TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fármacos do sistema respiratório

Por:   •  20/10/2018  •  Dissertação  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 5

Aula 03. Fármacos do sistema respiratório

Regulação da respiração: geralmente as descargas partem do bulbo, tem inervação do sistema simpático e parassimpático.

Lembra que comentamos lá na questão dos neurotransmissores, substancias endógenas produzidas que teriam um objetivo também atingir a respiração. Exemplo: broncodilatação, bronconstrição.

Inervação simpática, parassimpática, inervação não adrenérgica e inervação não colinérgica.

Então através de nervos inibitórios:  peptídeos intestinal, vasoativo, oxido nítrico, tudo isso influencia na broncoconstrição ou ainda na broncodilatação.

Nervos excitatórios:  bronconstrição, secreção de muco, aumento da impermeabilidade vascular, tosse e vasodilatação.

Quais sãos os medicamentos que estão envolvidos no sistema respiratório?

  • Broncodilatadores
  • Antihistaminicos
  • Anti-inflamatorios, principalmente de origem hormonal.

Então esses fármacos vão atuar direta ou indiretamente no trato respiratório.

Doenças do trato respiratório:

  • Renite
  • Sinusite
  • Bronquite
  • Asma
  • Doença pulmonar
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • tosse

São patologias que podem acometer o trato respiratório, principalmente em mudanças de tempo, quando chega o mês de agosto e setembro quando vai sessando a chuva e começando o frio. Essas são umas das principais patologias que podem acometer o trato respiratório.

Histamina

Conceito: A histamina é uma amina produzida por um tecido conjuntivo especializado em defesa, ou seja, as células de defesa, várias células formam um tecido.

  • Substância H descobrida em 1927 e produzia também uma resposta alérgica inevitável;
  • Também participa da regulação secreção gástrica;
  • Também tem papel no sistema nervoso central;

Classe de Receptores que a histamina pode se ligar:

H1, H2 e H3.

Receptor H1: devido ao desenvolvimento anti-histamínico e não sedativo, então em alguns outros receptores além de H1, podem causar sonolência.

Tem um medicamento que vem escrito não causa sono, mas o danado causa sono sim, então os anti-histamínicos associam se também com efeito sedativo.

Molécula hidrofílica: tem afinidade com parte aquosa.

Envolvendo o anel midazoico e o grupo amino conectado por dois agrupamentos de metileno.

Distribuição da histamina:

Nos tecidos, plasma, líquidos corporais, liquido cefalorraquidiano, mastócito, mucosa intestinal.....Então a histamina está por todas e várias partes do organismo.

Em que casos a histamina pode ser liberada?

Processo alérgico, inflamação, infecção. Na tentativa de eliminar algum patógeno, algum parasita intestinal.

Outros locais de armazenamento: células epidermes, células da mucosa gástrica, neurônios, SNC e células de tecido de regeneração e crescimento rápido.

O que a histamina tem a ver com a células da mucosa gástrica?

Eu tenho na mucosa gástrica o receptor H2 da histamina, quando a histamina se liga no receptor h2 ela vai estimular a célula parental a secretar ácido clorídrico (HCl)

Quais os fármacos que agem na mucosa gástrica?

Ranitidina, simetidina (anti-histaminicos), vão bloquear os receptores H2, se bloqueia o receptor H2, logicamente a histamina não vai se ligar ao receptor H2, logicamente ai diminuir o estimulo das células parentais a produzir HCl, diminuindo a produção de HCl, logicamente você vai ter a integridade da mucosa gástrica.

Quando o paciente vai ao pronto socorro, com gastroenterite cólica aguda, com diarreia, vômito, febre, após consulta médica, foi prescrito buscopam composto associado com ranitidina. Qual o intuito de associar esses dois?

Exemplos de produção de IgE.

O que é IgE? Imunoglobulina.

Ela é formada porque? Ela é uma estrutura proteica, formada por uma longa cadeia de aminoácidos ligados entre si, por ligações peptídicas.

Função: desencadear um processo de defesa, em especial, essa imunoglobina vai se ligar a células que possuem grânulos de histamina, esses grânulos estão guardados, justamente para não serem exterminados pelas histaminases.

Histaminases são enzimas compostos por aminoácidos (proteínas), quando se liga, sinaliza que essa histamina deve ser liberada, para fazer o processo alérgico e até mesmo de defesa.

Receptores para IgE: ele vai se ligar ao mastócito, o mastócito ativado vai fazer a desgranulação histamina e uma vez liberada, consequentemente vai se ligar aos seus receptores.

O IgE é uma imunoglobulina que será produzida na presença de antígenos.

Papel das reações alérgicas:

Geração dos anticorpos IgE;

Receptores IgE: também ativa fosfolipase A2, fosfolipase é uma ezima que disponibiliza a liberação do ácido araquidônico na corrente sanguínea, o ácido araquidônico liberado pela fosfolipase A2 vai fazer a metabolize do ácido araquidônico, desencadeando uma resposta e o sistema de defesa é ativado, uma vez ativado pode desencadear um processo inflamatório, estes contribui na resposta alérgica. Exemplos: constrição de brônquios, dificuldades respiratórias.

O que acontece se o indivíduo ficar com dificuldades respiratórias? Porque não pode faltar oxigênio, pois o oxigênio é a energia do organismo.

Fármacos que agem nos receptores β-adrenérgicos: que resultam no acumulo de AMPciclico, diminui a liberação de mediadores e diminui sinais e sintomas alérgicos.

Exemplos: aerolin, sabutamol.

β-antagonistas de longa duração, vai causar broncodilatação. Porque o AMPciclico na célula da musculatura lisa dos alvéolos pulmonares vai causar broncodilatação pela diminuição da liberação de cálcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com