TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio Curricular

Por:   •  9/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 7

 

 

 

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO

 

 

 

CURSO DE FARMÁCIA

Profª Vanessa de Almeida Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Final de Estágio Curricular

 

 

 

Elaborado por:

 

Thainá de Jesus Oliveira Silva  

2018183447

 

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro

2023

 

 

Thainá de Jesus Oliveira Silva  

2018183447

 

 

 

 

 

 

 

Relatório Final de Estágio Curricular

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de Estágio Curricular do curso de Farmácia da Universidade Castelo Branco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12/2023

 

INTRODUÇÃO

[pic 1]

 

O estágio supervisionado em análises clínicas, genética e toxicológicas e alimento II foi realizado na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, localizada na Av. Ribeiro Dantas, 571 – Bangu, no período compreendido entre os dias 18 de agosto de 2023 à 28 de setembro de 2023, sendo cumpridas 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais sob a supervisão da farmacêutica Karynne Palmeira inscrita no CRF-RJ sob o nº 17187.

A Policlínica abrange os bairros de Bangu, Padre Miguel e Realengo. Além disso, possui diversos setores, tais como, consultas médicas, saúde bucal, dispensação de medicamentos, aplicação de medicamentos, fisioterapia, nutrição, ginecologia, ultrassonografia, raio X e curativos. O setor de análises clínicas conta com farmacêuticos, biomédicos, técnicos e estagiários, quando houver.

Este relatório apresentará as atividades realizadas no Estágio Supervisionado, conforme descrito no plano básico de atividades, a saber: coleta e recepção de pacientes, triagem de amostras biológicas, urinálise, parasitologia, hematologia, bioquímica, imunologia, coagulação e baciloscopia.

Este estágio teve como principal objetivo aprender e obter conhecimentos com profissionais que já atuam na área de práticas laboratoriais que são usadas no dia a dia para que eu venha a ser um profissional capacitado.  

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

Durante o estágio, foram realizados diversos exames onde aprendi a realizá-los e examiná-los sendo instruída pelos profissionais da área. Porém, neste relatorio, eu irei descrever sobre o setor de Baciloscopia.

  • Baciloscopia: Neste setor, realiza-se a análise de escarro, semeadura em meios de cultura e o teste rápido molecular (TRM-TB), sendo procedimentos laboratoriais voltados para o diagnóstico de tuberculose.

Devido ao alto risco biológico do setor de baciloscopia, por ter que lidar com amostras de possíveis portadores de tuberculose, foi nos exigido a intensificação de boas práticas laboratoriais e de biossegurança, além da existência obrigatória de dispositivo de segurança e uso de cabine de segurança biológica e uso de EPI's. No início foi apenas observações na sala de recepção de amostras de escarros para serem submetidos a baciloscopia, cultura ou ao teste rápido molecular para tuberculose, o TRM-TB.

[pic 2]

Materiais e equipamentos: Estufa de secagem, provetas de vidro graduada,  ar condicionado, papeleira para toalha descartável, lixeira com pedal, geladeira com termômetro de máxima e mínima, termômetro  de mercúrio, vidrarias diversas (cálices, béckers, provetas, pipetas, bastões de vidro), funil em vidro e polipropileno, exaustor, bico de Bunsen, câmara de fluxo laminar.

Além da recepção das amostras de escarro, foi ensinado o seu preparo para execução do teste rápido molecular, que trata-se de um teste automatizado, simples, rápido e de fácil execução em uso no laboratório.  O teste detecta simultaneamente o Mycobacterium tuberculosis a resistência à rifampicina em aproximadamente 2 horas.

OS equipamentos utilizados nesta metodologia são: GeneXpert, computafoe e leitor de código de barras. E na preparacao de amostras, utilizam-se: tubos falcon, reagentes, amostra do paciente, pipeta pauster e cronometro.

Como o exame é realizado: Em um tubo falcon devidamente identificado com a numeração correspondente a amostra do paciente, transfere-se 3ml da amostra e adiciona-se 6ml do reagente, ou seja, a  ada uma parte da amostra é adicionada duas partes do reagente. Procede-se uma homogeneização e aguarda-se 10 minutos para transferir com o auxílio da pipeta Pasteur para o cartucho também identificado, que será introduzido no equipamentoe assim procede-se com todas as amostras. Após o término da execução no equipamento faz-se todas as anotações necessárias dos respectivos resultados nos livros de estatísticas do laboratório e no GAL.[pic 3]

 

 

Preparacao do esfregaço, coloração e microscopia: Utilizando amostras de escarros de pacientes com suspeita de tuberculose ou em tratamento agora submetidos a metodologia de pesquisa de BAAR e após a observação do técnico que trabalha na confecção de esfregaços, passei a preparar os esfregaços assim como fazer a técnica de coloração sob orientação e supervisão, e por último, a observação ao microscópio.

Materiais utilizados: bico de bunsen, amostra do paciente, lâminas, palitos, fucsina fenicada, álcool ácido a 3%, azul de metileno, óleo de imersão, álcool a 70% e microscópio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (326.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com