TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  14/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 8

 FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE FARMÁCIA

OSVALDINA DE OLIVEIRA FEREIRA

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

 MACAPÁ

2023

OSVALDINA DE OLIVEIRA FEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à coordenação do curso de farmácia da Faculdade ANHAGUERA, orientado pelo Prof. Augusto Oliveira, como requisito avaliativo à obtenção de nota.

MACAPÁ

2023

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................................................……………..4

2. REFERENCIAL TEÓRICO .........................................................................…………………5

2.1 GESTÃO FARMACÊUTICA ..........................................................…………………………5

2.2 AUDITORIA EM SAÚDE E GARANTIA DE QUALIDADE ...........………………………….6

2.3 GESTÃO DE FARMÁCIAS E DROGARIAS .................................…………………………7

2.4 GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA ...................................................…………………………8

2.5 GESTÃO E CONTROLE LABORATÓRIO CLÍNICO. ...................…………………………9

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO .....................................…………………..10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................…………………...11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ...........................................................…………………...16 ANEXOS

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório relata as experiências vivenciada ao Estágio Supervisionado de Atuação Profissional, realizado em diversos campos de atuação farmaceutica que foram orientados pelo Prof. Augusto Oliveira, totalizando 80 horas em campo de estágio. O estagio supervisionado é um processo de ensino e aprendizagem que oferecem ao estudante situações praticas vivenciadas em ambientes reais de atuaçã o profissional.Para o curso de farmácia o estagio supervisionado é uma atividade acadêmica de caráter obrigatório e esta inserida na carga horaria total do plano curricular e a sua execução é uma condição indispensável para a obtenção do grau de farmacêutico (VIEIRA, MULERO. LORANDI, et.al. 2013).

2. REFERENCIAL TEORICO

O relatório baseia-se através de leitura de documentos, leis, textos diversos, livros e anotações acadêmicas. O estágio é essencial para aprender sobre como o farmacêutico atua profissionalmente na farmácia, drogaria ou em outras áreas. Além disso, há também os diversos processos administrativos que o farmacêutico deve se encarregar para que funcione corretamente o estabelecimento. A vivência do estágio é muito importante, pois além de consolidar as disciplinas vistas na graduação, também pode se conectar com a realidade profissional do farmacêutico e pode auxiliar na decisão de quais áreas seguir, visto que possui uma ampla gama de áreas de atuação.

O estágio permite que os acadêmicos entrem em contato com suas futuras carreiras pela primeira vez em suas respectivas áreas profissionais, a fim de melhor compreender os conhecimentos aprendidos durante o processo de formação. Os estágios são indispensáveis para compreender a vivência e a realidade do campo de atuação pretendido, que reflete o seu estilo de vida, métodos de produção, lógica organizacional e econômica, limitações, potencialidades, sonhos e angústias durante o percurso acadêmico e profissional.

A gestão farmacêutica tem como objetivo principal a administração do estabelecimento farmacêutico com foco na geração de resultados positivos e na excelência da qualidade do atendimento ofertado ao paciente, no caso de o negócio ser um estabelecimento de saúde. O farmacêutico orienta para a atenção com foco nos resultados, execução de rotinas, comunicação assertiva com o paciente e o prescritor, além de organizar o tempo, processar informações e tomar decisões. O relatório baseia-se através de leitura de documentos, leis, textos diversos, livros e anotações acadêmicas.

2.1 GESTÃO FARMACÊUTICA

Atualmente, de acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Sendo assim, estão previstas 135 especialidades, o que confere ao curso inúmeras oportunidades de atuação no mercado.(SILVA etal.,2017).

Podemos dividir a atuação do farmacêutico em três grandes áreas: Medicamentos, Análises Clínicas e Análises de Alimentos. Contudo, existem outras áreas como a hemoterapia, saúde pública, vigilância sanitária, banco de sangue e de sêmen, assistência domiciliar em equipes multidisciplinares, entre outras(TAVARES et.al., 2016)

[pic 1]

Figura 1: Diversas áreas da atuação farmacêutica Fonte:https://hs.uniamerica.br/blog/conheca-os-diversos-campos-de-atuacao-do-farmaceutico

2.2 AUDITORIA EM SAÚDE E GARANTIA DE QUALIDADE

No Brasil, a história da auditoria na saúde inicia-se com a origem da previdência em 1923, por meio da Lei Eloy Chaves; Criação da Caixa de Aposentadorias dos Ferroviários, de proteção social, oferecendo pensão, aposentadoria, assistência médica e auxílio farmacêutico. Auditoria é o processo sistemá tico, documentado e independente de se avaliar objetivamente uma situação ou condição para determinar a extensão na qual critérios são atendidos, obter evidências quanto a esse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a um destinatário predeterminado (TCU, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (431.6 Kb)   docx (354.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com