TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio de Farmácia Hospitalar

Por:   •  2/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

ANDRESSA KETULY GOMES DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR 8

ESCADA – PE

2022

ANDRESSA KETULY GOMES DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR 8

Trabalho apresentado ao colegiado do curso de Bacharelado em Farmácia da Faculdade da Escada – FAESC, como requisito para conclusão da disciplina de Práticas de Integração a Comunidade 8.

Prof.ª Orientadora: Glória Cabral

ESCADA – PE

 2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................04
  2. OBJETIVOS....................................................................................................05
  1. Objetivo geral.............................................................................................05
  2. Objetivos específicos.................................................................................05
  1. ATIVIDADESDESENVOLVIDAS....................................................................06
  1. Central de abastecimento farmacêutico (CAF)..........................................06
  2. Farmácia clínica .......................................................................................07
  3. Dispensação de medicamentos.................................................................07
  4. Farmácia hospitalar interna........................................................................08
  1. RESULTADOS................................................................................................09
  2. CONSIDERAÇÕES.........................................................................................10
  3. SUGESTÕES..................................................................................................11

REFERENCIAS....................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em Farmácia hospitalar ocorreu no Hospital Senador Antônio Farias, que fica localizado na cidade de Cortês, no estado de Pernambuco, é um hospital de caráter filantrópico onde a unidade atende pacientes de emergência e urgência de Cortês e região, contendo diferentes especialidades médicas para o atendimento da população.

O estágio de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), pela resolução nº 300, de 30 de janeiro de 1997, regulamenta o exercício profissional em farmácia de unidade hospitalar, de natureza pública ou privada. Segundo essa resolução, a farmácia hospitalar é um órgão de dimensão assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se pratica tarefas ligadas ao armazenamento, controle, produção, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares (CAVALLINI, 2002).

        Com base nisso, foi de extrema importância o presente estágio em farmácia hospitalar, pois não foi apenas uma atividade obrigatória, mas sim um aprendizado e conhecimento do que irei cumprir no trabalho que um dia irei exercer no futuro, pois tive oportunidade de adquirir experiências com farmacêuticos qualificados, tendo em vista a postura ética e profissional.

Conclui-se que se pretende desenvolver habilidades em prol do trabalho profissional futuro. A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral

Destacar as práticas vivenciadas e conhecimento adquirido durante o estágio hospitalar no atendimento das solicitações de abastecimento, dispensação e organização de medicamentos.

  1. Objetivos específicos

  • Entender a importância de uma boa organização na CAF;
  • Abordar a importância da relação de proximidade e confiança entre o farmacêutico e o paciente, garantindo a ele a dispensação de medicamentos adequada; 
  • Descrever a importância do farmacêutico no desenvolvimento das atividades da farmácia interna.
  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
  1. Central de abastecimento farmacêutico (CAF)

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica destinada ao armazenamento de medicamentos e correlatos. Esta denominação é utilizada, especificamente, para armazenagem de produtos para a saúde, com a finalidade de diferenciá-la de almoxarifados, depósitos, armazéns e outros espaços físicos destinados à estocagem de outros tipos de produto (BRASIL, 2006).

Foram realizados os pedidos do mês junto com o responsável da CAF, solicitando todos os medicamentos essenciais, materiais pensos, testes rápidos e também os medicamentos especiais de alto custo, em seguida foi realizado a planilha no sistema computadorizado com todos os pedidos onde foi colocado todas as mercadorias que chegou e também os que já estavam em armazenamento, após  foram armazenados e organizados todos esses pedidos em seu devido lugar,  com cuidado principalmente aos medicamentos controlados que são organizados separadamente em um armário fechado, em seguida foi feito as separações dos materiais e medicamentos das unidades básicas de saúde, e da farmácia hospitalar.

Durante o tempo de estocagem houve o cuidado para que não tivesse desperdícios e perdas de medicamentos e cuidado com os lotes e validades desses medicamentos, com a responsabilidade em sempre manter o local organizado e garantir a segurança nas atividades de rotina e manter a temperatura uniforme e ter o controle do que sai e fica na CAF assim é garantido a integridade dos produtos.

Figura 1 - Parte Interna da CAF.

[pic 2][pic 3]

  1. Farmácia Clínica

A implementação de serviço de farmácia clínica oferece ao paciente e proporciona ao farmacêutico a possibilidade de melhorar a segurança com medicamentos no cuidado efetivo ao paciente, minimizando o uso irracional de medicamentos (SOLER, et. Al., 2010; HONG, et. Al., 2009). Neste serviço as atividades executadas pelo farmacêutico também estão direcionadas à equipe multidisciplinar de saúde, com a finalidade de garantir a efetividade e a segurança no uso de medicamentos (STORPIRTIS, et. Al., 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (361.8 Kb)   docx (448.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com