TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  14/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 12

GRUPO SER EDUCACIONAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Márcia Matias de Freitas

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III

SÃO BENTO

2023

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Farmacêutica Responsável/Preceptora.....................................................06

Figura 2 – Leitura de Recitas.....................................................................................10

Figura 3 – Aferição da Pressão Arterial.................................................................... 10

Figura 4 – Trabalhando com o Sistema SNGPC....................................................... 11

Figura 5 – Organização..............................................................................................12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        5

3 OBJETIVOS E PLANO DE ATIVIDADES        6

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

6 REFERÊNCIAS        13

7 ANEXOS - DOCUMENTOS        14

   

1 INTRODUÇÃO

Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno (a) mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa é de suma importância para lhe proporcionar uma oportunidade de descobrir se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica.

Nessa conjuntura, a estagiaria desenvolveu uma analise feita através da percepção das atribuições do farmacêutico na farmácia comercial a partir da orientação do uso racional de medicamentos, dispensação de medicamentos, prescrição dos MIPs, inspeção visual do medicamento (identificação, prazo de validade, e a integralidade da embalagem), realização de testes rápidos e aferição da pressão arterial, aplicação de medicamentos injetáveis, escrituração de medicamentos no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), entre outros.

Entre o período de 11/09/2023 á 28/09/2023, foi desenvolvido o Estágio Supervisionado em farmácia comercial, com carga horária total de 80 horas, contando com trinta horas semanais realizado de segunda á sexta das 07:00 ás 13:00 horas, na rede de farmácias Nossa Farma Comércio Varejista de Medicamentos LTDA, tendo como preceptora Adlla Maria da Silva Lima. Ao decorrer do período de aprendizagem, houve a atuação da estagiaria no setor.

Depreende-se, portanto que o presente relatório tem finalidade de descrever as experiências obtidas e desenvolvidas no setor profissional da farmácia, e altercar as diversas atribuições farmacêuticas que podem ser executadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Em meados do século X, surgiram na Espanha e na França as “boticas” ou “apotecas”, mais tarde nomeadas “farmácias”, nesse primeiro momento, não havia distinção entre médico e farmacêutico. As boticas marcaram o avanço nos estudos dos remédios, nas pesquisas sistemáticas dos princípios ativos das plantas e no estudo dos minerais capazes de curar doenças. Nas boticas, o boticário (farmacêutico) manipulava e produzia os medicamentos, a partir das farmacopeias e as prescrições médicas. Mais tarde no século XVII, a profissão farmacêutica foi separada da profissão médica, ficando proibida a mesma pessoa diagnosticar a doença, produzir e vender o medicamento.

2 CONTEXTUALIZAÇÃO da instituição

        A partir da necessidade de inovação no mercado farmacêutico, os empresários Tiago Antunes de Oliveira Silva e Ives Pacelli Negreiros Guimarães fundaram a Nossafarma no dia 02/04/2018, na cidade de São Bento-PB na Rua Genário Saturnino Gomes, bairro Cícero Dias II, sendo a sexta unidade a ser inaugurada pelos sócios.

        A referida farmácia se situa como uma empresa de comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem a manipulação de fórmulas, com supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Nossafarma conta com um amplo espaço e uma enorme variedade em medicamentos, perfumaria, suplementos e dermocosméticos, dispondo aos clientes e população em geral de serviços de aplicação de injetáveis, aferição da P.A., teste de glicemia e perfuração auricular. Sua missão é trabalhar pela promoção, proteção e recuperação da saúde e vida da população são-bentense, com atendimento humanizado.

A Nossafarma funciona todos os dias da semana, inclusive feriados, o atendimento é das 6h30 às 22h de segunda a sexta, das 6h30 às 21h nos sábados e nos domingos e feriados das 8h às 20h e pelo regime de plantão a empresa atende por delivery.

        Por um período de quatorze dias á contar de 11 de setembro á 28 de setembro, foi realizado o Estágio Supervisionado em Farmácia Comercial, 5º semestre do curso de Farmácia do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU, campus São Bento, com carga horária total de 80 horas, desenvolvido de segunda á sexta das 7h ás 14h. Tendo como farmacêutica responsável/preceptora Adlla Maria da Silva Lima – CRF PB 07718, que ao longo dos dias se empenhou em orientar e instruir sobre as práticas farmacêuticas na área comercial.

        O espaço exterior e interior obedece às Boas Práticas de Farmácia (BPF), de acordo com o Decreto-Lei (DL) nº 307/2007 de 31 de agosto, que estabelece o regime jurídico das farmácias de oficinas.

        De acordo com o disposto no DL n.º 171/2012, de 1 de agosto, e de modo a garantir que os utentes dispõem da comodidade e privacidade inerentes a um atendimento de qualidade e que os medicamentos são armazenados e preparados de forma adequada, as farmácias devem dispor, no mínimo, de cinco divisões, sendo elas a sala de atendimento ao público, o gabinete de atendimento personalizado, armazém, laboratório e instalações sanitárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (957.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com