TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL ESTÁGIO EM ALIMENTOS

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.085 Palavras (21 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 21

        

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO EM ALIMENTOS

GISELE PEREIRA COSTA

[pic 4]


RELATÓRIO FINAL

ESTAGIO EM ALIMENTOS

ALUNA: GISELE PEREIRA COSTA

Supervisor: Rherysonn Pantoja

Preceptora de Estágio: Joyce de Freitas Menezes

Coordenadora do Curso de Farmácia: Roberta Mainardi

Instituição ou Local do Estágio: Uninorte

Período do Estágio: 29/10/2018 a 05/12/2018

[pic 5]


        


LISTA DE ANEXOS

 


  1. INTRODUÇÃO

  A análise de alimentos é uma área muito importante no ensino das ciências que estudam alimentos, pois ela atua em vários segmentos do controle de qualidade, do processamento e do armazenamento dos alimentos processados. Muitas vezes, o termo análise de alimentos é substituído por outros temos como “química de alimentos” e bromatologia, que se consagraram na literatura. 

Existem dois tipos básicos de métodos em análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, isto é, utilizam apenas a vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria e volumetria. Os métodos instrumentais, como o próprio nome diz, são realizados em equipamentos eletrônicos mais sofisticados. São utilizados, sempre que possível os métodos instrumentais no lugar dos convencionas (Vicenzi, 2008).

A carreira de farmacêutico em análises de alimento é cada vez mais disputada pelo mercado de trabalho. Com o aumento da complexidade das legislações do setor, a maior procura por produtos nutracêuticos, a crescente preocupação com a qualidade dos alimentos industrializados e a necessidade de aumento de produtividade industrial, houve uma valorização da atuação do profissional de farmácia na área de alimentos (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, 2016).

2. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

O objetivo geral da analise de alimento é monitorar medidas corretivas em pontos críticos de controle ou ainda, verificar se os alimentos estão dentro de seus padrões de identidade e qualidade (SILVA JUNIOR, 2005; FRANCO & LANDGRAF, 1996).

  1.  Objetivos Específicos

- Descutir as RDCs no âmbito da prática laboratorial;

- Realizar análises sensoriais, centesimais, físico-quimica e microbiológicas de alimentos;

- Acompanhar visitas Técnicas;

- Aplicar check list;

-Elaborar MBPF e POPs.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTAGIO

No período compreendido entre 29 de Outubro a 05 de dezembro de 2018, o estágio  foi realizado nos laboratórios multidisciplinares e nos de preparação de alimentos do Centro Universitário do Norte (Uninorte) na unidade 1. A escola de saúde esta localizada na Avenida Joaquim Nabuco,876- Centro, Manaus-Am, 69010-060. Tendo como supervisor de estágio o Prof Rheryssonn Pantoja e como precipitora a Prof Joyce Menezes.      

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
  1. Metodologia Ativa

4.1.1 RDC 530 de 25 de fevereiro de 2018, Concelho federal de Farmácia.

K

O que eu sei?

W

O que eu quero saber?

L

O que a literatura diz?

Que o farmacêutico pode atuar analisando a quantidade de substancias presentes no alimento, como os conservantes. Participando também da fiscalização e produção dos alimentos dentro da indústria alimentícia.

Quais as limitações dos farmacêuticos dentro da área alimentícia?

O farmacêutico que atua na área de alimentos deve elaborar os BPFs, POPs e todos os documentos necessários para a produção de alimentos. Tendo que se responsabilizar pela aprovação ou rejeição de matérias-primas, insumos, embalagens, produtos semielaborados, procedimentos, técnicas,     equipamentos e utensílios. Supervisionar o procedimento de fabricação, promover treinamento sistemático

  • Âmbito de aplicação

Esta resolução expõe acerca das atribuições do farmacêutico dentro da indústria de alimentos, de uma forma geral.

  • Resumo da resolução n° 530/10

  A RDC 530 de 25 de fevereiro de 2010 dispõe sobre as atribuições e responsabilidade técnica do farmacêutico nas indústrias de alimentos.  

  No exercício da profissão farmacêutica, é de competência, ainda que não exclusivas, o controle, pesquisa, desenvolvimento, assuntos regulatórios, marketing, auditoria de qualidade, produção e análises de alimentos.   Para um controle de exercício profissional, algumas definições são adotadas, como a elaboração de BPFs de alimentos e POPs com referência a operação de equipamentos, instalações, move e utensílios, equipamentos, precaução quanto à qualidade da água, saúde e higiene dos manipuladores, manejo dos resíduos, manutenção preventiva e calibração de equipamentos, recolhimento de produto, embalagem, ingrediente, e controle integrado de vetores e pragas urbanas.  

  Deve ser constatado pelo farmacêutico se os alimentos estão aptos para consumo humano, adotando medidas que evitem o risco de contaminação e monitorando processos de embalagens, averiguando a sincronia entre controle de qualidade e equipamentos em conformidade para garantir a qualidade d o produto.  

Ainda é competência de o farmacêutico aprovar e monitorar os fornecedores,

Prestadores de serviços e os fabricantes contratados, bem como armazenamento e arquivar documentos e arquivos obtidos.

O farmacêutico deverá ter conhecimento prévio e atualizado das normas sanitárias que regem o funcionamento da indústria de produtos alimentícios para uma melhor gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com