma verruguinha dentro do nariz e usei leite de mamão”. Esta nunca o “incomodava”, mas depois disto, ele percebeu que estava a parecendo uma ferida no local e que coçava muito. Ao exame médico, constatou-se que a lesão levou a uma perfuração do septo nasal. O homem relata que teve uma ferida no braço que de morou par a curar, mas depois de um tratamento, a ferida cicatrizou. Foi realizado teste de Montenegro, cujo resultado foi positivo, de maneira exacerbada.

A) Qual sua suspeita diagnóstica? Por quê?

B) Como se adquire esta parasitose?

8)Com o objetivo de testar um sistema de captação e tratamento de água um engenheiro viaja para uma cidade do interior do Nordeste. Ao retornar, ele procura o pronto-socorro queixando-se de diarreia líquida (em média 12 evacuações/dia) acompanhada de dor abdominal e m cólica. Relata ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com