TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE MANIPULAÇÃO

Por:   •  29/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]                                 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

Relatório de estágio de Manipulação correspondente ao 8º semestre do curso de Farmácia Generalista da Faculdade de Sinop, FASIPE-MT

TAINÁ SOARES BUCHNER STADNIK

Sinop- MT

2020


1. INTRODUÇÃO

O estágio em farmácia de manipulação abrangerá os conhecimentos do estagiário em legislação e administração em farmácia magistral, relações  sociais, controle de substâncias psicotrópicas e outras sujeitas a controle especial, controle de qualidade e Atenção Farmacêutica, preparo de  suspensões, cremes, pomadas, géis, soluções, xaropes, supositórios, pastilhas, cápsulas e entre outras  (ANVISA 2015).

O que geralmente denominamos por FÓRMULA MAGISTRAL, nada mais é, do que o medicamento, no qual é prescrito pelo profissional médico especificando  todos os seus componentes  pelo nome químico, delimitando a sua  concentração e estabelecendo qual o veículo apropriado e a quantidade necessária para o tratamento completo, sendo assim possível, obter um medicamento de excelente qualidade e com precisão em sua dosagem.

A fórmula manipulada é a única que atende as necessidades individuais do paciente. A manipulação traz segurança por seguir as normas das Boas Práticas de Manipulação, determinadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, a qualidade das matérias-primas utilizadas e processo de manipulação são rigorosamente controlados (Qpharma).

O farmacêutico é o profissional apto para exercer a responsabilidade técnica sobre a produção, conservação, distribuição e comercialização dos  medicamentos de uma forma geral, visto que os medicamentos não  podem, de forma alguma, serem considerados com o qualquer outra mercadoria à disposição no comércio, uma vez que atuam diretamente no processo de  saúde/doença dos usuários.  Além disso, o farmacêutico presta assistência aos usuários, no que tange às informações sobre medicamentos, suas formas farmacêuticas, vias de administração e posologia, além daquelas relacionadas às próprias enfermidades.


2 OBJETIVO

Nos objetivos deste estágio estão incluídos o atendimento e o contato através da prática da assistência farmacêutica ao público, dispensação das fórmulas manipuladas, contato com a área de conferência, rotulagem, paramentação adequada na antecâmara, para adentrar os locais de manipulação, bem como o contato prático e/ou observacional às áreas de controle de qualidade, de manipulação de sólidos, semi-sólidos, hormônios e os cuidados redobrados à manipulação dos medicamentos de controle especial da Portaria 344/98; entre tantas algumas outras rotinas, como a lavagem correta das mão, enfim, sempre seguindo os POP´s de acordo com a RDC 67/2007.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Estágio Supervisionado III – de Farmácia de Manipulação, foi realizado na Mesopharma farmácia de manipulação, localizada na Avenida Tancredo Neves, Bairro – Jardim Alvorada, Sorriso - MT, sendo realizadas as atividades de manipulação no Laboratório de sólidos, semi-sólidos e hormônios.

Tendo como supervisora do estágio a farmacêutica Gabrielle Gonzaga, farmacêutica responsável.

A equipe é composta por duas farmacêuticas, uma auxiliar de laboratório e uma auxiliar de limpeza, sendo que, uma farmacêutica fica responsável pelo atendimento na recepção e atenção farmacêutica e a outra farmacêutica juntamente com a auxiliar de laboratório, ficam responsáveis pela produção das fórmulas magistrais.

3.2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Primeiramente, foi passado como a farmácia realizava o atendimento, sendo este da seguinte forma: ao chegar o receituário, a recepcionista informará orçamento feito por um software farma, se aceito, é realizado o aviamento da receita no sistema e esta é enviada ao laboratório para então ser preparada. No laboratório, foi realizado o processo de encapsulação, sendo que para isto, as amostras já pesadas eram homogeneizadas com o auxílio do misturador elétrico e depois acondicionada as cápsulas no tabuleiro, logo em seguida dava-se início ao processo de encapsulação com o auxílio de uma espátula plástica.

Assim, encapsulada as cápsulas eram submetidas a aferição de peso médio e contagem da quantidade correta indicada pelo médico ou paciente e se aprovadas eram acondicionadas em recipientes para futura dispensação. Além da encapsulação, também realizei a manipulação de sachês, sendo realizado o processo de homogeneização seguido da pesagem da quantidade requerida em uma balança semi-analítica e após este processo os sachês eram lacrados com uma seladora e acondicionados em recipientes adequados para dispensação.

Foi preenchido diariamente as planilhas de monitoração da umidade e temperatura do laboratório, verificação das balanças analíticas e semi-análiticas, afim de identificar realmente se estavam  aptas para o uso, foram feitas a impressão dos rótulos no computador pelo sistema da própria farmácia, após as formulações estarem prontas averiguei se as rotulagens encontravam-se corretas para em seguida dispensar o medicamento para a prateleira onde ficam armazenados até o paciente vir retirar. Foi realizado, sob supervisão da farmacêutica responsável, os cálculos para formulações, identificando a cápsula adequada (00, 0, 1 e 2) para manipulação.

3.3 DIFICULDADES ENCONTRADAS

A maior dificuldade encontrada, foi o tempo para realizar todas as formulações, principalmente no período matutino, pois conta-se com apenas dois integrantes na equipe do laboratório, sobrecarregando os dois colaboradores e impedindo-os de executar demais tarefas, deixando algumas delas para o período vespertino ou dia seguinte.

3.4 PROPOSTA DE MELHORIAS

Como sugestão para melhorar a qualidade de trabalho, o ideal seria ter pelo menos, mais um integrante na equipe. Sendo esse integrante um auxiliar de laboratório, com intuito de produzir as fórmulas com mais demanda e tê-las a pronta entrega, poupando assim o cliente de esperar por horas ou dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com