TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Curricular em Farmácia Comunitária

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

CURSO DE FARMÁCIA

Relatório de Estágio Curricular em Farmácia Comunitária

Murilo Santos de Souza

Manaus/Am

2019

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS

CURSO DE FARMÁCIA

Relatório de Estágio Curricular em Farmácia Comunitária

Dados do Estagiário

Nome: Murilo Santos de Souza

Matricula: 201601316161

Curso: Farmácia / 8° período

Dados do Local de Estágio

Empresa: FarmaBem

Preceptor: André Aquino Aguiar

Supervisor: Kácio Souza

Período de Estágio

Início: 02/09/2019

Término: 26/11/2019

Total de horas neste campo de estagio: 286 horas

                

[pic 1][pic 2][pic 3]

   Supervisão de Estágio                        Preceptor(a)                        Estagiário(a)        

Manaus/Am

2019

  1. INTRODUÇÃO

O estágio em farmácia comercial é uma etapa importante na formação do farmacêutico, pois relaciona o conteúdo teórico com a prática profissional. Consiste na preparação do aluno para o mercado de trabalho, além de permitir que o futuro profissional adquira visão crítica relacionada a profissão, a ética e as relações humanas. A farmácia é vista como um centro de saúde que além da dispensação de medicamentos, conta com a atenção farmacêutica, onde o farmacêutico orienta, educa e instrui o paciente sobre a sua terapia farmacológica.

Esse estágio realizou-se na farmácia FarmaBem, localizada na Av. Torquato Tapajós, Flores, Manaus, Amazonas, e ocorreu com a supervisão do farmacêutico André Aquino Aguiar. A FarmaBem está presente em mais de 60 lojas nos principais pontos da cidade de Manaus e Porto Velho, dispondo de medicamentos dos principais laboratórios farmacêuticos, além de produtos de higiene, beleza e alimentos funcionais, que são organizados de forma dinâmica em setores específicos. Durante o estágio pude notar a diversidade por parte dos usuários, que se diferenciam tanto pela idade, sexo, escolaridade, quanto por aqueles que possuem conhecimento clínico sobre sua farmacoterapia e aqueles que não tem conhecimento e necessitam de uma atenção maior.

O ambiente de trabalho é comum a toda equipe, que é formada por uma farmacêutica Responsável Técnico (RT), um farmacêutico auxiliar, um farmacêutico plantonista, cinco consultores de vendas e cinco operadoras de caixa que trabalham em horários alternados, um auxiliar de loja, um garagista, um gerente e um subgerente que exercem funções administrativas, delegando funções e responsabilidades para garantir um bom empenho de todos.

Na FarmaBem o principal serviço oferecido é a dispensação de medicamentos, mas conta também com serviços de aferição de pressão e glicemia capilar, exame de bioimpedância, aplicação de injetáveis, a atenção farmacêutica durante a prestação destes serviços e durante o aviamento da receita, e com a venda de dermocosméticos, cosméticos e correlatos.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o período de estágio, todas as atividades do farmacêutico e dos funcionários foram acompanhadas, mas algumas delas não foram desenvolvidas por serem de exclusividade do farmacêutico. Dentre as atividades que foram possíveis realizar estão o atendimento ao público e a dispensação de medicamentos, atenção farmacêutica, SNGPC, armazenamento de mercadorias, recebimento de mercadorias, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além do controle da temperatura e umidade e o acompanhamento durante o serviço de controle de pragas, e todas elas foram importantes para meu aprimoramento profissional, pois além de mostrar a atuação do farmacêutico, permite ver na prática situações em que se aplica legislações impostas pela ANVISA em relação aos medicamentos.

2.1 ORGANIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS

A FarmaBem possui um ótimo espaço de armazenamento de medicamentos, onde ficam ao alcance do público os medicamentos isentos de prescrição (MIP'S), e atrás do balcão, fora do alcance dos usuários, os demais medicamentos, todos organizados por ordem alfabética e separados por nomes de referência, similar e genérico. Os medicamentos de controle especial ficam separados em uma sala trancada, onde a chave fica sob a guarda do farmacêutico, conforme portaria 344/98 e os antimicrobianos conforme a RDC 20/2011, onde também ficam separados dos demais medicamentos, e possui também uma geladeira para o armazenamento de medicamentos que necessitam de temperatura controlada.

Os medicamentos éticos, similares e genéricos são guardados em prateleiras diferentes, mas todos obedecendo ordem alfabética.

                

  1. ATENDIMENTO E DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTO

A dispensação de medicamentos é o ato de proporcionar medicamentos a um paciente, que normalmente apresenta uma receita elaborada por um profissional autorizado. E durante o atendimento são levados em conta vários fatores, e um dos mais importantes para a profissão farmacêutica, é o contato com o paciente, onde ele precisa garantir que compreendeu e se fez compreendido durante o diálogo com esse usuário, para garantir maior eficácia na adesão da farmacoterapia, bem como a utilização segura e racional dos medicamentos.

Durante o estágio pude realizar atendimentos, onde notei que a postura e entonação de voz, faziam diferença na hora de prestar atenção farmacêutica, pois a informação passada com segurança e clareza fazem diferença no entendimento do usuário, garantindo a adesão correta ao tratamento.

Quanto ao aviamento das receitas, o farmacêutico observa sempre a legibilidade, concentração, dosagem e duração do tratamento, entre outros cuidados que o farmacêutico deve ter.

  1. DISPENSAÇÃO COM RETENÇÃO DE RECEITA

Medicamentos de controle especial são sujeitos a retenção da receita, o farmacêutico é responsável por analisar as prescrições, podendo apenas aviar ou dispensar quando todos os itens da receita e notificação estiverem devidamente preenchidos. A portaria 344/98 é a principal legislação nacional sobre medicamentos de controle especial, nela as substâncias estão distribuídas em listas que determinam a forma que devem ser prescritas e dispensadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (306.3 Kb)   docx (201.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com