TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Manipulação

Por:   •  17/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  1.629 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

GABRIELA MEZAROBBA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio Supervisionado I, realizado na farmácia de manipulação Farmagnus Geremias, sendo 90 horas de atividades teórico-práticas, apresentado ao Curso de Farmácia, Área das Ciências Biológicas e da Saúde, como obtenção de nota para o componente curricular Estágio Supervisionado I.

Orientador: Prof. Mônica Frighetto



Videira

2015

INTRODUÇÃO – DESCRIÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO


        Este relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado I da 7ª fase do curso de Farmácia, realizado na farmácia de manipulação Farmagnus Geremias, localizada em Videira - SC, no Paço Municipal, concluindo 90h de estágio. A missão dessa farmácia é desenvolver produtos e serviços diferenciados que promovam a saúde e o bem estar do cliente, com manipulação de fórmulas alopáticas, fitoterápicas, florais e dispensação de medicamentos, cosméticos, correlatos e serviços farmacêuticos. Visa ser referência em farmácia de manipulação, buscando o crescimento sustentável, a credibilidade e a consolidação de boas práticas, gerando satisfação e orgulho dos clientes e colaboradores.

A divisão da farmácia é feita por setores:

- Sala de paramentação;

- Sala de sanitização das mãos;

- Sala de rotulagem dos medicamentos e produtos/Controle de qualidade;

- Sala de manipulação de medicamentos homeopáticos;

- Laboratório de semissólidos e líquidos;

- Laboratório de sólidos – Cápsulas;

- Laboratório de sólidos – Saches;

- Laboratório de manipulação de sólidos controlados;

- Laboratório dedicado à manipulação de hormônios;

- Área para lavagem de utensílios e embalagens da manipulação de produtos semissólidos e líquidos;

- Área para lavagem de utensílios e embalagens da manipulação de produtos sólidos;

- Área de quarentena;

- Almoxarifado;

- Área de venda, dispensação e atendimento ao público.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


        As farmácias magistrais seguem normas e legislações sanitárias onde buscam garantir qualidade, segurança e eficácia. Isto é obtido graças a um sistema de garantia da qualidade, que inclui controle de matérias-primas e embalagem, monitoramento do processo de manipulação das formulações, qualificação de fornecedores, treinamento de funcionários, entre outros requisitos no atendimento à população. E, como em qualquer estabelecimento de saúde, a limpeza e o bom estado de conservação da estrutura física estão previstas pelas Boas Praticas de Manipulação determinadas pela Anvisa.

Foram realizadas durante o período programado do estagio algumas atividades no ramo da farmácia de manipulação. Dentre essas atividades, estão:

Laboratório de sólidos – procurava todos os componentes que seriam utilizados nas fórmulas, fazendo a conferência do lote e a conferência da pesagem destes e dos excipientes. Verificava o tamanho e a cor da cápsula que seria utilizada, preparava todo o equipamento (tabuleiro, espátula, graal, pistilo;), fazia homogeneização e tamisação dos pós, observava o encapsulamento, depois conferia se a quantidade de cápsulas estava correta, embalava e enviada para o controle de qualidade.

Laboratório de semissólidos e líquidos – procurava e organizava os componentes que seriam usados na fórmula, fazia a conferência dos seus lotes e a conferências das pesagens, quando tinha algum componente sólido em forma de cristal ou pó, fazia a trituração e solubilização do mesmo, em seguida observava a manipulação, embalava todos os produtos prontos e enviava para o controle de qualidade. Ajudava também na fabricação de cremes, géis e bases galênicas que podiam ser deixadas prontas e xaropes.
*Quando eram fórmulas mais simples, eu mesma podia fazer todo o processo (mas sempre sendo monitorada), principalmente em formulações de cremes hidratantes, loção para o corpo, shampoo, esmaltes, produtos pra higiene bucal, sabonetes etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com